Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

26 de abril de 2023
Qual faculdade cada princesa da Disney faria?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Já ouviu que toda pessoa pode ser uma princesa? Por aqui concordamos, afinal, os contos de fadas e a Disney já nos ensinaram que antes de um título real, ser bondoso e ter grandes atos no currículo é o que mais importa.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas será que toda princesa poderia ser… universitária? Você já imaginou, se as famosas princesas do universo Disney estivessem em uma realidade onde poderiam fazer faculdade, qual seria a graduação escolhida por cada uma? 

Hoje trouxemos algumas opções que acreditamos que combinam muito bem com cada uma das princesas clássicas – e também de algumas personagens bônus no final!

Ariel

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

No dia 25 de maio de 2023, a versão live-action da história da Pequena Sereia, a querida Ariel, estreia nos cinemas. Estão ansiosos para ver? 

Já conhecendo a história da sereia mais nova do rei dos mares, sabemos que o sonho de Ariel é deixar de ser sereia para se tornar humana e conhecer o mundo da superfície. Feito que ela alcança ao fazer um acordo com uma bruxa do mar, Úrsula.

Mas, um fator importante para que Ariel conseguisse barganhar com Úrsula para ganhar suas pernas, foi abrir mão de sua linda voz – já que a vilã sabia que era a forma como o príncipe Eric reconheceria a moça.

Pensando nisso, parece certo que a princesa seguiria a carreira de Cantora. E, por que não, também poderia fazer faculdade de música, já que se especializar é sempre importante e poderia até ampliar suas habilidades vocais.

Leia mais:
+ Melhores Faculdades de Música

Tiana

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

A querida protagonista da versão Disney do conto “A Princesa e o Sapo”, dispensa suposições sobre sua possível graduação. Afinal, começamos a animação descobrindo que Tiana é desde pequena uma cozinheira de mão cheia, amor que ela compartilhava com seu pai.

Sendo assim, a dona do Tiana’s Palace com certeza escolheria Gastronomia para estudar. Será que o príncipe Naveen auxiliaria cortando cogumelos para as aulas práticas de sua amada?

O que temos certeza é de que não negaríamos um pouco da culinária de Nova Orleans e todas as outras técnicas e receitas que Tiana aprendesse na faculdade.

Veja também:
+
Saiba tudo sobre a faculdade de Gastronomia

Cinderela

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Mesmo tendo contado com a ajuda de sua fada madrinha para poder comparecer no baile, sabemos que Ella, ou como é mais conhecida, Cinderela, já havia reparado um vestido que era de sua mãe para poder ir ao evento – até que ele fosse destruído por suas irmãs e madrasta.

Sendo assim, uma opção muito interessante para que ela pudesse aprimorar seus conhecimentos em costura e fazer peças tão lindas quando seu vestido do baile, é estudar Design de Moda.

Conheça mais sobre a faculdade de Design de Moda:
Design de Moda: Saiba tudo sobre o curso e onde estudar

A área permite que o aluno aprenda tudo sobre o mercado de moda e como executá-la, com diferentes tipos e estilos de peças.

Desde o corte, modelagem até a costura final e acabamento, um designer de moda adquire toda a competência para encantar com um vestuário incrível – que dirá se essa designer for uma princesa, certo?

Branca de Neve

Se existe uma princesa que passou por muitos perrengues em sua história, essa foi Branca de Neve. 

Claro que todas as princesas têm situações tensa e perigosas, mas ainda muito nova, a pequena Branca de Neve perdeu os pais, conviveu com uma madrasta malvada, foi perseguida por um caçador, e até parte dos anões quase não a acolheu quando ela chegou na casa do bosque.

Não preciso nem falar da maçã envenenada e a quase morte, né?

Sabe com quem, no entanto, ela se dava muito bem? Os animais da floresta. Mesmo que eles tenham se assustado com ela em um primeiro momento, eles se aproximaram e até admiraram a princesa cantando.

E em todo o momento, ela  é muito cuidadosa com os bichinhos. Sendo assim, imaginamos que Branca seria uma excelente aluna de Medicina Veterinária.

Saiba mais:
+ Faculdade de Medicina Veterinária

O curso não é só glamour, sabemos. Isso porque mesmo tendo a convivência com animais fofos, a área exige muita habilidade e mesmo coragem e foco para tratar dos bichinhos com todo o cuidado, mesmo que algumas escolhas difíceis em prol de sua saúde precisem ser feitas.

