Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra como saber se um curso é reconhecido pelo MEC

12 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Planejar fazer uma faculdade é sempre um caminho muito acertado, se seu desejo é prestar um serviço para a sociedade e com isso melhorar sua renda.

Mas alguns cuidados são necessários, pois você precisará estar atento ao fato de que apenas as instituições reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos.

Por isso, antes de efetivar sua matrícula em um curso, você precisa ter a garantia de que seu diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos reconhecidos pelo MEC: como funciona?

Você pode estar se perguntando: por que é tão importante que o curso seja reconhecido pelo MEC? Bom, a resposta é que um curso reconhecido significa que a faculdade tem autorização definitiva para funcionar, ou seja, atende aos padrões exigidos pelo MEC .

Esse reconhecimento só acontece após a faculdade formar a primeira turma, quando são aplicados testes e exames para avaliar a formação dos alunos. Nesse processo, o MEC também realiza uma visita técnica para conferir a infraestrutura do local e a qualificação dos professores.

A visita técnica é realizada por uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é um órgão interno do MEC. O funcionários do Instituto visitam a instituição e avaliam o espaço físico (laboratórios, biblioteca, salas de aula), os professores, a grade curricular, entre outras questões.

Após a universidade passar pelo teste que atenda ao que é exigido, ela passa a ser reconhecida. Posterior à análise, os diplomas emitidos naquele curso são validados, ou seja, o reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional do diploma.

A importantância do reconhecimento pelo MEC

Ao se matricular em um curso, é preciso ter algum cuidado e fazer algumas análises sobre a qualidade da instituições, principalmente se o curso for EAD, já que a maioria das dúvidas sobre o seu curso terá que ser resolvida por meio da internet, sem aquela segurança de resolver um problema pessoalmente.  

O reconhecimento da universidade em que você estudou garante também que seu diploma seja reconhecido oficialmente. Com o reconhecimento do MEC, o diploma tem validade em todo o país! As portas do mercado de trabalho se abrirão, do norte ao sul do Brasil.

Além disso, ter um diploma reconhecido, você poderá atuar em sua classe, após ser registrado no Conselho Regional da sua profissão (essa filiação é obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia e Enfermagem) ou se filiar a sindicatos.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Se você já decidiu  qual curso deseja fazer e selecionou previamente uma ou algumas opções de faculdade, agora certifique-se de que o curso da instituição está devidamente reconhecido pelo MEC. Abaixo, organizamos um passo-a-passo do que você deve fazer para descobrir se já pode fazer a matrícula.

Além disso, para facilitar ainda mais a sua vida, no próximo tópico apresentaremos uma lista de universidades que oferecem cursos presenciais e EAD que são reconhecidas e bem avaliadas.

Para saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC, você pode seguir esses passos:

  1. Acesse o e-MEC: a base de dados relativos às instituições de ensino superior oficial do MEC,

  2. No quadro azul que aparece no centro da tela, clique na guia “Consulta avançada”,

  3. Em “Buscar por”, clique em “Curso de graduação”,

  4. No campo “Nome ou sigla da instituição”, insira o nome da faculdade que você deseja pesquisar,

  5. No campo “Curso”, insira o nome do curso que você deseja saber se é reconhecido,

  6. Agora basta preencher o campo “Código de verificação” e clicar em “Pesquisar”.

Você verá a mensagem “Aguarde, carregando dados” e, em seguida, rolando a tela para baixo, encontrará o resultado da sua pesquisa na forma de uma tabela. Ali, você deve observar a coluna “Situação”. Se estiver registrado “Em atividade” é porque o curso é reconhecido pelo MEC.

Boas universidades que têm cursos reconhecidos pelo MEC

Apesar da diversidade de faculdades e universidades que oferecem cursos de ensino superior a distância, listamos aqui algumas referências de instituições comprometidas e bem avaliadas pelo MEC.

Tratam-se de faculdades que já têm tradição no mercado educacional, além de estarem presentes em diversas cidades brasileiras e contarem com programas que dão vantagens para você conseguir arcar com as mensalidades, como o ProUni, Sisu e Fies.

Veja também:

Curso a distância é reconhecido pelo MEC?

Guia das Profissões

Gostou das informações que apresentamos para você? A intenção foi lhe orientar!

Você já escolheu a faculdade que irá fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.