No Brasil existem mais de 21 mil agências bancárias, que fazem parte de cerca de 50 bancos, segundo o Banco Central.

Esses bancos podem ser privados, corporativos ou públicos, como a Caixa Econômica Federal (CEF), que é a maior instituição bancária do país, possuindo mais de 4 mil agências e postos de atendimento.

O mercado de trabalho para o bancário é sempre muito amplo, pois apesar de pouca rotatividade, existem muitas agências e alguns profissionais são sempre requisitados para ocupar funções mais complexas.

Qual faculdade fazer para trabalhar em um banco

Se você veio saber qual faculdade fazer para conseguir uma vaga em um banco, saiba que está no lugar certo, pois separamos alguns cursos, bem como as principais funções que o profissional da área vai exercer dentro de uma instituição bancária. Veja abaixo:

Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira hoje é uma das melhores opções para quem deseja trabalhar em banco e lidar diretamente com o financeiro. Esse curso é de curta duração, com o tempo médio de 2 anos e meio, suas mensalidades são baixas e está disponível em a distância, semipresencial ou presencial.

O Gestor Financeiro planeja a captação e o investimento de recursos, analisa os demonstrativos financeiros, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de ter outras responsabilidades.

Administração

O curso de Administração leva em média 4 anos e nele o aluno irá vê disciplinas que te deixará apto para trabalhar em um banco, como as de contabilidades e mercado.

Muitos bancários realizaram o curso de administração e alguns dos principais desempenhos do administrador são gerenciar organizações, lançar novos produtos no mercado, organizar a produção de uma fábrica e liderar equipes.

Ciências Contábeis

Outro curso muito bom para quem deseja trabalhar diretamente com o financeiro é o de Ciências Contábeis, apesar de ter um tempo médio de 4 anos para formar o profissional ele também forma o estudante para ser o responsável pelas movimentações financeiras da empresa, elaborar relatórios, fazer o balanço patrimonial, controlar receitas e despesas, verificar impostos que devem ser pagos.

O curso de Ciências Contábeis também pode ser visto na modalidade EAD, semipresencial ou presencial, porém a sua mensalidade é um pouco maior, pois trata-se de um curso de longa duração.

Economia

Esse curso é para quem gosta de acompanhar o mercado financeiro e saber tudo sobre ele. O curso de Economia também é um curso de longa duração, seu tempo médio é de 4 anos e o profissional desta área têm uma das maiores responsabilidades dentro de uma instituição bancária, que é realizar projeções sobre o cenário econômico nos próximos anos.

Sistema da Informação

Uma das áreas consideradas mais promissoras para o futuro, cursos de Tecnologia da Informação (TI) podem ser vistos em diversas faculdades, mas apesar de ter uma grande oferta, poucos estudantes se formam nestas áreas, diminuindo a concorrência no mercado de trabalho e aumentando consideravelmente a procura.

Nos bancos não é diferente, cada dia mais existem vagas para esses profissionais e os salários não são nada baixos. Em um banco é necessário um profissional de TI para administrar o fluxo de informações que circula na rede de computadores do banco e criar programas de armazenamento e recuperação de dados de forma que as informações fiquem seguras, e, ao mesmo tempo, fáceis de serem acessadas.

Gestão de Recursos Humanos

Esse curso permite que o estudante atue em diversos ramos,  um curso que tem uma curta duração e é um dos mais escolhidos para quem deseja se formar em até 2 anos e meio e trabalhar em empresas de curto, médio e grande porte.

O curso de Recursos Humanos permite que o profissional aprenda a lidar diretamente com gerenciamentos de pessoas, sendo apto para fazer seleções, acompanhar o desenvolvimento e capacitar os funcionários, com treinamentos e palestras.

Marketing

Tenho certeza que você lembra de algum comercial de banco, que passou na TV, internet ou rádio.

O profissional que é responsável por deixar essa lembrança é o Mercadólogo (nome dado a quem se forma em Marketing), ele é responsável por analisar o público daquela empresa e planejar uma estratégia para atingir antigos e novos públicos.

O curso de Marketing é de longa duração e também pode ser visto em todas as modalidades de cursos superiores.

Onde estudar para trabalhar em banco

Antes de se matricular em qualquer faculdade sempre veja se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois se a faculdade não tiver o reconhecimento, não pode oferecer nenhum curso, uma vez que não tem validade.

Hoje algumas faculdades oferecem bolsas, descontos e financiamentos próprios para os estudantes que não podem pagar as mensalidades.

Então, para lhe ajudar, separamos algumas dessas faculdades que além de terem essas facilidades, participam do ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil). Veja:

Veja também:

Veja os cursos tecnólogos a distância disponíveis em todo o Brasil

Sonha em trabalhar em um banco? Então conte aqui nos comentários qual curso você pretende fazer para conseguir realizar esse sonho!