Ao escolher uma profissão é importante levar em consideração alguns fatores, tais como, áreas com mais afinidade, gosto pessoal e também saber quais são os cursos que estão em alta no ano que você pretende começar a estudar e também aqueles que estão sempre em crescimento e que prometem trazer algum tipo de retorno. 

Ou seja, antes decidir em qual curso você quer se formar, é preciso também estudar como o mercado de trabalho enxerga aquilo que você deseja investir seu tempo e dinheiro. 

Pensando nisso, o Guia da Carreira fez uma lista com cursos em alta em 2021 e nos próximos anos. Para fazer esse levantamento foram considerados fatores como: salário na área, demanda do mercado de trabalho, oferta de mão de obra e importância da área no momento atual. Confira a lista completa:

9 cursos em alta em 2021

1- Enfermagem

Após o que aconteceu em 2020, os cursos da área da saúde estão recebendo muito mais atenção e destaque no mercado, porém ainda com pouco número de formados no Brasil. Se você deseja atuar no setor e não quer passar pelos concorridos vestibulares de Medicina, invista na Enfermagem. Afinal, esse profissional é extremamente necessário e importante para a manutenção do sistema de saúde brasileiro. 

O curso de Enfermagem tem duração média de quatro anos, sendo oferecido nas modalidades de Educação a Distância (EaD) e presencial. 

2 - Biomedicina

A pandemia de Covid-19 também deu destaque para a Biomedicina, outro curso da área da saúde. Essa graduação forma profissionais que investigam as causas e a cura de doenças que atingem os seres humanos utilizando a biomedicina. Entre os cientistas que desenvolveram as vacinas contra a Covid estão os biomédicos. 

Esse curso tem duração de quatro anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial.

3 - Logística

O profissional de logística é responsável por fazer a organização da distribuição de mercadorias, seja desde a matéria-prima até o produto final. No último ano, esse profissional se mostrou necessário para desenvolver o melhor planejamento para auxiliar o mercado de vendas online, além de ser parte indispensável na distribuição de insumos para o sistema de saúde.

O curso tecnológico de Logística tem duração média de dois anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial. 

4 - Gestão de Recursos Humanos

Esse profissional atua no departamento pessoal e realiza diversas ações para fazer a gestão de pessoas de uma empresa, alinhando os interesses do empregador e empregado. Com a intensa movimentação do mercado de trabalho, seja na contratação ou dispensa de funcionários, a busca por esse profissional está em alta.

A duração média do curso de Gestão de RH é de dois anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial.

5 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Esse é um curso que está em alta há alguns anos e promete permanecer com grandes buscas no mercado de trabalho. Afinal, praticamente todos os tipos de comércios estão na internet e precisam desenvolver produtos online, seja ele um site ou aplicativo. 

A duração média dessa graduação é de três anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial. 

6 - Marketing Digital

O futuro está na internet e, para se destacar nela, é preciso investir no marketing digital. As técnicas utilizadas podem  aumentar as vendas de um site ou aplicativo em até 50%, segundo a consultoria Web Estratégia. Por isso, a busca por esses profissionais aumenta a cada ano. Para ter uma boa formação e conseguir se destacar, é possível investir na graduação de Marketing Digital, que forma pessoas com fundamentação teórica e prática para atuar no mercado. 

A duração média do curso é de dois anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial. 

7 - Pedagogia

O último ano se mostrou um grande desafio para os pedagogos e professores de todo o mundo, visto que a pandemia proibiu que estudantes, independentemente da idade, pudessem frequentar as salas de aulas. Porém, isso não significa que essa profissão caiu no esquecimento, mas sim que é ainda mais necessário profissionais que tenham uma formação atualizada e que saibam utilizar a internet a favor da educação. 

A duração média do curso de Pedagogia é de quatro anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial.

8 - Banco de Dados

Com o aumento expressivo na produção diária de novos dados, surgiu a necessidade de um profissional que pudesse administrar esses estoques de informações, com isso surge o curso de Banco de Dados. Nessa graduação, o aluno aprenderá a projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bases de dados, independentemente do tamanho do arquivo.

A duração média dessa graduação é de dois anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial.

9 - Administração

Esse curso sempre enfrentou preconceito, pois é apontado como uma opção para aqueles que não conseguiram descobrir a sua vocação. Porém, essa é uma grande mentira. Além de ser uma profissão que sempre está em alta no mercado de trabalho, também forma pessoas com capacidade de atuar em diversas áreas de empresas, independente do porte ou segmento do empreendimento. 

A duração média do curso de Administração é de quatro anos e é oferecido nas modalidades EaD e presencial.

Onde estudar em 2021?

Ficou interessado em algum curso e  deseja investir em uma das graduações citadas no texto? Parabéns! O próximo passo é encontrar uma faculdade bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) e com parcelas que cabem no seu bolso. 

Veja algumas das faculdades e universidades em todo o Brasil e que são bem avaliadas pelo MEC: 

 

Qual curso em alta em 2021 tem mais a ver com você? Gostaria de se matricular em algum deles? Conte nos comentários! 

Veja também: Conheça 10 profissões que estão em alta mesmo na crise