A cada nova década que nasce, algumas profissões – antigas ou atuais – aproveitam o momento pra para se expandir ou voltar à ativa.

Em 2020, várias delas prometem dar o que falar no mercado de trabalho pelos próximos anos.

Será que você está entre aqueles que vão aproveitar ao máximo essa oportunidade?

A seguir, conheça os cursos que estarão em alta em 2020 e as faculdades onde estudar!

Cursos que estão em alta em 2020

Para elencar os cursos que estão em alta em 2020 a gente se baseou em uma pesquisa realizada pela rede LinkedIn, que identificou as profissões que irão brilhar neste ano e nos próximos.

São elas:

  • Gestor de mídias sociais
  • Engenheiro de cibersegurança
  • Representante de vendas
  • Especialista em sucesso do cliente
  • Cientista de dados
  • Especialista em Inteligência Artificial (IA)
  • Desenvolvedor JavaScript
  • Consultor de investimentos
  • Recrutador

Confira alguns cursos que você pode fazer para entrar nessas áreas:

Comunicação Social – Bacharelado com quatro anos de duração e diversas especializações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas.

O profissional formado em Comunicação Social é o mais indicado para trabalhar como gestor de mídias sociais.

Engenharia da Computação – Curso com cinco anos de duração que prepara o profissional para atuar na concepção e desenvolvimento de software e hardware.

É uma bela formação para quem pensa em trabalhar como engenheiro de cibersegurança, engenheiro de dados ou especialista em inteligência artificial

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Esse é um curso superior de tecnologia mais curto, com três anos de duração, mas bastante focado na área – o que pode fazer uma enorme diferença no mercado de trabalho.

Interessante para quem busca trabalhar como desenvolvedor JavaScript ou cientista de dados.

Gestão Comercial – Tecnólogo bastante focado na atuação profissional, o curso de Gestão Comercial prepara, em apenas dois anos, profissionais para trabalhar com diversas frentes da área.

É uma boa indicação para quem quer ser representante de vendas, por exemplo.

Administração – Um dos grandes clássicos do país, o curso prepara aqueles que vão administrar empresas em diversos portes ou trabalhar no apoio à gestão.

Tem quatro anos de duração e é facílimo de encontrar em faculdades públicas e privadas.

Sua formação ampla e versátil permite que os profissionais possam trabalhar como recrutador, representante de vendas e especialista em sucesso do cliente.

Ciências Econômicas – É o curso que fornece uma visão ampla sobre todos os processos sociais, históricos e políticos da economia nacional e global.

Em paralelo, ensina todos os trâmites do nosso mercado financeiro – o que torna o economista a figura ideal para trabalhar como consultor de investimentos ou mesmo especialista em sucesso do cliente.

A formação é um bacharelado que dura quatro anos.

Gestão de Recursos Humanos – Curso da área de gestão focado nas práticas de Recursos Humanos: plano de carreira, remuneração, motivação, retenção de talentos, treinamento e capacitação, etc.

Tem só dois anos de duração e é uma boa opção para quem quer trabalhar com recrutamento.

Como fazer os cursos que estão em alta em 2020

Os cursos listados acima podem ser feitos de forma presencial ou a distância – o que é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina atribulada e só consegue estudar em horários alternativos.

É bastante prático: o aluno estuda no próprio ritmo, cumpre todas as atividades solicitadas e participa ativamente das vivências digitais. Todo o processo é acompanhado por professores e tutores especializados.

Durante os estudos, os alunos vão acompanhar aulas em vídeo, participar de conferências online com especialistas, ler textos relacionados e elaborar trabalhos.

Os encontros presenciais são eventuais, mas importantes para apresentação de seminários, práticas em laboratório e aplicação de provas.

O curso de Engenharia EAD tem uma carga mais intensa de aulas presenciais que os demais, por causa das atividades práticas.

O formato é reconhecido pelo MEC e concede aos concluintes um diploma válido em todo o território nacional que pode ser usado para tentar vaga nas profissões em alta.

Onde fazer um curso que está em alta em 2020

Os cursos em alta podem ser encontrados em centenas de faculdades pelo país, tanto na rede pública quanto na particular.

Os interessados podem tentar vaga de diversas maneiras: pelo Sisu, para quem pensa em entrar numa universidade pública; pelo ProUni, para estudar com bolsas em faculdades privadas; pelo ingresso direto, para quem fez o Enem e quer vaga sem fazer vestibular; pelo FIES, para financiar os estudos a juros baixos e prazo longo.

Para se dar bem num mercado tão concorrido, garanta sua vaga em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Isso significa portas abertas na hora de disputar uma oportunidade de trabalho, já que muitas empresas brasileiras exigem formação em instituições de primeira linha.

Conheça abaixo algumas faculdades selecionadas onde você pode buscar seu lugar no mercado de trabalho mais fervilhante ultimamente:

Veja também:

Descubra quais são as profissões mais bem pagas

Está pensando em seguir alguma dessas profissões? Conte para a gente nos comentários!