Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba tudo sobre o curso de Ciências Políticas

10 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quando se fala no curso de Ciências Políticas é comum pensarmos na formação de profissionais para desempenhar funções públicas, como vereadores, deputados, prefeitos. Mas o cientista político, na verdade, exerce um papel bem diferente.

Ele estuda a política, sua estrutura, formas e processos de governo, nacionais e internacionais. Tem a função de fornecer informações para a elaboração de projetos e ajudar na tomada de decisões. O cientista político normalmente não aparece na linha de frente, mas compõe as bases para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes.

Pode atuar tanto em empresas privadas de todos os setores da economia como em órgãos públicos, embora quem mais contrate cientista políticos no Brasil atualmente sejam as instituições de ensino. A taxa de empregabilidade deste profissional está entre as mais altas do mercado e há oportunidades de trabalho em todas as regiões do país.

Conheça melhor o curso de Ciências Políticas e onde estudar para seguir esta importante carreira!

O curso de Ciências Políticas

A graduação em Ciências Políticas é um curso de grau bacharelado que dura, em média, quatro anos. A formação exige muita leitura e extensos trabalhos de pesquisa e análise. Prepare-se para estudar a fundo a história do país, história da política, formação da sociedade e relações internacionais. Ao longo da graduação é comum a participação em seminários, palestras e a apresentação de trabalhos.

Fique atento ao nome do curso! As Ciências Políticas são uma habilitação do curso de Ciências Sociais. Então você pode encontrar universidades que oferecem graduação em Ciências Sociais com foco em Ciências Políticas.

Outra questão importante é analisar o enfoque do currículo de cada universidade. Há áreas de atuação diferenciadas dentro das Ciências Políticas. Confira as principais:

  • Economia Política

A Economia Política estuda a Economia, o Direito e a Sociologia com o objetivo de compreender como as ações políticas afetam o funcionamento da sociedade e seus hábitos de consumo.

  • Geopolítica

A Geopolítica estuda a influência de um país em outros territórios. Auxilia no desenvolvimento de ações diplomáticas com o objetivo de resolver ou evitar conflitos entre países, estados ou regiões.

 

  • Geografia Política

 

A Geografia Política estabelece a demarcação territorial. É a área que estuda a topografia como morros, planícies e planaltos de determinada região, com o objetivo de identificar novas oportunidades de exploração do seu potencial econômico e social.

  • Políticas Públicas

As Políticas Públicas envolvem as ações que o governo estabelece para solucionar problemas sociais relacionados à educação, transporte público, habitação e assistência social, entre outros.

  • Gestão Pública

A Gestão Pública, também conhecida como Administração Pública, atua no gerenciamento de setores específicos dos órgãos públicos, como departamentos de recursos humanos e gestão financeira.

  • Relações Internacionais

Nesta área são estudados os sistemas políticos de outros países com o objetivo de auxiliar governos em suas relações com outras nações. Profissionais especializados nesta área podem também atuar em empresas privadas que mantêm negócios com outros países.

 

O que se estuda no curso de Ciências Políticas

O cientista político tem uma formação voltada ao estudo de Ciências Sociais e Humanas. As matérias que aparecem com mais frequências no currículo desse curso são:

  • Antropologia
  • Antropologia da Política
  • Direito Constitucional e Direitos Humanos
  • Estado Moderno e Contemporâneo
  • Estatística
  • Formação Econômica do Brasil
  • História Política comparada da América Latina
  • Introdução à Ciência Política
  • Introdução à Economia
  • Introdução ao Direito
  • Métodos Quantitativos em Ciência Política
  • Pensamento Social e Político Brasileiro
  • Política Externa Brasileira
  • Políticas Públicas
  • Sociologia Clássica
  • Sociologia Contemporânea
  • Teoria da Democracia
  • Teoria das Relações Internacionais
  • Teoria Política Clássica
  • Valores Políticos

O que faz o cientista político?

O cientista político tem a função de estudar e compreender a conjuntura política e social para propor soluções de problemas atuais e futuros. Atua principalmente com pesquisa, ensino, assessoria e consultoria.

Há um amplo mercado para esse profissional no Brasil, embora a concorrência no setor seja bastante elevada. Existem oportunidades em órgãos dos governos municipais, estaduais e federal com salários interessantes e vagas em todo o País.

A carreira de professor é outra área em expansão para este profissional, especialmente no ensino médio, tanto em instituições públicas como em particulares. O cientista político pode dar aula de Sociologia que, desde 2009, é matéria obrigatória nas escolas.

Há oportunidades interessantes para este profissional também durante o período eleitoral, fornecendo informações para elaboração de planos de governo e estratégias de marketing de campanhas.

Onde estudar Ciências Políticas

O curso de bacharelado em Ciências Políticas, ou Ciências Sociais com habilitação em Ciências Políticas, é oferecido nas modalidades presencial e a distância em diversas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para aqueles que têm pressa em se formar existem ainda cursos superiores de curta duração que promovem uma formação mais prática e também permitem atuação profissional nesta área. O curso de tecnologia em Gestão Pública, por exemplo, é uma graduação de nível superior reconhecida pelo MEC e com duração média de dois anos.

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de Ciências Políticas e áreas relacionadas:

 

 

 

 

 

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o FIES?

Ficou interessado em estudar Ciências Políticas? Conte para a gente nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.