Veja plataformas para fazer referências bibliográficas segundo a ABNT
Produzir um trabalho ou artigo científico é uma tarefa árdua, sem dúvidas. Mas é quando surge o momento de finalizar as últimas páginas que muitos alunos se desesperam: a hora de montar as referências bibliográficas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Tenha calma, pois a seguir vamos desvendar o mundo das referências bibliográficas para você finalmente entender a utilidade delas e da ABNT, além de sugerir algumas plataformas para que você possa fazer as suas referências bibliográficas seguindo as normas exigidas.
O que são referências bibliográficas?
As referências bibliográficas são as indicações dos materiais que você leu, viu, assistiu, ouviu e pesquisou para a elaboração do seu trabalho. Elas mostram em quais autores você se baseou para formular o seu texto, afinal, ele provavelmente não saiu a partir de ideias 100% novas criadas por você.
Por que as referências bibliográficas são importantes?
A importância das referências bibliográficas está em demonstrar quais materiais foram utilizados para a formulação do conteúdo e qual linha de pensamento ele segue, além de permitir ao leitor buscar mais informações diretamente na fonte original, checar informações e se aprofundar.
O que é ABNT?
A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade de foro privado e sem fins lucrativos, com utilidade pública. Sua fundação foi em 1940 e desde então a entidade é responsável pela padronização das normas técnicas em nosso país, em diferentes áreas.
Para que serve ABNT?
O trabalho da ABNT vai muito além de ditar as regras sobre as referências bibliográficas dos artigos acadêmicos. O órgão tem uma função muito séria que garante a segurança e padrão de produtos e serviços feitos no Brasil.
A ABNT atua na normalização de instruções técnicas de diversas áreas da indústria e serviços, como a construção civil, eletricidade, máquinas e equipamentos mecânicos, automotivo, metroferroviário, aeronáutica, gases e combustíveis, química, mobiliário, informação e documentação, vestuário, tecnologia, segurança, qualidade, saúde, EPIs, entre outros.
As produções técnicas precisam seguir um padrão uniforme para facilitar o trabalho dos demais pesquisadores. Já pensou se cada um fizesse suas referências da sua própria maneira? Seria uma bagunça e com certeza faltariam informações.
Por tal razão, as instituições científicas brasileiras seguem seu pacto conjunto de exigir as normas ABNT na produção e apresentação de seus trabalhos. Todos saem ganhando.
Quais são os outros padrões de formatação?
A ABNT é responsável pelas normalizações no Brasil. Mas se o pesquisador quiser apresentar sua produção fora do país? O primeiro passo é verificar quais são os padrões exigidos pela instituição ou congresso onde o artigo será submetido. Existem vários tipos de padrões de formatação pelo mundo. Alguns deles são:
- Vancouver
- APA (American Psychological Association)
- MLA (Modern Language Association)
- Chicago
Como fazer as referências bibliográficas segundo a ABNT?
Normalmente, as faculdades possuem uma disciplina de Metodologia Científica onde você irá aprender a produzir artigos e trabalhos, do começo ao fim, de acordo com as normas existentes.
Na biblioteca da sua faculdade também haverá material disponível para realizar a formatação das suas produções de forma correta, o que inclui as referências bibliográficas.
A outra opção é recorrer a materiais disponíveis na internet que ajudam a formatar as referências bibliográficas corretamente, como você vai conferir no tópico a seguir.
6 Plataformas para fazer referências bibliográficas segundo a ABNT
Com o passar do tempo e com a experiência acadêmica, muitos estudantes e professores aprendem a fazer as referências bibliográficas quase de forma automática, sem precisar recorrer aos manuais e relembrar das aulas de Metodologia Científica. Mas essa não é a realidade de quem está começando.
Mesmo os mais experientes podem utilizar um tipo de material diferente dos mais habituais (livros e artigos) em seus trabalhos e aí surge a dúvida: como fazer essa referência?
Para a sorte de todos, novatos e experientes, existem algumas plataformas gratuitas que fazem automaticamente a formatação das referências, conforme a necessidade do usuário. Preparamos uma lista com as principais plataformas para referências ABNT existentes na internet.
1 – Referências Bibliográficas.net
Este site ajuda a fazer referências bibliográficas de cerca de 30 tipos diferentes de materiais no formato exigido pela ABNT. Basta escolher o tipo (livro, website, artigo, etc) e preencher as informações disponíveis.
Para quem estiver escrevendo um artigo para bancas, publicações e revistas internacionais que exigem outro tipo de formatação, também há a opção para Vancouver, NLM, MLA 8 e APA 7th.
2 – MORE (UFSC)
O MORE (Mecanismo Online para Referências) é uma ferramenta digital disponibilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina para auxiliar pessoas que precisam inserir citações ou referências no formato ABNT de 15 tipos diferentes de documentos.
3 – Professor Leffa
O professor Vilson J. Leffa mantém um site muito leve, que de forma simples e direta mostra como fazer uma citação ou referência bibliográfica de diversos tipos de materiais. Vale a pena acessar e salvar nos favoritos.
4 – Menthor.co
O Menthor é um site um pouco mais limitado e faz gratuitamente apenas referências de livro, artigo e site. A vantagem é a interface intuitiva do seu sistema. Ao final da inserção, você precisa baixar o arquivo com as referências. Na versão paga é possível buscar referências já prontas e copiá-las sem fazer download do arquivo.
5 – Zotero
O Zotero é um software (programa) que se integra a diversos tipos de editores de texto (Microsoft Word, Libreoffice Writer, Google Docs, etc) e que gera automaticamente uma biblioteca de gerenciamento de dados bibliográficos de arquivos, em especiais PDFs de textos baixados pelos estudantes. É uma das ferramentas mais úteis a quem precisa recorrer de forma rápida e recorrente aos seus materiais bibliográficos utilizados.
6- MyBib
No Mybib é possível inserir links e PDFs para que o site faça a referência automaticamente ou digitar os dados do material. O site faz referências gratuitas para as normas ABNT, APA 6, APA 7, Chicago, Harvard, MLA 8 e MLA 9.
Opções para quem quer entrar na vida acadêmica
Se você ainda não está em uma faculdade, saiba que ingressar no ensino superior é a melhor forma de se integrar ao mundo da pesquisa e da ciência! Ao ingressar em um curso de nível superior, você terá contato com professores, pesquisadores e pessoas do mercado de trabalho que te darão as bases e ensinamentos necessários para integrar a vida acadêmica!
Mas se você já faz alguma faculdade e as mensalidades estão pesando no bolso, ou talvez o curso não está tão legal e você quer mudar, que tal conhecer opções para transferência ou reingresso?
Selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem cursos na modalidade presencial e EaD. São opções para todas as áreas do conhecimento e que também ficam disponíveis no Fies e no Prouni.
Além desses programas, também é possível conseguir bolsas e descontos diretamente com a faculdade sem passar por processos burocráticos! Confira o link de cada uma e conheça as opções mais próximas de você!
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Leia mais:
Veja como elaborar um projeto de Iniciação Científica
Saiba como funciona uma biblioteca virtual
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre as referências ABNT.
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.