O curso de Ciência da Computação capacita os estudantes para que analisem problemas e desenvolvam soluções para o sistema computacional.

O cientista da computação está apto a criar programas simples e complexos para facilitar tanto o dia a dia das pessoas quanto de uma grande empresa.

O curso de Ciência da Computação

Essa graduação tem a duração média de 4 anos e pode ser encontrado nas modalidades EAD ou presencial. Também pode ser feita nas formas de bacharelado ou licenciatura — essa última possui disciplinas de Pedagogia, direcionando o estudante para lecionar.

Grade curricular de Ciência da Computação

O curso, em seu modo geral, conta com diversas disciplinas de exatas e de linguagem de programação.

Confira a grade curricular de Ciência da Computação, da Faculdade Pitágoras. Lá, o curso tem duração de 4 anos e pode ser feito presencialmente. Veja:

  • Algoritmos e Estrutura de Dados

  • Algoritmos e Estrutura de Dados Avançado

  • Algoritmos e Técnicas de Programação

  • Análise de Computabilidade e Complexidade de Algoritmos

  • Arquitetura e Organização de Computadores

  • Arquiteturas Paralelas e Distribuídas

  • Atividades Complementares

  • Cálculo Numérico

  • Ciência da Computação e Profissão

  • Ciência da Computação I

  • Ciência da Computação II

  • Circuitos Digitais

  • Compiladores

  • Computação Gráfica e Processamento de Imagens

  • Ed — Álgebra e Geometria

  • Ed — Democracia, Ética e Cidadania

  • Ed — Educação Ambiental

  • Ed — Empregabilidade

  • Ed — Funções

  • Ed — Gramática

  • Ed — Lógica Matemática

  • Ed — Políticas Públicas

  • Empreendedorismo (Optativa)

  • Engenharia de Software

  • Ética, Política e Sociedade

  • Física Geral

  • Fundamentos de Redes de Computadores

  • Geometría Analítica e Álgebra Vetorial

  • Gestão de Projetos

  • Homem, Cultura e Sociedade

  • Inteligência Artificial

  • Inteligência Artificial e Computacional

  • Linguagens Formais e Autômatos

  • Lógica e Matemática Computacional

  • Matemática Instrumental

  • Metodologia Científica

  • Modelagem de Dados

  • Princípios de Telecomunicações

  • Probabilidade e Estatística

  • Programação Aplicada à Ciência da Computação

  • Programação Em Banco de Dados

  • Programação Orientada a Objetos

  • Programação Orientada a Objetos II

  • Segurança da Informação e de Redes

  • Sistemas de Computação e de Informação

  • Sistemas Distribuídos

  • Sistemas Operacionais

  • Trabalho de Conclusão de Curso I

  • Trabalho de Conclusão de Curso II

  • Direito, Ética e Propriedade Intelectual (optativa)

  • Inglês (optativa)

  • Libras — Língua Brasileira de Sinais (optativa)

Áreas de atuação

O cientista da computação poderá atuar em vários locais, tendo um mercado de trabalho muito amplo, com diversas opções.

Ele poderá trabalhar como:

  • Arquiteto de software – modela os softwares em seus sistemas e infraestruturas para um bom funcionamento.

  • Gerente de TI – gerencia e coordena equipes e projetos, realizando o planejamento o desenvolvimento de sistemas.

  • Analista de Sistemas – elabora documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software.

  • Docência ou pesquisa – trabalha como professor em instituições de ensino ou desenvolve pesquisas tecnológicas.

É bom lembrar que o estudante de Ciência da Computação deverá ter muita aptidão com equipamentos tecnológicos e está sempre muito atualizado das novidades desse universo.

Onde estudar Ciências da Computação

Essa área está constante crescimento, portanto várias faculdades já oferecem esse curso nas modalidades EAD e presencial.