Aumentar a acessibilidade e a igualdade entre as pessoas são alguns dos desafios encontrados atualmente. Essa preocupação está presente em diversas áreas e não somente na educação.

É fácil encontrar com pessoas no dia a dia que sentem dificuldade em se comunicar devido à ausência ou diminuição da audição e da fala.

Uma das formas de aumentar a comunicação entre as pessoas que possuem deficiência auditiva ou vocal é através da Linguagem Brasileira de Sinais, ou simplesmente, Libras.

O que é a Linguagem Brasileira de Sinais?

A Língua Brasileira de Sinais é conhecida nacionalmente como Libras. Essa linguagem utiliza os gestos para auxiliar a comunicação entre pessoas que possuam deficiência auditiva ou vocal com as que não possuem ou entre elas mesmas.

Essa linguagem não pode ser considerada como a “Língua Portuguesa transformada em Gestos” pelo simples fato de que em Portugal, país que também utiliza a língua portuguesa, essa língua de sinais é diferente da praticada no Brasil. A linguagem adotada no Brasil possui heranças de padrões franceses e, por isso, a comunicação realizada aqui e na Europa são semelhantes.

Ao expressar uma frase na linguagem dos gestos, os verbos são utilizados no infinitivo, ou seja, não há flexão verbal.

Quem pode estudar Libras?

Libras não possui nenhuma restrição de público, ou seja, todos os interessados podem realizar um curso e aprender esse tipo de comunicação.

Todas as profissões que interagem diretamente com pessoas devem conhecer, pelo menos, o básico da língua dos sinais.

Onde aprender Libras?

Atualmente, vários cursos oferecem um treinamento na linguagem de sinais. Muitas instituições de ensino superior oferecem disciplinas voltada para esse assunto, independente de serem faculdades com cursos exclusivos dessa área.

Além disso, há cursos independentes que auxiliam os que desejam aprender essa linguagem e podem ser encontrados em várias instituições.

Alguns cursos de Libras também podem ser encontrados pela internet, disponibilizados de forma gratuita para todos aqueles que se interessam por essa forma de comunicação.

Faculdades que oferecem curso de Libras

O curso de Libras é oferecido por diversas instituições, sendo a maior parte deles relacionados diretamente com os cursos de Letras.

Saiba mais em:

Letras

O único curso encontrado no site do Ministério da Educação (MEC), oferecido com o nome de Libras, é o das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Viana.

Confira as instituições públicas e particulares que oferecem o curso de Libras nas modalidades a distância e presencial.

Faculdades Públicas que oferecem o curso de Libras Presencial:

  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – Letras-Libras
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Letras-Libras
  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – Letras-Língua Portuguesa e Libras
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Letras-Língua Portuguesa e Libras

Faculdades Públicas que oferecem o curso de Libras a Distância:

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Letras-Libras
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Letras-Língua Portuguesa e Libras

Faculdades Particulares que oferecem o curso de Libras Presenciais:

  • Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva) - Letras-Língua Portuguesa e Libras
  • Faculdade Sul Brasil (FASUL)- Letras-Língua Portuguesa e Libras
  • Centro Universitário Facvest (FACVEST) - Letras-Língua Portuguesa e Libras
  • Faculdades Integradas Rio Branco Granja Viana (FRB-GV) -  Libras

Libras é uma linguagem que vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre o público jovem. A preocupação com a igualdade entre as pessoas faz com que muitos jovens sintam curiosidade e necessidade de aprender essa forma de se comunicar com aqueles não possuem total capacidade de ouvir ou falar.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]