Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09

30 de agosto de 2023
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A edição 2024 do programa Futuras Cientistas prorrogou as inscrições para participar da Imersão Científica do ano seguinte. Agora, as interessadas podem se inscrever até o dia 11 de setembro.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Futuras Cientistas é uma iniciativa do governo federal cujo objetivo estimular o interesse e a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio nas áreas de ciência e tecnologia. O programa oferece diversas atividades e oportunidades de engajamento, como a Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios .

Podem se inscrever para a Imersão Científica 2024 alunas do segundo ano do Ensino Médio e professoras. O programa está oferecendo 470 vagas para a Imersão Científica 2024, com bolsa-auxílio de R$ 483 para estudantes e professoras do Ensino Médio de escolas estaduais. 

Ver também:
+ Ciências da Natureza e suas Tecnologias: tudo sobre a prova
+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme


Como funciona o programa Futuras Cientistas

Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09

A fim de atingir o mais breve possível a equidade de gênero em nossa sociedade, o Futuras Cientistas surgiu para, aos poucos, exterminar essa baixa presença feminina dentro de campos como a Matemática, Tecnologia, Engenharia e Ciências, que, infelizmente, ainda é uma realidade.

O programa foi idealizado pela pesquisadora Giovanna Machado em 2012, e em 2022, teve alcance nacional. Para a imersão de 2024, essas são as disponibilidades:

  • Participantes: Alunas do segundo ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Médio de escolas públicas estaduais.

  • Vagas: 470 vagas disponíveis em todo o país.

  • Inclusão: 10% das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

  • Distribuição das vagas:
    • 160 vagas para alunas de escolas regulares.
    • 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou ensino técnico.
    • 150 vagas para professoras.

  • Benefícios para alunas: Auxílio mensal de R$ 483,00 fornecido pelo CNPq e kit de materiais para experimentos.

Cronograma do projeto

O estágio inicial do programa Futuras Cientistas é conhecido como Imersão Científica. Durante essa fase inaugural, as participantes têm a oportunidade de se envolver em atividades práticas nos laboratórios dos institutos de pesquisa parceiros.

Além disso, elas também participam de aulas virtuais e palestras temáticas. Cada equipe de estudo é acompanhada de perto por especialistas e todas as iniciativas estão alinhadas com os objetivos globais definidos pelas Nações Unidas para promover a igualdade de gênero – que se trata do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.

Essas ações também se alinham com a missão central do CETENE/MCTI, que é tornar a ciência mais acessível e popular no Nordeste e em todo o Brasil.

Além da Imersão Científica, o programa Futuras Cientistas compreende outras três fases distintas, que estão programadas para serem realizadas ao longo do próximo ano (2024): revisão de materiais para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), orientação por mentores e experiências práticas supervisionadas.

Como se inscrever?

Para se inscrever, as candidatas devem conferir todos os detalhes do edital do programa, preencher o formulário de inscrição com calma – você deve levar cerca de 10 minutos para preenchê-lo – e observar todos os tipos de declarações disponíveis nos anexos, preenchê-los se se encaixarem no seu caso,

Lembrando que o programa pede que no envio da inscrição também seja encaminhado seu Currículo Lattes, que é um tipo de currículo acadêmico, focado em suas conquistas dentro do campo dos estudos. Se você tiver dúvidas de como e onde fazer o seu, o próprio site do Cientistas do Futuro possui um vídeo com o passo a passo. Confira clicando aqui!

Confira as principais metas do programa:

  • OBJETIVO:

Estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

  • FRENTES DE AÇÃO DO PROGRAMA:
  • Imersão Científica
  • Banca de Estudos
  • Mentoria
  • Estágios

Curtiu? Para entender tudo sobre o programa e como participar, é possível acessar o site oficial do “Futuras Cientistas” e o edital disponível clicando aqui.

Saiba mais sobre o programa:


E depois, onde posso ingressar na faculdade?

Depois de uma oportunidade como essas, também é importante aperfeiçoar seus estudos científicos dentro do ensino superior. Participando ou não do Futuras Cientistas, se você se interessa por ingressar em áreas como a matemática, engenharias, ciências e tecnologia, veja o que separamos abaixo:

São diversas instituições de ensino bem reconhecidas e avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem diversos cursos, excelentes opções e modalidades de ingresso, além de descontos de até 80% no valor das mensalidades. Confira tudo sobre as opções que trouxemos para você!

Confira também:
+ Mensagens subliminares: saiba o que são e casos famosos
+ Conheça as 10 melhores profissões na Área de Tecnologia!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.