Normalmente, os cursos técnicos têm uma duração que varia entre 1 e 2 anos. O fato de prepararem o aluno para  entrada no mercado de trabalho, auxiliando-os a colocar a “mão na massa” e em um período de tempo mais curto que as graduações, isso vem atraindo muitos interessados que desejam formação rápida.

A principal diferença entre os cursos de graduação está no tipo de formação que oferecem. Quem realiza o curso técnico tem uma formação de nível médio, além disso esse tipo de curso é focado em ensinar as atividades profissionais de maneira mais prática.

Já os cursos de graduação oferecem formação de nível superior e conta com uma abordagem teórica muito mais extensa, permitindo que esses alunos assumam cargos de liderança. Sendo assim, a formação superior é fundamental para seguir na carreira e se desenvolver cada vez mais.

Quer saber mais sobre os cursos técnicos na área da saúde? Então confira abaixo as principais informações.

Opções de cursos técnicos na área da saúde

A seguir, vamos mostrar algumas opções bem interessantes para quem deseja atuar na área da saúde. Se você ainda não sabe muito bem qual curso quer fazer, a hora de se decidir é agora! Vamos lá?!

Técnico em Enfermagem

O curso técnico de Enfermagem forma profissionais capazes de atuar nos diferentes níveis, a fim  de promoverem a saúde e atendimento aos pacientes e a comunidade.

Deve atuar sob supervisão de um enfermeiro com formação superior, desempenhando atividades como orientação e preparação do​ paciente para exames, realizando curativos, administrando  remédios e vacinas, banho de​ leito e nebulizações.

Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia habilita o aluno para atuar em farmácias, distribuidoras, hospitais, indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros. É importante ressaltar que esse profissional deve atuar sempre sob supervisão de um farmacêutico com formação superior.

Esse profissional realiza a manipulação, a produção e o controle de qualidade de remédios, cosméticos e diversos produtos para a saúde. Também atua no processo de distribuição desses produtos, bem como a venda e pós-venda. Auxilia ainda nos processos administrativos, controle do estoque e ações de promoção da saúde.

Técnico em Hemoterapia

Ao finalizar o curso técnico de Hemoterapia, o aluno estará capacitado para atuar com processos de captação epidemiológica e sorológica dos interessados em fazer doação de sangue, fazer coleta do sangue e triagem clínica.

Também estará habilitado para atuar com processamento, armazenamento, controle, expedição e infusão de hemocomponentes, provas imunohematológicas e sorológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes.

Técnico em Massoterapia

O aluno formado no curso técnico de Massoterapia estará apto para realizar práticas massoterapêuticas baseadas em diferentes técnicas, tanto ocidentais como orientais.

A aplicação dessas técnicas visam a promoção e a manutenção da saúde, para que ocorra um equilíbrio físico, emocional e energético no corpo.

Técnico em Nutrição e Dietética

O técnico em Nutrição e Dietética trabalha para melhorar a alimentação, e, consequentemente, a saúde física e a disposição dos indivíduos, visando um aumento da qualidade de vida.

Portanto, vai promover e atuar na manutenção e recuperação da saúde de pessoas. Pode trabalhar em diversas áreas da alimentação, auxiliando o nutricionista.

Técnico em Saúde Bucal

Esse profissional atua na atenção à saúde bucal, mas sempre supervisionado por um cirurgião-dentista. Ao finalizar o curso técnico em Saúde Bucal, o aluno estará pronto para promover a saúde, atuar na prevenção e na reabilitação do paciente.

Sua atuação se dá em clínicas ou consultórios odontológicos, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e instituições de ensino.

Trabalha em equipes de multiprofissionais, juntamente com cirurgião-dentista, técnico em prótese dentária, auxiliando a saúde bucal e aos demais profissionais.

Técnico em Podologia

O profissional com formação técnica em Podologia é capaz de identificar afecções e disfunções nos pés, buscando selecionar e executar os procedimentos podológicos ideais para diversas patologias.

Dentre os procedimentos aplicados por esse profissionais, estão a avaliação de alterações e deformidades podais e aplicação das técnicas de reflexologia podal.

Técnico em Radiologia

As funções executadas pela pessoa  formada no curso técnico de Radiologia são as de realizar exames radiográficos, preparar o paciente e o ambiente para exames de mamografia, hemodinâmica, ressonância magnética nuclear, densitometria óssea e ​tomografia computadorizada.

Durante o curso, o aluno aprende ainda como aplicar corretamente as normas de biossegurança e de proteção radiológica.

Técnico em Óptica

O curso técnico em Óptica forma alunos capazes de confeccionar óculos, vender produtos e serviços ópticos, fazer adaptação de lentes de contato e criar laudos técnicos de lentes oftálmicas, óculos, armações e lentes de contato.

Especialização Técnica em Mamografia

Para realizar esse curso é necessário ter feito primeiro o curso técnico de Radiologia. Este é um aprofundamento das atividades relacionadas à realização de exames de mamografia tanto no sistema analógico como digital.

Também aprimora os conhecimentos relacionados à obtenção, processamento e manipulação de imagens mamográficas, bem como o controle de qualidade de mamógrafos.

Curso superiores na área de Saúde

Todos os profissionais que realizam o curso técnico devem atuar sob a supervisão de um profissional com formação superior.

O enfermeiro técnico deve trabalhar sob supervisão do enfermeiro de nível superior, o profissional que possui técnico em farmácia sob supervisão do farmacêutico e o técnico em Nutrição, supervisionado pelo nutricionista.

Portanto, se você tem interesse em crescer na sua profissão é interessante que além do técnico você também tenha formação superior na área da saúde. Abaixo, separamos algumas opções de faculdades que oferecem cursos nessas áreas. Confira!

Veja também:

Curso de Enfermagem - Saiba Mais

Curso de Nutrição

São muitas opções de cursos, não é mesmo? Mas agora que você já sabe tudo sobre cursos técnicos na área da saúde, tanto quanto a importância de fazer um curso universitário, conte para a gente sobre qual área pretende seguir!