Mas para quem já teve tantos desafios, acreditamos que Branca de Neve deixaria qualquer medo de lado para salvar a vida desses amigos da natureza.

Veja também:
+ Conheça a grade curricular de Medicina Veterinária
+ Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Medicina Veterinária


Jasmine

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Jasmine é aquele tipo de personagem que até rouba a cena. Mesmo sem ser a protagonista do filme em que aparece – o clássico Aladdin – o grande amor do protagonista tem uma legião de fãs, e não é pra menos.

Além de não ser uma princesa típica, sendo a primeira não caucasiana e com origem do Oriente Médio entre as princesas clássicas, Jasmine se apresenta desde o princípio como uma moça muito decidida e visionária.

Ela recusa se casar somente para passar o título de nobreza adiante, e deseja conhecer e cuidar de seu povo de perto. Não à toa, ela foge do castelo para observar Agrabah e encontra uma realidade difícil por parte de muitos cidadãos. Até aqui, imaginamos que cargos políticos e de liderança combinam muito com essa princesa.

Mas para ir além de ser uma sultana, imaginamos que Jasmine se sairia muito bem representando seu país como embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma excelente opção para quem deseja ingressar na área, fazer parte dos embaixadores da organização e até se tornar um bom diplomata, é estudar Antropologia.

Confira mais:
+ Curso de Antropologia

A área estuda justamente o homem, como um ser biológico, social e cultural. De forma ampla, tenta entender o ser humano em sua diversidade, observando toda sua história.

Interessante, certo? Jasmine certamente seria uma boa observadora do homem e suas vivências, e uma excelente representante na ONU.

Rapunzel

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Rapunzel foi um dos casos das princesas Disney em que tivemos dúvidas. Afinal, que área uma moça que ficou tanto tempo presa em uma torre seguiria? 

A princípio, nos recordamos que um dos passatempos favoritos de Rapunzel era pintar por todos os cantos de sua torre, do chão ao teto – e por sinal, com muito afinco. Um talento nato bem trabalhado.

Sendo assim, a faculdade de Artes plásticas seria uma opção incrível para que a princesa aprimorasse seus dons e pudesse conhecer mais sobre a teoria da arte, outras técnicas de pintura e mesmo como atuar no mercado.

Saiba mais sobre a área:
+ Faculdade de Artes Plásticas

Porém, mesmo que ela seguisse na área, lembramos de outra possibilidade interessante para Rapunzel!

Seja com o longo e famoso cabelo com o qual a princesa inicia o filme, ou mesmo o penteado curtinho que ela ganha quando Flynn Ryder tenta salvá-la da malvada Mamãe Gothel, é muito importante saber como cuidar e tratar dos cabelos.

Sendo assim, queremos deixar a dica para que ela invista também no curso de Visagismo e Terapia Capilar.

A área é super inovadora e aprofunda o conhecimento dos alunos para entender tudo sobre os cuidados com os fios, o couro cabeludo e tudo que envolve colorimetria para cabelos, tratamentos e procedimentos que devem levar em conta a individualidade de cada pessoa.

Bela

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Você se lembra certamente da cena clássica de Bela dentro da enorme biblioteca que a Fera, ou melhor, o príncipe Adam, possui em seu castelo, correto? Além disso, a observamos pela biblioteca de sua vila e em diversos momentos com um livro em mãos, já que a protagonista é uma leitora ávida e amante de histórias.

Por isso, não surpreenderia ninguém que Bela buscasse ser uma bibliotecária. Afinal, passar o dia rodeada de livros já é parte de seu cotidiano. Para seguir na profissão, ela deveria cursar Biblioteconomia. O curso vai muito além de arrumar prateleiras e ler, obviamente.

Veja mais sobre o curso de Biblioteconomia:
+ Faculdade de Biblioteconomia

Um profissional da biblioteconomia sabe tudo sobre normas técnicas da escrita de obras literárias, organização e arquivo dos exemplares, preservação e reparação e até mesmo como referenciar pesquisas acadêmicas. Algo que a Bela faria com muito cuidado e amor pelos livros.

