Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Soft Skills: O que são, exemplos, como desenvolver

29 de setembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Para quem está procurando uma vaga de emprego, é necessário saber que as empresas não procuram apenas capacitação profissional. Atualmente, cada vez mais são procuradas também as soft skills, que direcionam os candidatos para vagas que têm a ver com eles. As empresas querem profissionais que consigam trabalhar bem em um ambiente de grupo, que sejam capazes de lidar com a pressão do dia a dia, e que tenham mais que conhecimento técnico, mas que também se relacionem bem como seres humanos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

É aí que entram as soft skills. Elas dizem respeito a essas habilidades comportamentais e interpessoais das pessoas, e mostram os pontos fortes de cada um no relacionamento humano. Por isso, muitas empresas pedem testes psicológicos para medir as soft skills dos candidatos a vagas de emprego.

Por exemplo, se você está se candidatando a uma vaga que necessita de criatividade, cabe ao RH procurar uma pessoa criativa. Se se trata de um ambiente com muita pressão e que necessita de agilidade, eles irão procurar uma pessoa que saiba trabalhar sem prejuízo quando há pressão. 

O que são Soft Skills?

Do Inglês, Soft Skills, em tradução literal, seria algo como habilidades suaves, ou habilidades sutis. Porém, o termo se direciona àquelas habilidades interpessoais, e comportamentais. Elas são características que dizem respeito à capacidade das pessoas de trabalhar bem em grupo, de ter compromisso, e de ser compatível com determinadas vagas de emprego. De maneira geral, de ter inteligência emocional e de se relacionar bem.

As soft skills têm sido cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho, na hora de selecionar um candidato para uma vaga. De acordo com uma pesquisa realizada pela America Succeeds, entre os 80 vagas de emprego analisados em 22 setores, dois terços das habilidades mais pedidas eram soft skills.

Não há como numerar todas as soft skills, para que você saiba exatamente o que é uma. O que é válido, porém, é entender o conceito. As soft skills fazem parte de um conjunto de características abstratas, que podem ter nascido com o sujeito ou ser desenvolvido por ele ao longo da vida. Elas são basicamente aquilo que você sabe fazer bem, mas que é subjetivo, uma espécie de talento que te destaca. Por outro lado, algumas limitações são falta de soft skills, e isso recorta, de certa forma, as vagas de emprego para que você está apto.

Imagine, por exemplo, que você é uma pessoa muito criativa e que é capaz de produzir coisas inovadoras o tempo todo. Porém, durante esse processo de criação, você acaba deixando a organização de lado – até porque para criar você geraria certo caos. Assim, você não deve ingressar em uma vaga em um local burocrático, corporativo, e que tem como base a organização. Por outro lado, vagas que necessitam de criatividade e que são mais despojadas são perfeitas para você. Assim, as soft skills ajudam os RH’s das empresas a achar o candidato perfeito. 

Qual a importância das soft skills?

As soft skills têm sido cada vez mais procuradas no mercado de trabalho, principalmente depois da pandemia da covid-19. Com o isolamento social, muitas relações de trabalho se modificaram, por exemplo, com muitos profissionais trabalhando de casa. Então, organização, compromisso e capacidade de gerir o tempo passaram a ser priorizadas por contratantes.

Para as empresas, é importante que as características de seus funcionários estejam alinhadas com os valores da instituição. Isso faz com que as pessoas fiquem mais tempo nos lugares onde trabalham, conseguindo alcançar melhores cargos e até postos de liderança. 

Falar sobre soft skills é um exercício de autoconhecimento. É importante, também, para o próprio indivíduo saber quais são as suas principais habilidades, e, também, dificuldades. Ao procurar uma vaga de emprego, um erro é mentir e dizer se adequar a quaisquer características da empresa. É fundamental saber – e assumir – quais são as coisas que te deixam confortável ou desconfortável, e quais as situações com que você consegue ou não lidar.

Por exemplo, se você for uma pessoa que tem bloqueio criativo e ansiedade quando é colocado sob pressão. Nesse caso, se você for colocado em uma vaga super under pressure o sofrimento será grande. Da mesma forma, uma pessoa que tem uma produtividade voltada para o trabalho individual não deve ser contratada para uma vaga de atendimento ao público ou gestão de funcionários, que precisam de muita convivência.

