Engenharia Florestal

Você já parou para pensar por que se fala tanto em proteger as florestas? Um dos motivos é que elas têm grande importância não só para o meio ambiente e preservação da vida, mas também para a economia e o desenvolvimento da sociedade.
Elas possuem a função de proteger o solo contra erosões, produzem oxigênio – vital para o ser humano – e ainda contribuem para o equilíbrio climático. Além disso, as florestas são fontes de bens como madeira, látex, alimentos, combustíveis e matérias-primas para indústrias de diversos tipos.
Aproveitar todos os recursos que a floresta oferece e ao mesmo tempo preservar e recuperar a área verde não é tarefa fácil e quem está capacitado para este serviço é o engenheiro florestal.
A Engenharia Florestal é o ramo da engenharia que trabalha com estudos e levantamentos relacionados aos recursos florestais. Seu objetivo é desenvolver e aplicar métodos de manejo destes recursos de forma a preservar a floresta.
Conheça o curso de Engenharia Florestal e saiba o que se aprende nesta graduação. Veja também onde estudar para se destacar na área!
Como é o curso de Engenharia Florestal?
Por se tratar de um curso de Engenharia, a graduação em Engenharia Florestal possui várias disciplinas ligadas à Física, Química e Matemática, que são estudadas já nos primeiros semestres da faculdade.
No entanto, a maior parte da carga horária é voltada às Ciências Biológicas e Agrárias, como o estudo das plantas e animais, solos, recursos hídricos (como rios e lagos), tipos de florestas, manejo dos recursos naturais, ecologia, botânica, etc.
Durante a faculdade o aluno estudará assuntos como:
- Tecnologias relacionadas à extração e utilização da madeira
- Administração de florestas plantadas
- Legislação aplicada ao meio ambiente e Código Florestal
- Métodos racionais de utilização dos recursos florestais
- Conservação dos recursos hídricos
- Ecossistemas
- Recuperação de áreas degradadas
O trabalho de um engenheiro florestal envolve encontrar um caminho seguro para a exploração de recursos naturais. Para isto, é fundamental que ele tenha contato direto com a natureza e saiba identificar os tipos de florestas e ecossistemas de cada região.
O curso de Engenharia Florestal proporciona aos alunos inúmeras saídas de campo. É quando eles têm a oportunidade de visitar florestas (naturais ou plantadas) e indústrias que exploram os recursos florestais. Além de estar em contato com a natureza e poder observar de perto os ecossistemas e a biodiversidade das florestas, estas visitas permitem ainda que o estudante acompanhe alguns processos, como a derrubada de árvores e a retirada de matérias-primas (látex, sementes, fibras e óleos).
As atividades práticas do curso não ficam restritas às saídas de campo. As aulas em laboratórios são bastante frequentes e nelas os alunos investigam as propriedades e características de plantas, realizam experimentos químicos e desenvolvem tecnologias.
O curso tem uma carga intensa de disciplinas teóricas e atividades práticas. Com duração média de cinco anos, é normalmente oferecido em período integral, ou seja, com aulas nos períodos da manhã e da tarde.
Para concluir a faculdade e receber o diploma de engenheiro florestal, é necessário realizar um estágio supervisionado na área e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que se estuda em Engenharia Florestal?
Cada universidade organiza a estrutura curricular do curso de Engenharia Florestal de uma maneira diferente. O nome das matérias pode sofrer algumas alterações de uma instituição para a outra.
De um modo geral, estas são algumas das principais disciplinas:
- Bioquímica
- Botânica
- Cálculo
- Climatologia e Meteorologia
- Custos Florestais
- Estatística
- Física
- Geoprocessamento
- Industrialização Florestal
- Manejo da Biodiversidade
- Melhoramento Florestal
- Morfologia e Fisiologia Vegetal
- Química Geral e Analítica
- Recuperação de Áreas Degradadas
- Recursos Energéticos Florestais
- Solos Florestais
- Topografia
- Zoologia
Onde um engenheiro florestal pode trabalhar?
Os produtos extraídos das florestas servem de matéria-prima para diversas indústrias. O crescimento da exploração de recursos naturais e a preocupação com a preservação do meio ambiente formam um cenário atrativo para engenheiros florestais.
Este profissional encontra um mercado de trabalho bastante promissor e diversificado. São muitas as áreas em que um engenheiro florestal pode atuar. Citamos algumas delas:
- Exploração de recursos florestais – desenvolve tecnologias para a extração de madeira e outros produtos, além de planejar como esta extração deverá ocorrer.
- Manejo florestal – pesquisa sobre sementes, insumos e melhoramento genético para desenvolver projetos de reflorestamento. O objetivo é aumentar a produtividade de empresas que plantam e comercializam árvores e madeiras brutas.
- Fiscalização – supervisiona as atividades de empresas que utilizam produtos de origem florestal, como é o caso de siderúrgicas e termelétricas que fazem uso do carvão para aquecimento de caldeiras e fornos.
- Tecnologia de produtos florestais – desenvolve tecnologias para aproveitar ao máximo a extração e os processos de industrialização de madeira, óleos, resinas e outros produtos naturais.
- Reflorestamento – planeja o plantio de novas árvores após o corte das antigas. Cuida para que elas tenham as condições necessárias para crescerem sadias.
Onde estudar Engenharia Florestal?
Conheça algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que possuem o curso de Engenharia Florestal:
Universidades Privadas:
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
- Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (CESEP)
- Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF)
- Universidade Regional de Blumenau (FURB)
- Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Veja também:
Você gostaria de seguir uma profissão ligada à natureza? Ficou interessado em fazer o curso de Engenharia Florestal? Conte para a gente aqui nos comentários!


História da Arte: conheça tudo sobre o curso

INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características

5 profissões para quem quer trabalhar de casa

Mapa do Site

5 profissões para quem quer trabalhar com animais

Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado

Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09

Cursos de Engenharia: Conheça os mais promissores!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.