Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça os melhores cursos técnicos na área da saúde

26 de março de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Normalmente, os cursos técnicos têm uma duração que varia entre 1 e 2 anos. O fato de prepararem o aluno para  entrada no mercado de trabalho, auxiliando-os a colocar a “mão na massa” e em um período de tempo mais curto que as graduações, isso vem atraindo muitos interessados que desejam formação rápida.

A principal diferença entre os cursos de graduação está no tipo de formação que oferecem. Quem realiza o curso técnico tem uma formação de nível médio, além disso esse tipo de curso é focado em ensinar as atividades profissionais de maneira mais prática.

Já os cursos de graduação oferecem formação de nível superior e conta com uma abordagem teórica muito mais extensa, permitindo que esses alunos assumam cargos de liderança. Sendo assim, a formação superior é fundamental para seguir na carreira e se desenvolver cada vez mais.

Quer saber mais sobre os cursos técnicos na área da saúde? Então confira abaixo as principais informações.

Veja também:
+ Quais são as matérias do Curso Técnico de Enfermagem?

Opções de cursos técnicos na área da saúde

A seguir, vamos mostrar algumas opções bem interessantes para quem deseja atuar na área da saúde. Se você ainda não sabe muito bem qual curso quer fazer, a hora de se decidir é agora! Vamos lá?!

Técnico em Enfermagem

O curso técnico de Enfermagem forma profissionais capazes de atuar nos diferentes níveis, a fim  de promoverem a saúde e atendimento aos pacientes e a comunidade.

Deve atuar sob supervisão de um enfermeiro com formação superior, desempenhando atividades como orientação e preparação do? paciente para exames, realizando curativos, administrando  remédios e vacinas, banho de? leito e nebulizações.

Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia habilita o aluno para atuar em farmácias, distribuidoras, hospitais, indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros. É importante ressaltar que esse profissional deve atuar sempre sob supervisão de um farmacêutico com formação superior.

Esse profissional realiza a manipulação, a produção e o controle de qualidade de remédios, cosméticos e diversos produtos para a saúde. Também atua no processo de distribuição desses produtos, bem como a venda e pós-venda. Auxilia ainda nos processos administrativos, controle do estoque e ações de promoção da saúde.

Técnico em Hemoterapia

Ao finalizar o curso técnico de Hemoterapia, o aluno estará capacitado para atuar com processos de captação epidemiológica e sorológica dos interessados em fazer doação de sangue, fazer coleta do sangue e triagem clínica.

Também estará habilitado para atuar com processamento, armazenamento, controle, expedição e infusão de hemocomponentes, provas imunohematológicas e sorológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes.

Técnico em Massoterapia

O aluno formado no curso técnico de Massoterapia estará apto para realizar práticas massoterapêuticas baseadas em diferentes técnicas, tanto ocidentais como orientais.

A aplicação dessas técnicas visam a promoção e a manutenção da saúde, para que ocorra um equilíbrio físico, emocional e energético no corpo.

Técnico em Nutrição e Dietética

O técnico em Nutrição e Dietética trabalha para melhorar a alimentação, e, consequentemente, a saúde física e a disposição dos indivíduos, visando um aumento da qualidade de vida.

Portanto, vai promover e atuar na manutenção e recuperação da saúde de pessoas. Pode trabalhar em diversas áreas da alimentação, auxiliando o nutricionista.

Técnico em Saúde Bucal

Esse profissional atua na atenção à saúde bucal, mas sempre supervisionado por um cirurgião-dentista. Ao finalizar o curso técnico em Saúde Bucal, o aluno estará pronto para promover a saúde, atuar na prevenção e na reabilitação do paciente.

Sua atuação se dá em clínicas ou consultórios odontológicos, Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e instituições de ensino.

Trabalha em equipes de multiprofissionais, juntamente com cirurgião-dentista, técnico em prótese dentária, auxiliando a saúde bucal e aos demais profissionais.

Técnico em Podologia

O profissional com formação técnica em Podologia é capaz de identificar afecções e disfunções nos pés, buscando selecionar e executar os procedimentos podológicos ideais para diversas patologias.

Dentre os procedimentos aplicados por esse profissionais, estão a avaliação de alterações e deformidades podais e aplicação das técnicas de reflexologia podal.

Técnico em Radiologia

As funções executadas pela pessoa  formada no curso técnico de Radiologia são as de realizar exames radiográficos, preparar o paciente e o ambiente para exames de mamografia, hemodinâmica, ressonância magnética nuclear, densitometria óssea e ?tomografia computadorizada.

Durante o curso, o aluno aprende ainda como aplicar corretamente as normas de biossegurança e de proteção radiológica.

Técnico em Óptica

O curso técnico em Óptica forma alunos capazes de confeccionar óculos, vender produtos e serviços ópticos, fazer adaptação de lentes de contato e criar laudos técnicos de lentes oftálmicas, óculos, armações e lentes de contato.

Especialização Técnica em Mamografia

Para realizar esse curso é necessário ter feito primeiro o curso técnico de Radiologia. Este é um aprofundamento das atividades relacionadas à realização de exames de mamografia tanto no sistema analógico como digital.

Também aprimora os conhecimentos relacionados à obtenção, processamento e manipulação de imagens mamográficas, bem como o controle de qualidade de mamógrafos.

Curso superiores na área de Saúde

Todos os profissionais que realizam o curso técnico devem atuar sob a supervisão de um profissional com formação superior.

O enfermeiro técnico deve trabalhar sob supervisão do enfermeiro de nível superior, o profissional que possui técnico em farmácia sob supervisão do farmacêutico e o técnico em Nutrição, supervisionado pelo nutricionista.

Portanto, se você tem interesse em crescer na sua profissão é interessante que além do técnico você também tenha formação superior na área da saúde. Abaixo, separamos algumas opções de faculdades que oferecem cursos nessas áreas. Confira!

Veja também:

Curso de Enfermagem – Saiba Mais

Curso de Nutrição

São muitas opções de cursos, não é mesmo? Mas agora que você já sabe tudo sobre cursos técnicos na área da saúde, tanto quanto a importância de fazer um curso universitário, conte para a gente sobre qual área pretende seguir!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.