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Mensagens subliminares: saiba o que são e casos famosos

Mensagens subliminares: saiba o que são e casos famosos

Você já ouviu falar de músicas que contém áudios secretos, ou que se tocadas ao contrário tem mensagens escondidas? Talvez ficou sabendo de filmes que fazem referências a outros projetos, ou até já viu casos de metalinguagem – onde a obra fala sobre si mesma – bastante sutis.

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A verdade é que enquanto muitos desses casos são boatos e especulações, e em alguns casos até teorias conspiratórias, as mensagens subliminares realmente existem e se tornaram com o passar do tempo uma maneira de transmitir mensagens para o subconsciente, gerar aproximação com o público, e até mesmo vender mais produtos.

Será que você já conhecia as mensagens subliminares que listamos aqui ou sabe como elas são utilizadas na publicidade? Confira agora mesmo!

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O que são mensagens subliminares?

Mensagens subliminares são estímulos ou informações que são apresentados de forma imperceptível ou abaixo do limiar da consciência, com a intenção de influenciar as emoções, atitudes ou comportamentos das pessoas, sem que elas estejam conscientemente cientes disso. Essas mensagens podem ser visuais, auditivas ou até mesmo verbais, e são projetadas para penetrar no subconsciente do indivíduo sem que ele perceba.

O termo “subliminar” refere-se a algo que está abaixo do limiar da percepção consciente. Mensagens subliminares têm sido frequentemente discutidas e debatidas em várias áreas, como psicologia, publicidade, marketing e até mesmo em teorias da conspiração. Acredita-se que elas possam influenciar decisões, preferências ou até mesmo comportamentos das pessoas de maneira sutil e não detectável.

No entanto, muitas pesquisas científicas têm questionado a eficácia real das mensagens subliminares em causar mudanças significativas no comportamento humano. A maioria dos estudos não conseguiu encontrar evidências convincentes de que essas mensagens tenham um impacto direto e mensurável nas ações ou crenças das pessoas.

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Casos conhecidos de mensagens subliminares

Mensagens subliminares foram alegadamente utilizadas em várias ocasiões na história, muitas vezes gerando controvérsia e debates. Apesar disso, devemos ressaltar que a eficácia real dessas mensagens em influenciar comportamentos e decisões ainda é debatida e muitas vezes carece de evidências científicas sólidas.

Mas, como alguns casos foram notados e ainda geram discussões entre o público -se existiram, ou não – aqui estão alguns exemplos notáveis de momentos em que mensagens subliminares foram alegadamente usadas:

“O Exorcista” (1973)

Alegou-se que imagens subliminares, incluindo um rosto assustador que aparece rapidamente em um take, foram inseridas no filme para aumentar o impacto emocional do longa de terror.


“O Poderoso Chefão” (1972)

Ainda no século passado, alguns fãs começaram a rever o longa e repararam em um presságio de morte dos personagens: laranjas. Pois é, todas as vezes em que laranjas aparecem no filme, um dos envolvidos na máfia está prestes a morrer. Já tinha reparado nisso?


Coca-Cola

Em 1957, foi sugerido que mensagens subliminares de “Compre Coca-Cola” foram inseridas em filmes nos anos 1950, incentivando as pessoas a comprar a bebida. Há quem diga que o aumento da venda do refrigerante realmente acontecia após as sessões em que a mensagem era divulgada. E pelo visto, seguiu funcionando.


Disney e Mickey Mouse

Você já ouviu falar nos “Hidden Mickeys”?

Você talvez até já tenha os notado em filmes e séries animadas da Disney, e não sabia que eram propositais. Os Hidden Mickeys, cuja tradução é “Mickeys Escondidos”, são elementos de design colocados estrategicamente em filmes da Disney, e até mesmo nos parques temáticos do estúdio.

Basicamente, esse subliminal consiste ocultar imagens do icônico personagem Mickey Mouse, muitas vezes na forma de três círculos representando a cabeça e as orelhas do personagem.

Esses detalhes sutis servem como divertidos easter eggs – aquelas referências dentro das franquias – para os fãs e frequentadores atentos, adicionando uma camada de interatividade e conexão emocional com a marca Disney.

Além de se tornarem um atrativo para os caçadores de mensagens subliminares. Pois é! Tem quem procure assiduamente pelas menções do ratinho mais famoso por todos os cantos de novos lançamentos da Disney. Uma diversão interessante!


