Uma das profissões mais procuradas hoje em dia é o Trader, que é o profissional que movimenta o mercado financeiro, colaborando com a movimentação econômica brasileira. É o responsável por negociar ativos econômicos, através de contratação de uma instituição financeira ou por conta própria.

Uma grande vantagem para o profissional é que a atividade pode ser realizada 100% remotamente, de casa ou em qualquer lugar do mundo. Por isso, é uma profissão que vem crescendo cada vez mais na atualidade.

O que muita gente gostaria de saber, é se existem cursos universitários para se tornar um Trader ou como o profissional pode se inserir no mercado de trabalho? Para saber mais, continue acompanhando o artigo que daremos dicas importantes sobre os principais cursos e como se tornar um Trader de sucesso. Confira!

Economia

Um dos cursos mais conhecidos na área financeira é o curso de economia, pois sempre lembramos de investimentos de curto e longo prazo, além disso, possui muitas disciplinas relacionadas com cálculos que são muito importantes para quem investe.

É um estudo que visa a viabilidade econômica de projetos e também engloba o ambiente econômico de forma geral. Também elabora planos econômicos sustentáveis. O profissional precisa sempre ficar atento às variações do mercado financeiro.

O curso de Economia tem duração de 4 a 5 anos, dependendo da universidade escolhida e o profissional pode atuar nos diferentes ramos na economia em regiões com grande quantidade de dados estatísticos e regiões menores.

Engenharia de Produção

A formação em engenharia de Produção também tem muito a ver com quem quer ser um Trader, porque é muito importante que o profissional tenha familiaridade com leitura de gráficos, que é um dos principais requisitos do Trader.

O profissional dessa área gerencia os recursos humanos e financeiros com a finalidade de aumento de produção e organização. Sempre procura aperfeiçoar as atividades financeiras e a produção, através de seus conhecimentos.

Geralmente, o curso tem duração de cinco anos e o profissional tem um perfil multidisciplinar que pode atuar nas indústrias e empresas prestadoras de serviços, além de financeiras.

Administração

Administração também é uma formação que possui muita familiaridade com cálculos e gestão financeira, pois além de lidar com as questões financeiras da empresa, também gerencia pessoas.

O profissional tem como principal função gerenciar estratégias e projetos dentro da empresa, como controlar a entrada e saída de materiais, bem como gerenciar o pagamento de contas e funcionários. É uma profissão bem ampla que pode ser aproveitada dentro da empresa.

O curso de Administração tem duração de quatro anos e é um dos cursos mais estudados, pois sempre há muitas ofertas no mercado de trabalho.

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis ajuda o profissional a ter mais conhecimento com cálculos, que é o responsável por cuidar dos cálculos de uma empresa. São funções que tem muito a ver com o Trader, pois gerencia contas.

O profissional também é responsável por registrar receitas, despesas e lucros, além de planejar e coordenar processos de compras, vendas, negociações e investimentos.

O curso tem em média a duração de quatro anos e o profissional pode entrar na área também através de concursos públicos específicos. Além disso, precisa ter um registro no Conselho Regional de Contabilidade para entrar na área.

Estude bastante e seja um excelente profissional

Para ser um grande profissional de Trader, é preciso estudar e treinar muito. Independente de ser em uma universidade ou um curso técnico, é muito importante começar a pesquisar a respeito da profissão.

Uma dica importante é entrar na bolsa de valores e ler bastante sobre assuntos relacionados para que entenda o primeiro passo para iniciar nessa grande profissão. É necessário ler bastante sobre análise técnica. Há muitos livros no mercado sobre esse tema e também portais renomados como o https://tradingnobrasil.com/ em que pode ajudar você com informações importantes de como se tornar um trader de sucesso e também conhecer um pouco mais sobre as corretoras e suas características.

O profissional se destaca por ter agilidade, abrir e fechar posições conforme sua estratégia, sempre se adiantando com relação aos outros Traders. É um processo contínuo, e essa profissão requer sempre conhecimentos.

Sempre leia bastante sobre o assunto, conheças as regras da Bolsa de valores, saiba a hora de começar e terminar, trabalhe o psicológico para perdas e ganhos, desenvolva a seu feeling e o mais importante: sempre comece devagar, com moderação, calma e adquira habilidades antes de começar a investir. Não pare de estudar e seu futuro estará garantido!

Onde estudar esses cursos?

Buscar uma faculdade pode levar algum tempo e muita pesquisa para encontrar uma universidade que seja ideal. A primeira coisa que é preciso levar em consideração é optar por instituições que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Depois disso, listar as faculdades que mais atendem as suas necessidades pode ajudar na escolha. Vale pensar na localização, valores da mensalidade, avaliações da faculdade, disponibilidade de curso e que modalidade você pretende estudar (presencial ou EAD). Há diversas faculdades que contam com cursos nas duas modalidades autorizados pelo MEC, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

E então, preparado para começar a carreira como trader? Conte nos comentários abaixo qual desses cursos mais te interessou!