Muita gente tem dúvidas sobre como funciona o programa Educa Mais Brasil, que oferece bolsas de estudo em faculdades, colégios e cursos.

Quem pode participar? É preciso pagar alguma taxa? Trata-se de um programa do governo? Essas são algumas perguntas frequentes que serão respondidas em nosso artigo.

Confira a seguir todas as informações sobre o que é o Educa Mais Brasil e saiba como conseguir uma bolsa de estudos!

O que é o Educa Mais Brasil e como funciona?

Educa Mais Brasil é um empresa privada que oferece bolsas de estudo parciais de até 70% em faculdades, escolas e cursos em geral (técnicos, preparatórios, de idiomas etc). Ou seja, não é um programa do governo.

Para quem pretende entrar na faculdade, o Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas em cursos presenciais e a distância reconhecidos pelo MEC de instituições como ANHANGUERA, UNICID, Unopar e Estácio, apenas citando alguns exemplos.

Quem pode participar

O principal requisito é não ter vínculo com a instituição de ensino para a qual a bolsa é oferecida. Então, quem já é aluno não pode tentar uma bolsa para reduzir o valor da mensalidade.

Por exemplo, se a pessoa já está matriculada em uma faculdade particular cursando o primeiro semestre da graduação, não tem como conseguir uma bolsa pelo Educa Mais Brasil para pagar menos nos próximos semestres até o final do curso.

Embora o site informe que as bolsas se destinam “a pessoas que não têm condições de estudar sem o benefício”, na prática, não é necessário comprovar renda nem nada do tipo.

Inscrição

A inscrição é realizada no próprio site, depois que o aluno faz a busca e encontra uma bolsa de seu interesse. Não é preciso enviar nenhum tipo de documento, apenas preencher os dados pessoais e de contato.

Depois de fazer a inscrição, o usuário tem acesso ao portal do aluno, dentro do site do Educa Mais Brasil, onde é possível acessar os boletos de pagamento das taxas, cancelar a bolsa e obter orientações sobre o processo de matrícula.

Taxa de adesão

Para garantir o direito a uma bolsa de estudos encontrada através do site Educa Mais Brasil, é preciso pagar a taxa de adesão. Essa taxa de adesão corresponde ao valor normal da mensalidade do curso (sem o percentual de desconto da bolsa).

O pagamento dessa taxa de inscrição dá direito a:

  • Desconto de até 100% na matrícula ou primeira mensalidade.

  • Bolsa de estudos a partir da segunda mensalidade.

A taxa de adesão pode ser paga com cartão de crédito ou boleto bancário.

Taxa de renovação

Para manter a bolsa de estudos do Educa Mais Brasil, é preciso pagar uma taxa de renovação no início de cada semestre, do curso. O valor da taxa é calculado sobre o preço da mensalidade e vem especificado no contrato.

Alternativas ao Educa Mais Brasil para estudar pagando menos

O Educa Mais Brasil não é o único caminho para estudar em uma faculdade particular pagando menos!

Muitas instituições, como a Faculdade Pitágoras, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade de Franca, apenas dando alguns exemplos, têm programas próprios de bolsas de estudos, além de diferentes tipos de desconto e crédito educativo.

É possível conseguir um desconto para o pagamento da mensalidade até certa data do mês ou através de convênios com empresas e associações, por exemplo.

Já o crédito educativo consiste em financiar uma parte (em geral até 70%) do valor das mensalidades para pagar somente depois da formatura, a juros baixos.

E o melhor é que essas facilidades valem tanto para cursos presenciais quanto a distância.

A faculdade a distância é uma excelente opção para quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo e garante um diploma igual ao do curso presencial (desde que a faculdade seja reconhecida pelo MEC!).

Onde estudar

Abaixo você confere uma pequena lista de faculdades reconhecidas pelo MEC onde é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Educa Mais Brasil ou de forma direta:

Veja também:

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Como vimos, o Educa Mais Brasil é um programa que oferece bolsas de estudo parciais em faculdades e cursos em geral. Mas também é possível estudar pagando menos através de bolsas e outras facilidades oferecidas diretamente pelas instituições de ensino.

Esperamos que o artigo tenha tirado suas dúvidas e queremos saber: para qual curso você gostaria de ganhar uma bolsa de estudos?