Quer saber como ser representante comercial? Chegou ao lugar certo! Essa profissão é bastante procurada por quem está buscando entrar no mercado de trabalho e tem interesse na área de Gestão e Negócios.

Quando os interessados pesquisam sobre essa carreira, começam a perceber toda a importância que o cargo tem no dia a dia dos negócios de uma empresa. E por estar tão diretamente envolvido com a área comercial, tem participação relevante no lucro gerado por vendas de produtos ou serviços das companhias.

Dessa forma, o representante comercial carrega grandes responsabilidades e precisa estar preparado para dar o retorno necessário na área de vendas.

Saiba mais sobre essa profissão, seu mercado de trabalho e algumas boas dicas para se tornar um representante comercial de sucesso!

O que faz um representante comercial?

A função do representante comercial é interagir entre o produto ou serviço oferecido pela empresa e seus clientes, parceiros e possíveis compradores. Além de ser responsável pelas negociações e vendas, é também seu papel manter esse relacionamento com os clientes produtivo para a empresa.

Também busca novos parceiros para alavancar as vendas e, consequentemente, os lucros. Dessa forma, o representante comercial pode estar envolvido em todos os processos de negociação, desde a divulgação do produto, até a finalização das vendas.

Essas são algumas funções de sua rotina:

  • Relacionamento com clientes e potenciais clientes;
  • Visita a campo para apresentação dos produtos e serviços;
  • Negociação de vendas;
  • Organização de logística para entrega de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Elaboração do Marketing do produto;
  • Divulgação do produto;
  • Buscar estratégias para atrair mais clientes.

Por estarem envolvidos diretamente nos valores obtidos em vendas das marcas, muitos representantes comerciais possuem metas de negócios que podem se tornar em bonificação se forem alcançadas.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

A busca por representantes comerciais no mercado de trabalho é bastante alta no setor comercial. Por isso, esse mercado se torna aquecido e atraente para muita gente buscando emprego na área de negócios.

Além disso, são diversas as formas de atuar na profissão. Muitos representantes trabalham de forma autônoma, oferecendo o serviço a empresas e marcas, mas sem estarem vinculados com ela.

Dentro das empresas, a maneira de atuar depende da área dos serviços da companhia. Essas são algumas áreas de atuação:

  • Agronegócio;
  • Cosméticos e Produtos de Beleza;
  • Indústria Alimentícia;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Seguros;
  • Setor Educacional;
  • Produtos de grandes empresas;
  • Varejo.

Como ser um bom representante comercial?

Para se tornar um representante comercial autônomo, o profissional precisa estar cadastrado junto ao Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core) e registrado pela prefeitura onde vai exercer o trabalho. Isso se deve pelo fato dessa profissão ser regulamentada.

Algumas características podem ser fundamentais para o exercício profissional. Veja algumas:

  • Comunicativo;
  • Organizado;
  • Bom negociador;
  • Dedicado a conhecer todas as especificações do produto ou serviço que está vendendo;
  • Boa relação interpessoal;
  • Persistente.

Mas uma das principais formas de ingressar na profissão e ter sucesso na carreira é outra: ter um curso do ensino superior completo.

De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a cada três representantes comerciais atuando no Brasil, dois possuem diploma de nível superior. Isso representa que 66% dessa classe possui uma graduação, mesmo que essa profissão não exija o diploma.

Por isso, um dos principais caminhos é buscar um curso relacionado a essa área na faculdade.

Qual curso fazer para ser um representante comercial?

A importância de ter o ensino superior completo para ser um representante comercial se dá por dois fatos. Primeiro, as empresas estão cada vez mais propícias a contratar quem já tem faculdade. Além disso, e talvez ainda mais importante, é todo o aprendizado e as experiências teóricas e práticas que um curso de graduação oferece aos estudantes.

Um dos principais motivos que afasta as pessoas da faculdade é a exigência de um período longo de dedicação para se formar. Por isso, para essa área, uma das melhores saídas é realizar um curso tecnológico, que tem duração que varia entre dois e três anos.

Além de serem graduações mais rápidas que bacharelados e licenciaturas, os cursos superiores de tecnologia formam tecnólogos prontos para atuar no mercado de trabalho. 

Para a área comercial, há alguns cursos de Gestão e Negócios que podem ser o principal diferencial para um profissional ter sucesso na carreira. Essas são algumas opções:

Todos esses cursos têm duração de dois a três anos e podem ser oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância (EaD).

Onde estudar?

Depois de considerar qual é o curso que mais faz sentido para a sua carreira, é preciso escolher em que faculdade estudar. Essa decisão precisa ser bem pensada e ser tomada com calma, uma vez que apenas universidades certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem emitir diplomas com validade no mercado.

Para te ajudar na pesquisa, selecionamos cinco dessas faculdades registradas e com boas avaliações do MEC e das empresas que buscam profissionais.

Veja a lista:

Essas faculdades possuem unidades espalhadas em todas as regiões do Brasil e oferecem tanto cursos presenciais como EaD.

Descubra o que faz um representante comercial
Quanto ganha um Representante Comercial?

Se interessou pela profissão de representante comercial? Conte nos comentários abaixo qual curso mais tem a sua cara!