Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Veja plataformas para fazer referências bibliográficas segundo a ABNT

18 de março
Que nota preciso tirar pra passar no Encceja? Entenda!
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

Produzir um trabalho ou artigo científico é uma tarefa árdua, sem dúvidas. Mas é quando surge o momento de finalizar as últimas páginas que muitos alunos se desesperam: a hora de montar as referências bibliográficas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Tenha calma, pois a seguir vamos desvendar o mundo das referências bibliográficas para você finalmente entender a utilidade delas e da ABNT, além de sugerir algumas plataformas para que você possa fazer as suas referências bibliográficas seguindo as normas exigidas.

O que são referências bibliográficas?

As referências bibliográficas são as indicações dos materiais que você leu, viu, assistiu, ouviu e pesquisou para a elaboração do seu trabalho. Elas mostram em quais autores você se baseou para formular o seu texto, afinal, ele provavelmente não saiu a partir de ideias 100% novas criadas por você.

Por que as referências bibliográficas são importantes?

A importância das referências bibliográficas está em demonstrar quais materiais foram utilizados para a formulação do conteúdo e qual linha de pensamento ele segue, além de permitir ao leitor buscar mais informações diretamente na fonte original, checar informações e se aprofundar.

O que é ABNT?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade de foro privado e sem fins lucrativos, com utilidade pública. Sua fundação foi em 1940 e desde então a entidade é responsável pela padronização das normas técnicas em nosso país, em diferentes áreas.

Para que serve ABNT?

O trabalho da ABNT vai muito além de ditar as regras sobre as referências bibliográficas dos artigos acadêmicos. O órgão tem uma função muito séria que garante a segurança e padrão de produtos e serviços feitos no Brasil.

A ABNT atua na normalização de instruções técnicas de diversas áreas da indústria e serviços, como a construção civil, eletricidade, máquinas e equipamentos mecânicos, automotivo, metroferroviário, aeronáutica, gases e combustíveis, química, mobiliário, informação e documentação, vestuário, tecnologia, segurança, qualidade, saúde, EPIs, entre outros.

As produções técnicas precisam seguir um padrão uniforme para facilitar o trabalho dos demais pesquisadores. Já pensou se cada um fizesse suas referências da sua própria maneira? Seria uma bagunça e com certeza faltariam informações.

Por tal razão, as instituições científicas brasileiras seguem seu pacto conjunto de exigir as normas ABNT na produção e apresentação de seus trabalhos. Todos saem ganhando.

Quais são os outros padrões de formatação?

A ABNT é responsável pelas normalizações no Brasil. Mas se o pesquisador quiser apresentar sua produção fora do país? O primeiro passo é verificar quais são os padrões exigidos pela instituição ou congresso onde o artigo será submetido. Existem vários tipos de padrões de formatação pelo mundo. Alguns deles são:

  • Vancouver
  • APA (American Psychological Association)
  • MLA (Modern Language Association)
  • Chicago


Como fazer as referências bibliográficas segundo a ABNT?

Normalmente, as faculdades possuem uma disciplina de Metodologia Científica onde você irá aprender a produzir artigos e trabalhos, do começo ao fim, de acordo com as normas existentes.

Na biblioteca da sua faculdade também haverá material disponível para realizar a formatação das suas produções de forma correta, o que inclui as referências bibliográficas.

A outra opção é recorrer a materiais disponíveis na internet que ajudam a formatar as referências bibliográficas corretamente, como você vai conferir no tópico a seguir.

6 Plataformas para fazer referências bibliográficas segundo a ABNT

Com o passar do tempo e com a experiência acadêmica, muitos estudantes e professores aprendem a fazer as referências bibliográficas quase de forma automática, sem precisar recorrer aos manuais e relembrar das aulas de Metodologia Científica. Mas essa não é a realidade de quem está começando.

Mesmo os mais experientes podem utilizar um tipo de material diferente dos mais habituais (livros e artigos) em seus trabalhos e aí surge a dúvida: como fazer essa referência?

Para a sorte de todos, novatos e experientes, existem algumas plataformas gratuitas que fazem automaticamente a formatação das referências, conforme a necessidade do usuário. Preparamos uma lista com as principais plataformas para referências ABNT existentes na internet.

1 – Referências Bibliográficas.net

Este site ajuda a fazer referências bibliográficas de cerca de 30 tipos diferentes de materiais no formato exigido pela ABNT. Basta escolher o tipo (livro, website, artigo, etc) e preencher as informações disponíveis.

Para quem estiver escrevendo um artigo para bancas, publicações e revistas internacionais que exigem outro tipo de formatação, também há a opção para Vancouver, NLM, MLA 8 e APA 7th.

2 – MORE (UFSC)

O MORE (Mecanismo Online para Referências) é uma ferramenta digital disponibilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina para auxiliar pessoas que precisam inserir citações ou referências no formato ABNT de 15 tipos diferentes de documentos.

3 – Professor Leffa

O professor Vilson J. Leffa mantém um site muito leve, que de forma simples e direta mostra como fazer uma citação ou referência bibliográfica de diversos tipos de materiais. Vale a pena acessar e salvar nos favoritos.

4 – Menthor.co

O Menthor é um site um pouco mais limitado e faz gratuitamente apenas referências de livro, artigo e site. A vantagem é a interface intuitiva do seu sistema. Ao final da inserção, você precisa baixar o arquivo com as referências. Na versão paga é possível buscar referências já prontas e copiá-las sem fazer download do arquivo.

5 – Zotero

O Zotero é um software (programa) que se integra a diversos tipos de editores de texto (Microsoft Word, Libreoffice Writer, Google Docs, etc) e que gera automaticamente uma biblioteca de gerenciamento de dados bibliográficos de arquivos, em especiais PDFs de textos baixados pelos estudantes. É uma das ferramentas mais úteis a quem precisa recorrer de forma rápida e recorrente aos seus materiais bibliográficos utilizados.

6- MyBib

No Mybib é possível inserir links e PDFs para que o site faça a referência automaticamente ou digitar os dados do material. O site faz referências gratuitas para as normas ABNT, APA 6, APA 7, Chicago, Harvard, MLA 8 e MLA 9.

Opções para quem quer entrar na vida acadêmica

Se você ainda não está em uma faculdade, saiba que ingressar no ensino superior é a melhor forma de se integrar ao mundo da pesquisa e da ciência! Ao ingressar em um curso de nível superior, você terá contato com professores, pesquisadores e pessoas do mercado de trabalho que te darão as bases e ensinamentos necessários para integrar a vida acadêmica!

Mas se você já faz alguma faculdade e as mensalidades estão pesando no bolso, ou talvez o curso não está tão legal e você quer mudar, que tal conhecer opções para transferência ou reingresso?

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem cursos na modalidade presencial e EaD. São opções para todas as áreas do conhecimento e que também ficam disponíveis no Fies e no Prouni.

Além desses programas, também é possível conseguir bolsas e descontos diretamente com a faculdade sem passar por processos burocráticos! Confira o link de cada uma e conheça as opções mais próximas de você!

Leia mais:
Veja como elaborar um projeto de Iniciação Científica
Saiba como funciona uma biblioteca virtual

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre as referências ABNT.

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.