Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Escola

Movimento estudantil: o que é, origens, objetivos e impacto social

22 de maio de 2023
Movimento Estudantil: o que é, origens e objetivos
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Talvez você já tenha ouvido falar que certas decisões referentes à educação foram aprovadas ou reprovadas pelo Movimento Estudantil. Ou ainda que essa organização foi responsável por protestar ou fazer requerimentos para autoridades a respeito dos diretos dos estudantes.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA

+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A mobilização feita pelos Movimentos Estudantis é conhecida em diferentes países. Aqui no Brasil, já foi uma participação importante na luta por melhorias em escolas e instituições de ensino e um grande aliado nas manifestações contra a ditadura.

Venha conhecer mais a respeito do que é o Movimento Estudantil, suas origens e a importância dele na sociedade.

O que é Movimento Estudantil?

O Movimento Estudantil é um conjunto de organizações, entidades e atividades que visam representar os estudantes e lutar por seus direitos e interesses. É uma forma de engajamento político e social dos estudantes em prol de suas demandas e de questões sociais mais amplas.

A origem do Movimento Estudantil data de momentos diferentes na história, em diversos contextos e períodos, como forma de resistência e mobilização.

No Brasil, como citamos antes, por exemplo, o Movimento Estudantil foi muito atuante durante a ditadura militar, lutando por liberdade de expressão, direitos civis e democracia.

Atualmente, o Movimento Estudantil se manifesta em diversas causas, como a defesa da educação pública e de qualidade, a luta contra o racismo e o machismo, a promoção da inclusão e diversidade, entre outras pautas importantes.

É uma forma de exercer a cidadania ativa e de promover mudanças na sociedade através da participação e mobilização dos estudantes.

Origens do movimento estudantil

O movimento estudantil é uma expressão da participação dos estudantes na política e nas transformações sociais. Suas origens remontam ao século XIX, quando surgiram as primeiras associações de estudantes em universidades europeias.

Nessa época, as demandas eram principalmente voltadas para a melhoria das condições de estudo e a defesa dos direitos estudantis.

No século XX, mais especificamente nas décadas de 1960 e 1970, o movimento estudantil se expandiu e se politizou. A luta por direitos civis, a contestação ao autoritarismo e a oposição à Guerra do Vietnã foram alguns dos temas que mobilizaram estudantes em diversos países.

Nesse período, surgiram organizações estudantis de esquerda, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) no Brasil.

Com o tempo, o movimento estudantil passou por transformações e novas formas de mobilização surgiram. Com a popularização da internet e das redes sociais, os estudantes passaram a se organizar de forma mais descentralizada e horizontal, sem a necessidade de uma liderança centralizada.

As pautas também se diversificaram, incluindo a luta contra a privatização da educação, a defesa dos direitos LGBTQIA+, a questão ambiental, entre outras.

Apesar das mudanças, o movimento estudantil continua a ser uma força importante na defesa dos direitos estudantis e na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Objetivos do movimento estudantil

Movimento estudantil: o que é, objetivos e impacto social

O movimento estudantil é uma forma de organização dos estudantes que visa à conquista de objetivos específicos e à defesa dos seus interesses. Dentre os principais objetivos do movimento estudantil, destacam-se:

  • Luta por melhores condições de ensino: Uma das principais bandeiras do movimento estudantil é a busca por uma educação de qualidade, que inclui a melhoria da infraestrutura das escolas e universidades, a valorização dos professores e a promoção de práticas pedagógicas inovadoras.
  • Luta por acesso à educação de qualidade: O movimento estudantil também atua na luta pelo acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua origem social, econômica ou cultural. Isso inclui a defesa de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas e universidades.
  • Defesa dos direitos estudantis: Um dos principais objetivos do movimento estudantil é a defesa dos direitos dos estudantes, como o direito à liberdade de expressão, à organização estudantil, à cultura, à diversidade e à inclusão. Essa defesa é importante para garantir a autonomia dos estudantes e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
  • Participação política e cidadania: os movimentos também busca fomentar a participação política e a cidadania entre os estudantes, promovendo ações de conscientização e mobilização em torno de temas relevantes para a sociedade. Através dessa participação, os estudantes podem contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário.

Impacto social do movimento estudantil

O movimento estudantil tem um grande impacto social, pois sua atuação vai além do âmbito acadêmico e pode influenciar questões políticas e sociais mais amplas. Dentre os principais impactos sociais desse movimento, destacam-se:

  • Contribuição para a democratização da educação: O movimento estudantil, ao lutar por acesso à educação de qualidade para todos, promove a democratização do ensino e da aprendizagem. Isso significa que todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades e condições de estudo, independentemente de sua origem social, econômica ou cultural.
  • Influência na construção de políticas públicas educacionais: O movimento estudantil tem o poder de influenciar na criação e implementação de políticas públicas educacionais, por meio de pressão e mobilização social. Dessa forma, as demandas estudantis podem ser incorporadas nos planos e programas de governo, garantindo a efetivação dos direitos educacionais.
  • Fortalecimento da participação cidadã: Ao se envolver em debates e mobilizações, os estudantes adquirem uma consciência política e social, tornando-se cidadãos ativos e críticos em relação à realidade em que vivem. O movimento estudantil, assim, fortalece a participação cidadã e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
  • Promoção da conscientização política e social: O movimento estudantil também tem o papel de promover a conscientização política e social entre os estudantes, buscando a compreensão dos problemas sociais e políticos que afetam a educação e a sociedade em geral. Por meio da mobilização e da participação, os estudantes podem contribuir para a construção de uma consciência crítica e ativa em relação às questões sociais.


Importância do movimento estudantil na atualidade

O movimento estudantil tem uma grande importância na atualidade, pois continua sendo uma das principais formas de participação e luta por direitos e melhorias na educação.

Algumas das razões pelas quais o movimento estudantil é importante nos dias de hoje são:

  • Defesa da educação pública: O movimento estudantil é um dos principais defensores da educação pública de qualidade, acessível a todos os cidadãos, independentemente de sua origem ou condição social. Essa luta é importante porque a educação é um direito fundamental e sua qualidade deve ser garantida pelo Estado.
  • Mobilização contra retrocessos: Em momentos de crise política e econômica, muitas vezes o acesso à educação é ameaçado por cortes de verbas e outras medidas governamentais. Nesses momentos, o movimento estudantil se torna fundamental para mobilizar a população em defesa da educação e impedir retrocessos.
  • Fortalecimento da participação cidadã: Ao participar de movimentos estudantis, os estudantes aprendem a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Eles adquirem conhecimento sobre seus direitos e deveres, e aprendem a lutar pelos seus interesses de forma organizada e pacífica.
  • Luta por direitos estudantis: O movimento estudantil também é importante para a luta por direitos estudantis, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, acesso a transporte público gratuito ou com desconto, entre outros.
  • Pressão por políticas educacionais eficazes: O movimento estudantil é uma forma importante de pressionar as autoridades para que sejam implementadas políticas educacionais eficazes. Os estudantes podem se unir para cobrar mais investimentos na educação, por exemplo, ou para reivindicar a melhoria da infraestrutura das escolas e universidades.

Por essas e outras razões, o movimento estudantil é uma das formas mais importantes de mobilização social na atualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.