Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Contabilidade?

25 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Contabilidade é um dos cursos mais procurados no Brasil. Mesmo com tanta gente se formando, ainda há muita demanda por profissionais da área. É que basicamente toda empresa, de qualquer porte, precisa de um contador para registrar as atividades financeiras, elaborar o balanço patrimonial e cuidar dos impostos, entre outras funções.

Boa parte do trabalho de um contador é orientar o gestor da empresa a tomar decisões ligadas às finanças, além de como operar no mercado sem ultrapassar os limites da lei. Isso significa que o contador pode trabalhar prestando consultoria a esses empresários, ou mesmo como funcionário da organização. Também pode abrir um escritório e atender indivíduos e entidades jurídicas.

Quer seguir carreira na área? Então é interessante ficar de olho no que vai encontrar ao longo do curso. Criamos um guia que explica as principais matérias e ainda damos dicas de várias faculdades legais que oferecem o curso de Contabilidade. Confira!

Entenda como é o curso de Contabilidade

Contabilidade é o curso perfeito para quem se interessa por Matemática e Economia, envolve muitas matérias ligadas a essas áreas, como Análise de Custos, Planejamento Tributário, Contabilidade de Custos, e Perícia Contábil.

Ao mesmo tempo, há também algumas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, como Direito Tributário, Ética Profissional e Teoria da Contabilidade.

O estágio é obrigatório e a maior parte das instituições possui convênios com empresas ou escritórios de contabilidade, onde o aluno pode buscar sua colocação profissional.

Para se formar é preciso também desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, dependendo da faculdade, cumprir algumas atividades complementares, que são tarefas realizadas fora da graduação, como presença em eventos ligados à área de Contabilidade, simpósios, palestras, cursos livres, cursos de idiomas, etc.

Grade curricular do curso de Contabilidade

Confira algumas das matérias que você poderá encontrar ao longo os quatro anos do curso de Contabilidade:

Análise de Custos: Capacita o profissional a fornecer informações financeiras úteis para a administração de um negócio, como custos efetuados em relação ao que estava no orçamento, por exemplo.

Auditoria das Demonstrações Contábeis: Ensina técnicas de verificação das operações contábeis realizadas nas empresas, analisando se os registros estão conforme a lei.

Contabilidade Básica: Introduz a contabilidade brasileira, suas características históricas e contemporâneas e quais são os órgãos regulamentadores.

Contabilidade Avançada: Ajuda o aluno a elaborar relatórios de contabilidade.

Contabilidade Comercial: Como aplicar a contabilidade em negócios comerciais, as suas características, quais são os impostos ligados à atividade comercial e como realizar as demonstrações contábeis comerciais.

Contabilidade e Planejamento Tributário: Estuda a legislação tributária e ensina como lidar com os impostos de uma empresa para que ela esteja dentro da lei.

Contabilidade Gerencial: Como assessorar gestores de organizações no que diz respeito à Contabilidade para que possam tomar melhores decisões.

Contabilidade Governamental: Como elaborar o orçamento das administrações municipais, estaduais e federais, além de classificar receitas e despesas públicas e entender as leis que regem a responsabilidade fiscal dos servidores públicos.

Contabilidade Internacional: Como harmonizar as leis e procedimentos contábeis no contexto brasileiro, americano e europeu, como realizar processos de conversão de moedas para relatórios de empresas com filiais ou matrizes no exterior.

Direito Comercial: Estuda o comércio e o Direito Comercial, abordando os direitos, deveres e obrigações dos empresários, além das formas de constituição jurídica das empresas.

Direito do Trabalho: Estuda a legislação que rege as relações entre empregador e empregado.

Economia Brasileira: Ensina o processo histórico da organização e desenvolvimento da economia brasileira contemporânea.

Gestão Financeira e Orçamentária: Técnicas de administração financeira visando ao lucro das organizações.

Perícia Contábil: Apresenta os conceitos, normas e procedimentos para realização de perícias contábeis – emissão de laudos ou pareceres sobre a contabilidade de pessoas ou organizações envolvidas em processos judiciais.

Teoria da Contabilidade: Ensina os princípios da Contabilidade, com as concepções teóricas necessárias para o exercício profissional.

Ética Profissional: Utiliza exemplos do dia a dia para exemplificar problemas e dilemas éticos e morais enfrentados pelos contadores.

Faculdades que oferecem o curso de Contabilidade

Ficou a fim de fazer Contabilidade? O próximo passo é decidir a faculdade onde estudar. Preparamos uma seleção com instituições que oferecem o curso e são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual é a importância desse reconhecimento? Somente um curso reconhecido pelo MEC podem emitir diploma de nível superior com validade em todo o país. E somente um diploma com o selo do MEC vai permitir atuar legalmente no mercado.

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Contabilidade:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Todas as instituições que selecionamos participam dos programas do governo federal que facilitam o acesso ao ensino superior: o ProUni (que distribui bolsas de estudos) e o FIES (que oferece financiamento estudantil com condições facilitadas).

E se você não se encaixa nos critérios do ProUni e do FIES, saiba que as faculdades acima também têm seus próprios programas de bolsa de estudos, descontos e financiamento sem burocracia.

Veja também:

Qual o salário de um contador?

Contabilidade é a sua cara? Já sabe onde vai estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.