Aurora

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Certamente a princesa que mais nos fez pensar sobre sua profissão. Vocês já devem ter reparado, mas Aurora não tem muito tempo de tela em seus filmes, nem mesmo na animação original de 1959, e nem nos live-actions mais recentes de Malévola.

E em determinado momento, após furar seu dedo na roca, a princesa passa boa parte do filme… dormindo! Então, imaginamos que alguém que passou tanto tempo rodeada por suas falantes fadas madrinhas e em seguida lidou com um sono profundo até ser salva pelo príncipe Phillip, poderia seguir em uma área diferente.

E se  – e somente e se – Aurora virasse uma empreendedora no ramo de cafeteria? Afinal, ter certeza de que vai poder manter a si mesma e o restante de seu reino bem acordados e alertas, seria uma decisão sensata depois de ser colocada em um sono eterno. Suas fadas madrinhas poderiam até ajudar com o bolo – desde que ele fosse melhor que o da animação.

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Nesse caso, nossa dica seria que a princesa buscasse o curso tecnológico de Empreendedorismo, para saber tudo sobre como iniciar e gerenciar seu negócio, além de conquistar e fidelizar bem a clientela.

Veja mais:
+ Como se tornar um empreendedor?
+ Sobre a faculdade de Empreendedorismo

Em último caso, temos uma outra ideia de profissão para Aurora seguir: a medicina do sono é uma área que busca avaliar e melhorar a qualidade do sono dos pacientes, já que muitos problemas de saúde podem ser causados por dormir mal. Sabiam dessa?

Aurora precisaria se especializar na área depois de cursar medicina, então levaria um tempo até que ela pudesse atender. Mas considerando que na versão original do conto da Bela Adormecida, a princesa dorme por 100 anos, achamos que ela adoraria investir seu tempo nesse conhecimento.

Conheça outras áreas da medicina:
+ Áreas de especialização da Medicina


Pocahontas

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

A famosa princesa ameríndia, baseada na história real de Matoaka – seu nome de batismo, já que Pocahontas era um apelido – era a filha de um chefe indígena, nascida no século XVI onde hoje é o território do estado da Virgínia nos Estados Unidos.

Sua história foi transformada em uma animação no ano de 1995 e se tornou um clássico da Disney.

Ainda que sua versão animada seja bastante romantizada e não conte a fundo sobre a Pocahontas original, ela se tornou um símbolo de resistência e força para os povos nativos da América do Norte, já que sempre tentou apaziguar a situação entre seu povo e os colonos ingleses.

Na animação, notamos como Pocahontas se esforça para apresentar a John Smith o quanto sua relação com a natureza, a fauna e a flora são importantes e fazem parte de suas raízes. Portanto, uma opção interessante para que a princesa seguisse atualmente, seria o de Gestão Ambiental.

Conheça mais sobre a faculdade:
+ Saiba tudo sobre o curso tecnólogo em Gestão Ambiental

A faculdade tem como objetivo preparar profissionais que visem a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, utilizando de seus recursos com cuidado e sem atitudes nocivas para os animais e plantas. Tudo a ver com a querida Pocahontas!

Raya

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Raya é a princesa mais recente a ser lançada no universo Disney. Seu filme trouxe uma enorme representatividade dos povos do sudeste da Ásia, com elementos inspirados na Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Indonésia, Filipinas entre outros países.

Justamente nessa união de diferentes povos e culturas é que encontramos parte da trama de Raya e o Último Dragão.

Para conseguir retornar ao mundo pacífico que Raya conheceu nas histórias e restaurar Kumandra – a união dos reinos existentes na história – a protagonista precisou adentrar os cinco territórios apresentados no filme e usar de todas as suas habilidades de conversação e resolução de problemas para gerenciar a crise.

Com isso, foi impossível não ligar Raya ao curso de Relações Internacionais. Como entre as responsabilidades de um internacionalista podemos encontrar análise de política internacional, negociação e mediação de conflitos, é visível que Raya já possui um pouco dos atributos que auxiliam nessas atividades dentro de si.

Mulan

Assim como muitos de nós na hora de escolher uma faculdade, Mulan se sentia um verdadeiro peixe fora d’água na sociedade da China Imperial em que vivia.

Mas, ao tomar o lugar de seu pai para poupá-lo da guerra e das dificuldades do exercício militar, Mulan acabou encontrando uma área em que pôde encontrar novas habilidades e uma vocação.

