Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Curso Técnico: o que é, tipos, duração e profissões

alunos em curso técnico

Atualizado em 15/05/2024

O curso técnico é um curso de nível médio. Ele combina conhecimentos teóricos e práticos, geralmente relacionados a uma profissão específica.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

No Brasil, o ensino é organizado nos seguintes níveis:

  • Ensino Fundamental: do primeiro ao nono ano de estudo, normalmente dos seis aos quatorze anos de idade, se o aluno não repetir nenhum ano.
  • Ensino Médio: da primeira à terceira série, normalmente entre os quinze e os dezessete anos, se o aluno não repetir nenhuma série
  • Ensino Superior: é quando o aluno entra em alguma faculdade, universidade ou instituição de ensino superior

Quem quiser fazer um curso técnico precisa terminar primeiro o ensino fundamental, ou seja, é necessário ter estudado pelo menos até o nono ano do ensino fundamental para poder fazer a matrícula nesse tipo de curso.

Tipos de curso técnico

O curso técnico pode ser feito junto com as três séries do ensino médio, depois do ensino médio, ou em paralelo. Com relação à integração com o ensino médio, os tipos de curso técnico são:

Curso técnico integrado

É um curso que combina o ensino médio com o ensino técnico-profissionalizante em um só. Ou seja, além das matérias das três séries do ensino médio, o aluno também aprende uma profissão, com conhecimentos práticos relacionados a ela.

O curso técnico dura três anos e, ao se formar nesse tipo de curso, o aluno recebe dois certificados: o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico. A duração do curso técnico integrado é de três anos e a escolha da formação técnica precisa ser feita logo no processo seletivo.

Curso técnico concomitante

Esse tipo de curso técnico, como o nome indica, é aquele em que o aluno faz o ensino médio em uma escola e o ensino técnico em outra, estudando nas duas em paralelo.

Para poder fazer um curso técnico concomitante, é preciso estar matriculado na primeira série do ensino médio. Ou seja, o aluno faz duas matrículas em duas escolas diferentes.

Ao se formar nos dois cursos, recebe os dois diplomas diferentes, um de cada escola: certificado de conclusão do ensino médio e diploma técnico.

A duração desse tipo de curso vai depender do tempo em que o aluno leva para concluir as duas modalidades. O ensino médio normal dura três anos, já o curso técnico que é feito em paralelo costuma estar dividido em módulos, ou semestres, e normalmente dura entre um ano e meio e dois anos.

Com isso, é possível terminar os dois cursos no período de três anos. Vale lembrar que, para fazer o curso técnico concomitante, o aluno tem que ter disponibilidade de horário para estudar nos dois lugares ao mesmo tempo.

Curso técnico subsequente

Nessa modalidade, o aluno precisa ter concluído todo o ensino médio. É um curso técnico que se faz depois de ter o certificado do ensino médio, com o objetivo de aprender uma profissão específica.

Os cursos técnicos subsequentes têm duração de até dois anos e são organizados em módulos. Ao concluir o curso, o aluno ganha o diploma de técnico de nível médio.

Quando fazer o curso técnico

Mulher em curso de técnico em informática

Para fazer um curso técnico junto com o ensino médio (curso técnico integrado), o aluno precisa ter concluído o ensino fundamental.

Se já estiver cursando o ensino médio e quiser fazer um curso técnico em paralelo, em outra instituição (curso técnico concomitante), o aluno deve estar matriculado na primeira série do ensino médio.

Já aqueles que preferem fazer um curso técnico subsequente, é necessário conseguir primeiro o certificado de conclusão do ensino médio.

Técnico, tecnólogo ou tecnológico?

Muita gente por aí também confunde o curso técnico com cursos tecnológicos. Mas, é importante entender que existe diferença entre eles.

Com o curso técnico, a pessoa recebe o diploma de nível médio e pode entrar imediatamente no mercado de trabalho, ou continuar seus estudos, seguindo para um curso de nível superior (em uma universidade, faculdade ou outra instituição de ensino superior).

Já os cursos de tecnólogo ou tecnológicos são cursos de nível superior. Quem se forma com o diploma de tecnólogo pode seguir seus estudos fazendo uma especialização de nível superior, uma pós-graduação ou até mesmo fazer outro curso de nível superior (bacharelado ou licenciatura).

Curso técnico gratuito

Há alguns anos, o governo brasileiro vem investindo na formação de profissionais de nível técnico. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) foi um exemplo disso e ofereceu cursos gratuitos em escolas públicas federais, estaduais e municipais de educação profissional técnica de nível médio.

Em 2019, esse programa foi substituído pelo programa Novos Caminhos, que foi criado pelo Governo Federal para dar uma nova cara ao ensino técnico no Brasil. Em termos de organização, ele foi dividido em 3 eixos:

  1. Gestão e Resultados: engloba a ideia de aprimorar e fortalecer o modelo de planejamento, de gestão e de governança da educação profissional e tecnológica;
  2. Articulação e Fortalecimento: com ações que enfatizam apoiar a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional ao longo do Ensino Médio e aumentar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica;
  3. Inovação e Empreendedorismo: busca fortalecer vínculos entre educação, trabalho e desenvolvimento socioeconômico local e regional e ampliar os polos de Inovação nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incentivando a inovação e o empreendedorismo.

Profissões de nível técnico

As profissões de nível técnico estão presentes em vários setores da indústria e da economia brasileiras.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), organiza os cursos técnicos disponíveis no Brasil em 13 áreas, denominadas “eixos tecnológicos”. São elas:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Vantagens do curso técnico

A principal vantagem para quem faz um curso técnico é conseguir entrar rapidamente no mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa recente, realizada pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros, do Insper, em colaboração com outros especialistas e divulgada em dezembro de 2023, a formação técnica possibilita um aumento significativo no salários dos profissionais ao longo da vida, estimado em cerca de 32%.

Qual curso técnico fazer?


Às vezes, escolher o curso técnico pode ser uma decisão difícil diante do grande número de possibilidades, não é mesmo? Para isso, é sempre bom levar em consideração seus interesses, habilidades e as tendências de mercado.

A seguir, confira alguns cursos técnicos em alta:

  • Manutenção Automotiva
  • Logística
  • Manutenção de Aeronaves
  • Eletromecânica
  • Manutenção de Máquinas Industriais
  • Eletroeletrônica
  • Informática
  • Enfermagem
  • Energias Renováveis
  • Marketing
  • Contabilidade
  • Design Gráfico

Posso fazer curso técnico com bolsa de estudo?

Se você está pensando em fazer um curso técnico mas não pode gastar muito, saiba que existem várias bolsas de estudo para cursos técnicos e que você pode começar a estudar pagando uma mensalidade mais em conta.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.