Atualmente, o mercado de trabalho é bastante competitivo e a melhor forma de conseguir a vaga que sempre desejou é a qualificação. Tanto para aqueles que desejam manter o emprego quanto para aqueles que desejam se reinserir no mercado, ter uma boa formação e, consequentemente, um bom currículo, é muito importante.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para aqueles que desejam ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho ou até mesmo para aqueles que já estão trabalhando e querem trabalhar em outras áreas, fazer um curso técnico pode ser uma boa opção. Isso porque esse curso tem uma duração mais curta comparada aos de graduação e normalmente possui mensalidades mais acessíveis. 

Dentre todas as áreas existentes nos cursos técnicos, uma que se destaca pelas amplas possibilidades de atuação é o curso técnico em Administração, já que todas as empresas precisam de profissionais encarregados das funções administrativas para funcionarem, como planejamento, organização, controle e direção.

Se você tem interesse em fazer um curso técnico em Administração, aqui vamos responder às principais dúvidas sobre esse curso, bem como o que faz um profissional que é técnico em Administração. Confira abaixo:

Leia mais: O curso de Administração é indicado para quem quer ter o próprio negócio?

+ 17 melhores cursos de Administração, segundo o Guia da Faculdade

Como é o curso técnico em Administração?

No curso técnico de Administração os estudantes aprendem diversas funções administrativas relacionadas aos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização, seja ela privada, pública ou do terceiro setor. 

O curso técnico de Administração tem uma duração média de cerca de 18 meses ou 1 ano e meio, dependendo da instituição escolhida. Para fazer a matrícula, normalmente as instituições que oferecem o curso exigem que o candidato tenha no mínimo 16 anos e esteja cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio. 

Isso porque, não é preciso ter finalizado o ensino médio para fazer um curso técnico. Muitas pessoas, inclusive, começam a formação técnica juntamente com o ensino médio escolar. Aqui vale reforçar que o curso técnico em Administração, apesar de ser encontrado também em instituições de ensino que oferecem graduações, é uma formação de nível médio, e não de nível superior.

Veja também: Curso técnico tem TCC?

+ Curso técnico tem estágio?

O que se estuda no curso técnico de Administração?

As disciplinas ofertadas ao longo dos semestres do curso técnico de Administração são bem variadas e dão ao aluno uma boa noção do ambiente administrativo, suas rotinas e processos, já que o profissional deve ser apto para trabalhar em diferentes áreas de empresas de diversos setores.

No começo do curso, os alunos têm acesso a matérias mais gerais, como matemática e informática. Conforme o curso vai se prolongando, os estudantes passam a ter conteúdos mais específicos, voltados para a atuação administrativa, como comunicação empresarial, fundamentos de administração e coordenação de equipes.

Para se ter uma ideia mais concreta, veja abaixo um exemplo de grade curricular do curso técnico em Administração:

  • Matemática Aplicada
  • Fundamentos do Direito Empresarial
  • Fundamentos de Administração
  • Comunicação Empresarial
  • Informática Aplicada
  • Contabilidade Comercial
  • Gestão da Produção e de Custos
  • Gestão Ambiental e da Qualidade
  • Administração Mercadológica e Processos Comerciais
  • Rotinas de Pessoal
  • Processos de Recursos Humanos
  • Desenvolvimento de Projeto
  • Prática Profissional Simulada
  • Coordenação de Equipes

Confira: Veja como fazer uma faculdade de Administração a distância

+ Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo

O que faz um técnico em Administração?

O profissional com técnico em Administração atua na execução e suporte de atividades administrativas em diversas áreas de uma empresa, como planejamento, gestão, avaliação, logística e controle dos recursos humanos, materiais e financeiros. 

Assim, é um profissional bastante ligado ao trabalho em escritórios e demais setores da Administração. Entretanto, além disso, também é possível coordenar equipes operacionais de produção e serviços ou trabalhar em áreas voltadas ao departamento pessoal, folha de pagamento, RH, dentre outras.

Apesar de geralmente não ocuparem posições muito altas por possuírem somente o curso técnico, esses profissionais trabalham normalmente nos cargos de técnico, auxiliar ou assistente, funções que são verdadeiras vitrines para você mostrar trabalho e, com tempo e dedicação, conquistar uma melhor colocação dentro da empresa.

Em muitos casos, apenas com o técnico é possível chegar até as colocações iniciais de liderança, como supervisor ou fiscal de equipe. Dessa forma, se o desejo do profissional é crescer na hierarquicamente na carreira e alcançar cargos de analista, gerência e direção, muitas vezes será solicitado um diploma de nível superior, que é conquistado pela formação na faculdade. 