A heroína da China, sendo uma mulher muito honrada e a frente de seu tempo, com certeza buscaria seguir Carreira Militar – área em que, atualmente, já não é novidade nenhuma contar com mulheres, mesmo que elas ainda sejam minoria. 

Considerando sua origem e como luta é uma de suas principais aptidões, ela ainda poderia se especializar em Artes Marciais, até mesmo focando nos estilos vindos da China. Afinal, essa princesa é capaz de salvar não só a si mesma, mas uma nação inteira!

Merida

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Certamente uma das mais destemidas princesas do universo Disney, Merida é de origem escocesa e a única entre a franquia das Princesas que faz parte do estúdio Pixar.

O desenrolar de sua história mostra a relação conturbada que Merida tinha com a mãe, a rainha Elinor, que a educava para ser um modelo exemplar de princesa – enquanto Merida queria cavalgar pelo bosque e atirar com arco e flecha.

No final das contas, as duas se acertam e a princesa consegue coordenar seu próprio destino, trabalhando o que há de melhor entre os ensinamentos de sua mãe e seus próprios desejos. 

Mas, claro, não podemos deixar de citar que as aptidões físicas de Merida, desde atirar com o arco até escalar cachoeiras são impressionantes, e cairiam bem na graduação de Educação Física.

O curso busca preparar os alunos para entenderem todas as propriedades físicas, anatomia humana, modalidades esportivas e suas regras, e muito mais.

Saiba mais:
+ O que se estuda em Educação Física?

Além disso, sendo Merida uma competidora nata – até pela própria mão – também é muito interessante imaginar a princesa como uma atleta olímpica nas categorias de Hipismo e Arquearia. Afinal, ela já tem histórico de vencer nessas áreas.

Moana

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Moana virou uma febre em 2016 e já recebeu até um anúncio de que vai virar live action com a presença de ninguém mais ninguém menos que Dwayne Johnson, o famoso The Rock, que já dublou o personagem Maui na animação.

A princesa de Motunui, uma ilha fictícia baseada na região da Polinésia, tem o desejo de explorar o oceano e conhecer o que tem além de sua terra natal.

Com isso, ela acaba ganhando uma missão que ia além de seus planos, e é responsável por salvar os mares. Pensando nisso, a principal área em que enxergamos Moana se graduando, é como Oceanógrafa.

Veja também:
+ Carreiras para quem gosta do mar

A oceanografia é uma ciência que estuda os oceanos e todas as suas características, observando as propriedades da água do mar, e como a ação do clima interfere sobre ela, como o frio e o calor, por exemplo. Como o oceano já pede para a Moana ir tão longe, certamente essa seria uma opção incrível de graduação para ela.

Personagens bônus

Se você pensou em outros personagens Disney e suas possíveis profissões, trouxemos mais algumas que com certeza também se encaixam em alguma graduação. Confira:

Elsa e Anna

Aposto que você imaginava que Elsa e Anna de “Frozen”, faziam parte da franquia das Princesas Disney, certo? É que como Frozen por si só é uma franquia enorme e muito rentável – além de ambas as personagens serem rainhas, depois do segundo filme – elas ficam a parte, mesmo sendo da realeza.

De todo modo, isso não as impossibilita de ganhar um espaço neste material. Vamos começar com a irmã mais velha, Elsa.

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?


Elsa foi descobrindo seus poderes de gelo desde o primeiro filme, e no fim das contas aprendeu a controlá-los independentemente da estação e até interagindo com outros elementos como o ar e o fogo, como foi nos apresentado no segundo filme.

Uma área excelente para Elsa atuar seria a Meteorologia. As ciências meteorológicas estudam a atmosfera terrestre e os fenômenos relacionados ao clima, como a formação de nuvens, chuvas, tempestades, furacões, entre outros.

Saiba mais:
A profissão de meteorologista

Como Elsa é capaz de manipular a neve e o gelo, ela provavelmente teria um interesse natural em entender as condições atmosféricas que influenciam o clima e a formação desses fenômenos, além de ampliar suas habilidades e compreender melhor a natureza.

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Já no caso da irmã mais nova, Anna, como comentamos, acabou o segundo filme virando rainha de Arendelle, para que sua irmã cuidasse do povo da floresta. 

