Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra quais são as áreas de atuação de Engenharia Civil

15 de abril de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você está pensando em seguir a carreira de Engenharia Civil, já deve saber que é uma profissão que oferece salários atraentes e alta empregabilidade, certo?

Por outro lado, é importante conhecer as diferentes áreas de atuação do engenheiro civil, para já ir escolhendo qual tem mais a ver com o seu perfil.

Ao longo do artigo, vamos mostrar quais são as principais especialidades em Engenharia Civil, falar um pouco sobre o curso e apresentar algumas boas faculdades que oferecem a graduação na modalidade presencial, bem como EAD. Confira!

Principais áreas em que o engenheiro civil pode atuar

Veja a seguir quais são as principais áreas de atuação dentro da Engenharia Civil:

Construção civil

Nessa área o engenheiro civil exerce atividades relativas ao planejamento, execução e supervisão de obras de qualquer porte, públicas e privadas, como casas, edifícios, praças, ginásios etc.

Cálculo Estrutural

Esta área se ocupa da realização de cálculos necessários para assegurar a resistência e segurança de materiais e estruturas em todos os tipos de construções, incluindo viadutos e pontes.

Infraestrutura e transportes

O engenheiro civil da área de infraestrutura e transportes é responsável pelo planejamento e melhoria do sistema de transporte, incluindo atividades de construção, ampliação e manutenção em vias terrestres, portos e aeroportos.

Geotecnia

A área de geotecnia se encarrega do planejamento e supervisão em obras que dependem diretamente do comportamento dos solos e/ou rochas, como barragens e escavações,

Saneamento

Esse ramo da Engenharia Civil é responsável por projetos e obras de saneamento básico e geral, como redes de abastecimento de água, sistemas de esgoto e drenagem.

Como é a faculdade de Engenharia Civil

A faculdade de Engenharia Civil é um bacharelado que dura em média 10 semestres (5 anos) e pode ser feita na modalidade presencial ou a distância.

O principal diferencial do curso a distância é que o aluno não precisa comparecer à faculdade todos os dias, pois pode assistir a uma parte das disciplinas pela internet.

Porém, o curso EAD também inclui atividades presenciais, como aulas práticas, laboratórios e provas. Por isso, o estudante precisa ir ao polo de apoio presencial uma ou duas vezes por semana.

Tirando essa diferença, a grade curricular é a mesma na graduação presencial e semipresencial (EAD), assim como a obrigatoriedade de fazer estágio supervisionado e elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Grade curricular

O currículo de Engenharia Civil é composto principalmente por matérias relacionadas a Física e Matemática.

Para que você tenha uma visão geral do que se estuda no curso, trouxemos algumas matérias da grade curricular de Engenharia Civil da Cruzeiro do Sul Virtual (a distância):

  • Geometria Analítica e Álgebra Linear

  • Desenho Técnico

  • Física Geral e Experimental (I e II)

  • Química Aplicada

  • Técnicas de Programação

  • Cálculo Diferencial e Integral (I, II e III)

  • Cálculo Numérico

  • Mecânica Geral

  • Probabilidade e Estatística

  • Resistência dos Materiais (I e II)

  • Topografia

  • Instalações Hidráulicas

  • Geotécnica

  • Fundações

  • Saneamento Básico

  • Hidráulica e Hidrologia

  • Estrutura de Concreto Armado

  • Projeto de Edificações

Onde estudar

Conheça a seguir quatro ótimas faculdades que oferecem o curso de Engenharia Civil reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com opções na modalidade presencial e EAD.

Lembrando que somente engenheiros civis formados em cursos reconhecidos pelo MEC podem obter o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), obrigatório para exercer legalmente a profissão no Brasil.

Além de terem o reconhecimento do MEC, as faculdades abaixo oferecem facilidades para baratear o preço da mensalidade de Engenharia Civil, incluindo bolsas de estudos, vários tipos de desconto e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

Descubra quanto ganha um engenheiro civil

Descubra quanto custa uma faculdade de Engenharia Civil

Depois de conhecer as principais áreas de atuação de Engenharia Civil e saber como é a faculdade, comente aqui embaixo: em qual área você pretende se especializar?

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.