Mais Disney – Teoria da Pixar:

Da mesma forma que no exemplo anterior, nos filmes da Pixar, cujo estúdio pertence a Disney, a um detalhe que faz parte da “Teoria da Pixar” – que, por sinal, é bem conhecida na internet, e uma curiosidade que vale você pesquisar – e que é um exemplo notável de mensagem subliminar: é o carro do Pizza Planet, que aparece em vários filmes da Pixar como um easter egg recorrente.

Esse veículo é uma conexão sutil entre os filmes, sugerindo um universo compartilhado. Esses detalhes subliminares proporcionam aos fãs da Pixar uma sensação de continuidade e coesão nas narrativas dos filmes, além de criar uma experiência de observação mais envolvente à medida que, assim como com os Mickeys escondidos, as pessoas também ficam a procura do elemento nos filmes do estúdio.

Jequiti

Talvez você já tenha clicado neste material pensando nesse famoso acontecimento recorrente da TV aberta nacional. Muito provavelmente, caso você não tenha visto ao vivo – o que é difícil – já ouviu falar do famoso “frame piscante” anunciando os produtos Jequiti que aparece no meio da programação do SBT (Sistema Brasileira de televisão).

Pois é, a emissora de Sílvio Santos, a quem o grupo de cosmético Jequiti também pertence, é sempre lembrada ao falarmos de casos de anúncios subliminares – porém, não exatamente.

Como no exemplo abaixo, não podemos dizer que é algo pouco visível essa tela de quase dois segundos piscando na direção do telespectador. Por isso, essa propaganda não é considerado subliminar, e, portanto, não é alvo da legislação.

Mensagens subliminares: saiba o que são e casos famosos

Um drible curioso, já que as imagens em meio aos programas virou uma piada entre o público e há quem diga que a escolha é “apelativa” e faz a vontade de consumir da marca desaparecer. E aí, achou efetivo ou uma ideia ruim?

Simpsons e Futurama

Os criadores das séries de animação “Os Simpsons” e “Futurama”, Matt Groening e sua equipe, são conhecidos por inserir piadas visuais rápidas e mensagens sutis em seus programas. Algumas alegações sugerem que eles incluíram mensagens subliminares, mas muitas vezes essas são piadas internas ou referências a outras obras.

E a publicidade subliminal?

A publicidade subliminal refere-se à prática de incluir mensagens, imagens ou estímulos imperceptíveis, ou abaixo do nível de consciência, em anúncios ou campanhas publicitárias, com o objetivo de influenciar as atitudes, emoções ou comportamentos das pessoas de forma sutil e não detectável.

No entanto, é importante observar que a eficácia real da publicidade subliminal em causar mudanças significativas no comportamento do consumidor é amplamente debatida e carece de evidências científicas sólidas.

Alguns exemplos que foram alegados como publicidade subliminal incluem:

  1. Rapid Flashing: O uso de flashes rápidos de imagens ou mensagens durante um anúncio, que ocorrem tão rapidamente que o observador não consegue perceber conscientemente. Isso foi alegado em vários casos, como mencionado anteriormente.

  2. Imagens Escondidas: Incluir imagens ou símbolos subliminares nas ilustrações ou designs de anúncios, que podem influenciar as percepções ou desejos dos consumidores sem que eles percebam.

  3. Mensagens de Áudio: Incluir mensagens subliminares de áudio em trilhas sonoras de anúncios, usando técnicas como mixagem de som para que a mensagem fique abaixo do limiar de audição consciente.

  4. Palavras ou Frases Ocultas: Incluir palavras ou frases subliminares em partes do anúncio, como fundos ou texturas, de forma que os espectadores não as percebam conscientemente.

Ainda assim, muitas pesquisas científicas não conseguiram fornecer evidências conclusivas de que a publicidade subliminal tenha um impacto significativo nas decisões de compra ou comportamentos dos consumidores.

A maioria dos estudos sugere que, se os estímulos subliminares são percebidos em algum nível, eles geralmente têm um efeito limitado e variável.

Além disso, muitos países têm regulamentos estritos que proíbem ou restringem o uso de publicidade subliminal devido a preocupações éticas e de manipulação do consumidor.

Portanto, enquanto o conceito de publicidade subliminal é intrigante e frequentemente discutido, sua eficácia real e impacto estão sujeitos a controvérsia e incerteza.

Apesar da controvérsia, o conceito de mensagens subliminares ainda desperta interesse e curiosidade em muitas pessoas, e elas ocasionalmente são abordadas em contextos como marketing, entretenimento e teorias de conspiração.

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