E é justamente nessa mudança entre as irmãs e nas tomadas de decisão que Anna tem para manter seu lar e as pessoas ao seu redor em segurança, que vemos sua proximidade com o curso de Gestão Pública. 

Isso pois esta área da administração se dedica ao estudo e à aplicação de técnicas e estratégias de gestão nas organizações públicas, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos e promover a eficiência e a transparência na administração pública, trazendo mais qualidade de vida para a população.

Sabemos que Anna tiraria isso de letra, com todo seu bom humor e otimismo.

Veja também:
Conheça a grade curricular de Gestão Pública e onde estudar

Jane

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Você se lembra da Jane Porter, de Tarzan? Filha do professor e cientista Arquimedes Porter e o par romântico do protagonista do longa animado, Jane é uma mulher com espírito livre, que preza por justiça e compreender o próximo, além de ser muito curiosa e uma verdadeira pesquisadora.

Por aqui não tivemos dúvidas: a vocação ideal para Jane seria a de Jornalista. Buscando a graduação em jornalismo, Jane poderia se habilitar para melhorar suas capacidades de investigação, apuração de informações, domínio de técnicas de redação e comunicação, entre outras.

Saiba mais:
+ Faculdade de Jornalismo

Além disso, com seu senso curioso e analítico sobre o mundo que a cerca, ela possivelmente teria uma habilidade natural para contar histórias interessantes sobre a natureza e a vida selvagem, e até ajudar pesquisadores de outras áreas seguindo carreira acadêmica como seu pai.

Mégara

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Mesmo como uma personagem da Grécia Antiga, onde os primórdios do estudo da história ainda estavam começando, não é difícil de imaginar Mégara como uma Historiadora.

Sendo uma personagem tão destemida quanto perspicaz, Meg se daria bem analisando fatos históricos, e até mesmo investigando os acontecimentos recentes para observar padrões.

Afinal, não é todo dia que você pode conviver com os deuses da Mitologia Grega e ser o par romântico do famoso Hércules. Uma verdadeira odisseia grega. Algo incrível para poder reviver a história e ser uma grande professora na área, quem sabe? 

Veja mais:
+ Curso de História: Conheça mais sobre a graduação


Esmeralda

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Quem não reconhece essa cena tão icônica entre os filmes da Disney? Essa coadjuvante assim como a princesa Jasmine, também é do time que rouba a cena. Esmeralda é a personagem feminina de mais relevância dentro do mundo de “O Corcunda de Notre Dame”, animação baseada no romance de Victor Hugo.

A cigana que vive pelas ruas de Paris, espalhando a cultura de seu povo e buscando a liberdade de ir e vir de seus amigos e parentes, é a cara do curso de Direito. Afinal, para enfrentar um juiz de má índole como o Ministro Frollo, é preciso coragem e muita inteligência, o que é intrínseco da personagem.

Veja também:
+ Porque estudar Direito? Conheça as vantagens dessa graduação

É bonito imaginar uma pessoa com bondade genuína como Esmeralda ingressando em uma área tão essencial para garantir os direitos humanos e da sociedade como um todo.

Alice

Qual faculdade cada princesa da Disney faria?

Depois de passar tanto tempo em mundo cheio de personagens excêntricas e interessantes, e sendo abordada com tantas questões existenciais, talvez pensássemos que a jovem Alice deveria buscar o estudo da Filosofia.

No entanto, depois de ter seus pensamentos colocados à prova e estar sempre em busca de seu autoconhecimento ao ser questionada tantas vezes pela lagarta sobre “quem ela era”, não pudemos deixar de imaginar que a personagem seria uma excelente psicóloga.

Veja mais detalhes sobre a graduação:
+ Saiba como começar a estudar Psicologia

A Psicologia estuda diversos temas que são tratados na obra de Lewis Carrol e mesmo na versão animada da história. A memória, a linguagem, a consciência, e até os sonhos são partes dos estudos base vistos em uma faculdade de psicologia.

Sendo assim, depois de uma experiência tão intensa no País das Maravilhas, seria interessante ver Alice buscando entender melhor a psique humana.

Formas para ingressar na faculdade

Mas é claro, além de possibilidades de vocação, também temos uma dica para as princesas e para você que deseja ingressar em uma graduação. Separamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que podem garantir para você até 80% de desconto durante todo o curso. Confira algumas opções abaixo:


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.