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), aqueles que concluem o curso técnico de Administração estão aptos a exercerem as seguintes atividades:

  • Executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques.
  • Aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas.
  • Operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

Já no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), as atividades tidas como típicas do técnico em Administração são:

  • controlar rotina administrativa;
  • realizar atividades em recursos humanos e intermediar mão de obra para colocação e recolocação;
  • atuar na área de compras e assessorar a área de vendas;
  • intercambiar mercadorias e serviços e executar atividades nas áreas fiscal e financeira.

Leia mais: Confira 5 dúvidas frequentes da área de Administração

+ Saiba quais são os melhores cursos de administração em São Paulo

Onde um técnico em Administração pode trabalhar?

Pela Administração ser uma área naturalmente diversa e contemplar diversas atribuições, o profissional formado no técnico em Administração pode encontrar trabalho em praticamente qualquer empresa ou instituição, seja no setor público ou privado.

O perfil de alguém com curso técnico em Administração, de uma pessoa com conhecimentos em rotinas administrativas geralmente atrai muitas vagas e é requisitado por órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais. 

Já dentro das empresas, a atuação destes profissionais também têm segmentos variados: pode trabalhar na área de finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, auditoria, tecnologia da informação, consultoria, planejamento, comércio e outros, em organizações de qualquer tamanho.

Alguns exemplos de lugares que o profissional formado em técnico de administração pode trabalhar são restaurantes, padarias, escolas, escolas de idiomas, academias, bancos, seguradoras, fábricas, franquias de marcas, agências de marketing e publicidade, lojas de departamento, pet shops, hospitais, clínicas de saúde, supermercados, salões de beleza, dentre vários outros.

Quanto custa fazer um técnico em Administração? 

O valor de um curso técnico na área de Administração vai depender principalmente da instituição e da modalidade (presencial ou a distância) escolhida. Entretanto, no geral, os cursos de Administração, sejam eles técnicos ou bacharelados, têm um custo mais acessível devido à ampla oferta de vagas. Assim, os valores tornam-se mais competitivos para atrair os alunos.

De acordo com a Quero Bolsa, maior plataforma de bolsa de estudos da América Latina, existem programas de nível técnico na faixa dos R$ 100,00 e até menos. Normalmente, os cursos que são ofertados na modalidade presencial possuem um tempo de duração maior, e assim têm valores um pouco maiores, cerca de R$ 200,00, como é o caso do curso técnico em Administração oferecido pelo Senai.

Uma boa dica é procurar a opção que melhor se adapte à sua rotina e que ao mesmo tempo atenda a sua necessidade. Para algumas pessoas, por exemplo, um curso a distância (EaD) seria melhor aproveitado pelo fator da praticidade, já que não é preciso se locomover até o local para estudar. 

Assim, para conhecer todas as opções e definir qual é a ideal para você, confira todas as ofertas neste link

Veja também: Descubra os 13 cursos técnicos com maiores salários

+ Conheça os melhores cursos de Administração EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

Onde fazer um curso técnico em Administração?

O curso técnico em Administração está disponível em várias instituições e escolas espalhadas por todo o Brasil nas modalidades presencial, a distância e até semipresencial. Para fazer uma boa escolha, alguns pontos importantes a se atentar são a qualidade do ensino oferecido, as disciplinas ofertadas, 

Além disso, caso o profissional opte por fazer, mesmo que posteriormente, um curso superior na área, seja o bacharelado em Administração ou alguma das muitas opções de tecnólogo, é muito importante escolher uma faculdade com uma boa infraestrutura, com qualidade de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o que vai lhe render um diploma válido em todo o território nacional e um diferencial importante na hora de entrar no mercado de trabalho.

Para te ajudar nisso, separamos algumas ótimas opções para você iniciar sua busca e já se preparar. As faculdades abaixo oferecem cursos superiores na área de Administração em diferentes formatos (online, semipresencial, presencial), com a vantagem de uma ótima qualidade de ensino. Para facilitar ainda mais, todas elas contam com ofertas especiais e descontos em suas mensalidades, confira: 

Aproveite e leia mais: 10 faculdades de Administração com menor nota de corte no Sisu

+ ICESP: conheça a melhor faculdade de Administração do País, segundo o MEC

+ Os 10 melhores cursos de Administração EaD, segundo o MEC