Analisar as características da sua personalidade é uma ótima forma de escolher uma profissão. E se ter ideias é uma das suas habilidades, conheça 7 opções de cursos para quem é criativo.

curso para quem é criativo

Se criar coisas novas, desenvolver projetos e pensar em soluções diferentes são algumas de suas características, saiba que existem grandes chances de você ter uma personalidade criativa. Por isso, na hora de escolher uma profissão, considere essas 7 opções de cursos para quem é criativo.

Produção audiovisual

Chamamos de audiovisual todos os projetos que envolvem imagens, vídeos e sons. Assim, quem opta por fazer um curso de produção audiovisual pode trabalhar com a elaboração de conteúdos diversos, que vão de filmes até propagandas. 

É bastante comum que um especialista em produção audiovisual conheça todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, incluindo o roteiro, a edição de vídeo e a pós-produção.

Uma forma de saber se você combina com essa área é tentar produzir um vídeo. O editor de vídeo Filmora X é uma boa opção para começar a testar, já que o software é simples, intuitivo, mas cheio de recursos criativos. Assim, você experimenta na prática se o audiovisual é uma possibilidade para seu perfil – e quem sabe até inicia uma carreira.

Design

Outra opção de curso para quem é criativo é o design. É importante saber que o design conta com diferentes ramificações, o que permite escolher uma área que tenha mais a ver com a sua personalidade.

Dentro do design você pode direcionar a sua carreira para criação gráfica, desenvolvimento de produto, projetos de interiores, design de moda e até animação. 

Arquitetura

Agora, se a sua criatividade fica ainda mais aguçada na hora de procurar por soluções práticas, o curso de arquitetura pode ser uma ótima opção!

Na arquitetura, o estudante aprende como desenvolver projetos otimizados, pensando tanto no conforto de quem usa quanto na economia de recursos.

Além disso, a arquitetura tem despontado como um nicho no YouTube, sendo uma dica de tema de canal bastante rentável.

Estilismo

Outra área em que a criatividade é exigida é o design de moda, especialmente no desenvolvimento de peças novas, como acontece na profissão de estilista.

O estilista é a pessoa que vai realizar pesquisas de referências nas novidades da moda, escolher os melhores tecidos, criar modelagens e transformar uma ideia em um produto do vestuário. 

Apesar de o foco ser a elaboração de peças diferenciadas, hoje os estilistas também são cobrados pelo máximo de aproveitamento em cada criação. E pensar em soluções nesse sentido também é exercitar a criatividade.

Publicidade e Propaganda

O mercado publicitário é um dos mais rentáveis do Brasil. De acordo com dados do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), somente em 2019 houve o investimento de R$ 175 bilhões em publicidade no país.

Para atuar como publicitário, é pré-requisito ser criativo. Afinal, o profissional precisa entender o que uma marca deseja divulgar e escolher a melhor forma possível para que a mensagem atinja o público-alvo.

Na rotina de um publicitário, criar campanhas, divulgar ideias e cuidar da imagem de marcas são algumas das funções frequentes.

Cinema

Essa é uma das opções de cursos para quem é criativo de maior interesse das pessoas: a graduação em cinema! Trata-se de um curso focado em ensinar os alunos a como desenvolver filmes, sejam eles de curta ou longa duração.

Quem opta por trabalhar com cinema pode encontrar oportunidades em diferentes áreas, que vão da elaboração do roteiro, passando pela direção, até a pós-produção. Clipes musicais, vídeos institucionais e até projetos publicitários são outras possibilidades para este profissional.

Marketing

Para aqueles que não gostam de rotina, o marketing é uma das melhores opções de cursos para quem é criativo. Isso porque, a área está sempre se transformando – veja que ainda em 2020 temos listas de tendências de marketing para 2021.

O profissional de marketing tem a função de elaborar estratégias para atingir os objetivos de uma empresa, como o maior reconhecimento entre o público-alvo e o aumento da lucratividade com as vendas.

Como escolher a profissão certa?

Não tem outro jeito: para encontrar a profissão ideal é preciso dedicar um bom tempo à pesquisa. Assim, você conseguirá avaliar qual área tem mais conexão com as características da sua personalidade.

Lembre-se de considerar as habilidades que você já tem e o que você gosta de fazer. Testes vocacionais também podem ser úteis nesse momento. Dessa forma, com uma boa pesquisa e análise das suas características, vai ser mais simples conseguir encontrar a profissão certa para você!