Para o empregador, identificar as soft skills adequadas nos candidatos pode ser uma forma muito efetiva de economizar esforços e até dinheiro. Porque, assim, os funcionários tendem a se encaixar mais e pedir menos demissão, o que gera menor necessidade de abrir novos processos seletivos. E selecionar novas pessoas exige uma movimentação de pessoal e de recursos alta e dispendiosa. 

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

Hard Skills representam aquilo que comumente era buscado pelo mercado tradicionalmente, ou seja, as qualificações profissionais. Títulos, graduações, qualificações, cursos e habilidades de trabalho são as hard skills. Algumas delas são, por exemplo, falar inglês, saber programar, dominar alguns determinados programas de computador, ter graduação em determinado curso, etc.

As hard skills eram mais comumente priorizadas antigamente, quando os aspectos profissionais eram o suficiente para selecionar funcionários. Porém, com o avanço das vagas, popularização do conhecimento e mais pessoas concorrendo a vagas de emprego, as soft skills passaram a ser procuradas. Adiciona-se a isso o fato de a psicologia ter avançado, e a compreensão de que o perfil dos candidatos diz respeito a sua capacidade de permanecer naquele emprego e ter uma relação satisfatória. 

Assim, as soft skills são voltadas para o comportamento, e elas complementam as hard skills. Agora, você não procura apenas um engenheiro com habilidade em programação, mas também um que seja comprometido, flexível e empático, para que ele se encaixe melhor à vaga de emprego. 

Soft Skills para o mercado de trabalho

Voltadas para o mercado de trabalho, as soft skills são capazes de determinar o sucesso ou não de uma contratação. O principal objetivo é alinhar as características dos candidatos às  vagas de emprego às do cargo ou da empresa.

Ainda de acordo com o estudo realizado pela America Succeds, entre os cargos e vagas analisadas, soft skills foram as habilidades mais desejadas para 91% dos cargos de gerência, 86% dos cargos de operação comercial, e 81% dos cargos de engenharia. Ou seja, está na hora de você começar a investir em soft skills. 

Exemplos de soft skills

Agora que você já entendeu o conceito de soft skills e para que elas são importantes, está na hora de conhecer as principais. Acompanhe algumas das soft skills mais requisitadas no mercado abaixo. 

1. Comunicação Assertiva

Você já ouviu a famosa frase “houve uma falha na comunicação”? É uma coisa muito comum, que, infelizmente, prejudica muito as relações de trabalho. A maneira como se transmite uma mensagem pode gerar conflitos, confusões, ou pode ser assertiva, e se fazer clara desde o princípio. A capacidade de se comunicar bem, resolvendo questões em vez de criá-las, é uma habilidade muito desejada no mercado de trabalho. 

2. Liderança

Liderança é uma das soft skills mais desejadas de todas. Especialmente nas vagas em que há possibilidade de crescer e subir de cargo, e naquelas em que é desejado que o profissional fique por muitos anos. 

Liderar é a capacidade de empatizar e reconhecer as necessidades dos outros, mas também de conseguir colocar limites, e fazer exigências sem constranger as pessoas. O bom líder entende quais são as habilidades dos funcionários, e os direciona para as tarefas mais adequadas.

Saber liderar é uma arte, que pode ser aprendida, ou que já é uma característica nata de muitas pessoas. 

3. Flexibilidade e resiliência

Esse conjunto de soft skills diz respeito à capacidade de adaptação, mesmo em contextos de dificuldades. Por exemplo, é importante que o funcionário consiga continuar trabalhando após ser chamado a atenção, e que se dedique a melhorar, sem travar ou ficar chateado. 

4. Trabalho em equipe

Na maioria dos cargos, hoje em dia, é necessário exercer o trabalho em grupo. Desde médicos até na comunicação e administração, é preciso contar com outros colegas para finalizar uma tarefa ou um projeto. Isso porque nenhum funcionário detém o processo como um todo, e ninguém consegue realizar tudo sozinho.

Por isso, é importante que as pessoas saibam se relacionar bem, se comunicar, e dividir tarefas de forma justa e bem articulada. Apesar de comum, essa não é uma tarefa fácil, e precisa de muita habilidade para ser realizada com sucesso. 

