Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Direito

14 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quando se fala em Direito, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a de filmes e seriados de tribunais, com um advogado discursando para convencer o júri. Realmente, esse é um lado da profissão. Mas na vida real a carreira é muito mais ampla.

O Direito permeia as relações em sociedade. O trabalho do advogado vai desde atender o casal que quer se separar, a empresa que abre uma filial no exterior até o consumidor que não recebeu uma compra feita pela internet. Relações de conflito ou de negociação podem ser intermediadas por um advogado.

Por isso, esta profissão, que é tão tradicional, consegue se manter sempre atual e necessária.

Conheça mais sobre o curso de Direito, saiba as áreas em que se pode atuar e confira também as universidades que oferecem o curso!

O curso de Direito

A graduação em Direito dura em média cinco anos. Este bacharelado é oferecido em turmas diurnas, noturnas e em algumas universidades até integrais, ou seja, com aulas em todos os turnos. Não existem cursos de graduação em Direito na modalidade a distância, somente especializações.

História, Antropologia, Filosofia e Economia fazem parte das matérias básicas logo no início do curso. Elas ajudam a entender como funciona o mundo, por que a sociedade cria as leis, como elas são aplicadas, como as desigualdades e as injustiças são produzidas.

Na parte específica, o estudante vai aprender sobre as diferentes áreas do Direito, como Administrativo, Penal, Civil, Trabalhista e outros.

Para fazer o curso de Direito, o estudante deve se preparar para ler muito. Afinal, a “matéria-prima” do trabalho são as constituições, leis, doutrinas, súmulas. Deve também se acostumar com essa linguagem jurídica. Não que tenha que decorar as leis, mas sim entender como elas funcionam e saber onde consultá-las.

Matérias práticas

O curso de Direito oferece ainda aulas práticas para o estudante exercitar a oratória. Em apresentações e exercícios, o aluno aprende a articular ideias, expressar-se com clareza e defender seu argumento.

Outro exercício prático no curso é escrever. Afinal, o Direito brasileiro baseia-se em registros escritos – as petições. São elas que fazem o processo caminhar na Justiça e também servem para o advogado se comunicar com o juiz e com a outra parte do processo. O curso traz várias disciplinas de Prática Jurídica, em que o estudante aprende a redigir petições.

Para conhecer o dia a dia da profissão e entender as diferentes áreas do Direito, os alunos realizam estágios em escritórios e órgãos públicos. Algumas universidades oferecem atividades em escritórios-modelo, nas quais os estudantes prestam apoio a cidadãos que não têm recursos para pagar advogados.

O que se estuda no curso de Direito

As matérias do curso de Direito podem variar de acordo com a universidade. Veja algumas das disciplinas que costumam fazer parte do currículo:

  • Ciência Política
  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito da Criança e do Adolescente
  • Direito Internacional
  • Direito Penal
  • Direito Trabalhista
  • Filosofia do Direito
  • Psicologia Jurídica

Nos anos finais do curso o aluno deve passar por um estágio supervisionado e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sobre a carreira em Direito

Na hora de escolher qual caminho seguir, o profissional que se forma em Direito tem duas opções principais:

  • Carreira jurídica: envolve o trabalho de delegados de polícia, assistentes judiciários, defensores públicos, promotores, procuradores e juízes. Para se candidatar a essas vagas é preciso passar por concurso público.
  • Advocacia: é o campo de trabalho dos advogados, que consiste em defender o interesse de seus clientes com base nas leis em vigor. O recém-formado pode abrir seu próprio escritório, trabalhar em um escritório já estabelecido ou no departamento jurídico de uma empresa.

Se optar pela advocacia, existem muitas áreas nas quais o profissional pode se especializar. Os mercados mais concorridos são das áreas tradicionais, como Direito Civil, Trabalhista, Tributário e Criminal. As oportunidades de vagas podem estar em áreas inovadoras, como por exemplo:

  • Direito Ambiental
  • Direito Desportivo
  • Direito Digital
  • Direito no Agronegócio
  • Direito do Petróleo e Gás
  • Direito de Fusões e Aquisições

Algumas universidades apresentam esses assuntos já na graduação. No entanto, o mais comum é que o profissional faça uma especialização, para se qualificar e diferenciar. A pós-graduação também é um caminho para dar aulas em cursos de graduação em Direito.

Vale lembrar que para exercer a profissão como advogado, promotor e juiz é necessário ter o diploma de um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Onde estudar Direito

O Brasil é o país que tem mais cursos de Direito no mundo: são mais de 1.300!

Conheça algumas universidades autorizadas pelo MEC a oferecer esta graduação:

Privadas:

Públicas:

E então, você ficou interessado em seguir carreira profissional na área do Direito? Compartilhe suas ideias!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.