5. Criatividade

Ser criativo não é necessário somente para cargos de comunicação e artes visuais, ou de criação, de maneira geral. Ser criativo é importante também para encontrar saídas para problemas e dificuldades, para se sobressair em uma situação adversa, e para lidar com os desafios do dia a dia. Geralmente, um profissional capaz de propor inovações e novas formas de olhar para as coisas são muito desejados. 

6. Proatividade

A proatividade é uma soft skill que foi surgindo com o tempo, e que é muito desejada atualmente. Ela é sobre a capacidade de uma pessoa de fazer mais do que aquilo que mandam. O ser proativo é aquele que vê as necessidades sem precisar ser notificado, e que pensa, por conta própria, em soluções para resolvê-las. 

Para as empresas, ter um funcionário proativo é muito desejado. Esse desejo geralmente é expresso pela expressão “é preciso que todo funcionário tenha pensamento de dono”. 

7. Empatia

Ser empático é se compadecer das necessidades dos outros, reconhecer seus sentimentos, e ter compaixão por eles. Trabalhar com pessoas indiferentes e ríspidas é sempre difícil, por isso, é muito importante que a soft skill de empatia seja identificada nos funcionários. 

8. Ética no trabalho

Ética no trabalho é a capacidade de se comprometer com as regras e normas de funcionamento de uma instituição, sem desviar dos valores fundamentais. 

9. Pensamento crítico

Se questionar e pensar “será que isso é correto?” é a habilidade de pensamento crítico. Ela vale tanto para aquilo que é passado pelos outros, quanto para o próprio comportamento. Quem tem pensamento crítico é capaz de identificar problemas muitas vezes estruturais, e de apontar, para que seja modificado. Além disso, ela também pode ter autocrítica, pensando sobre o próprio comportamento, e não necessitando de alguém para corrigi-la. 

10. Atitude positiva

A atitude positiva diz respeito ao clássico jargão “olhar as coisas pelo lado positivo”. É ela que faz com que uma pessoa seja cativante, contagiante, e sempre cheia de boas energias para melhorar o ânimo da equipe. 

Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho?

Depois de ler este artigo, você já deve ter entendido que as soft skills desejadas dependem muito da vaga que você está pleiteando. Porém, existem alguns levantamentos que mostram a recorrência de procura de determinadas habilidades. Segundo o relatório “The Future of Work 2021: Global Hiring Outlook”, as soft skills mais buscadas foram colaboração, confiabilidade e flexibilidade. 

Como desenvolver soft skills?

Apesar de algumas soft skills parecerem coisas completamente inatas, é possível desenvolver aspectos em você mesmo, que melhore sua empregabilidade. É claro, é importante se dedicar para desenvolver apenas aquelas soft skills que fazem sentido para você e para seu plano profissional. Para isso, treine bastante, leia sobre, e utilize ferramentas.

Ferramentas para desenvolver de soft skills

Algumas formas de desenvolver soft skills passam por ferramentas interessantes, que são capazes de estimular as pessoas a se tornarem melhores naquele aspecto interpessoal. Por exemplo, treinamentos no trabalho podem ser oferecidos para pessoas que podem se tornar líderes. 

Porém, se você quer desenvolver, sozinho, suas soft skills, é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é o próprio fato de perceber que você precisa aprender uma determinada habilidade. Ao entender isso, você terá a mente aberta, e começará a notas situações adequadas para isso.

Segundo, é refletir no porquê de você ter dificuldade com aquela área, e como você pode melhorar. Também há conteúdos que você pode estudar e melhorar seu desempenho em soft skills. 

Depois, basta praticar. Toda vez que você identificar uma oportunidade, tente. E tente de novo. Até ir bem. Peça para as pessoas te dizerem se você está indo bem e no que pode melhorar. 

Teste de Soft Skills

Uma das maneiras de identificar suas soft skills é por meio dos testes, que você pode encontrar gratuitamente na internet, mas que geralmente são aplicados por psicólogos tanto em processos seletivos quanto de maneira particular, no consultório. Vale a pena fazer um teste e descobrir suas principais soft skills. 

Se você está procurando uma vaga de emprego, mas ainda precisa se especializar, conheça universidades de qualidade com até 80% de desconto:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.