Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Arquitetura?

18 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O arquiteto é o profissional responsável por planejar espaços, sejam eles pequenos como um cômodo de uma casa, ou grandes como cidades inteiras ? o chamado planejamento urbano. Para isso, ele deve combinar profundos conhecimentos de arte, design, estética, engenharia e construção.

O curso de Arquitetura é um bacharelado com duração de cinco anos. Durante esse período os alunos são expostos a uma grande curricular completíssima, que ensina desde a parte teórica até os aspectos mais práticos da profissão.

Se você pensa em estudar Arquitetura mas não sabe se vai curtir as matérias do curso, chegou ao lugar certo!

Dê uma olhada em nosso guia sobre o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo para saber tudo o que vai encontrar nos cinco anos da faculdade. Ao final, confira nossa seleção de boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você vai poder entrar com o pé direito nessa carreira!

Disciplinas do curso de Arquitetura

Confira a seguir algumas disciplinas abordadas nos cursos de Arquitetura. O nome das matérias pode variar de acordo com a faculdade, assim como a carga horária destinada a cada uma.

Mas uma coisa é certa: a graduação é composta de maneira equilibrada por matérias práticas e teóricas.

 

Arquitetura Digital: como operar os principais programas de desenho arquitetônico, projetos e representações gráficas.

 

Arquitetura da Paisagem: como criar projetos de paisagismo e como incorporar espaços livres aos projetos urbanos.

 

Ateliê de Urbanismo: apresenta as formas urbanas e suas características essenciais, além de analisar conjuntos arquitetônicos e espaços urbanos.

Conforto Ambiental e Eficiência Energética: como levar em conta aspectos ambientais, particularmente o clima, na hora de projetar edificações.

 

Desenho de Arquitetura: técnicas de desenho para elaboração de projetos arquitetônicos.

 

Estrutura de Concreto: propriedades do concreto, durabilidade e técnicas de uso.

 

Estrutura Metálica: propriedades de estruturas metálicas como o ferro e o aço em construções arquitetônicas, seus usos e durabilidade.

 

Estudos Topográficos: aplicações de conceitos da topografia (estudo dos terrenos englobando acidentes naturais ou artificiais) na Arquitetura.

História da Arte e da Arquitetura: as principais escolas da Arte e da Arquitetura na história da humanidade.

Instalações Prediais ? Elétricas: conceitos fundamentais de suprimento de energia elétrica e de telefonia nas edificações.

 

Instalações Prediais ? Hidráulicas: noções de instalação de água fria e quente nas edificações, bem como escoamento de esgoto e líquidos e noções de higiene nas instalações.

Interiores Comerciais e Corporativos: planejamento de ambientes como lojas, estandes, escritórios e empresas.

Interiores Residenciais: planejamento e projetos de casas e apartamentos, levando em conta aspectos estruturais e decorativos.

Percepção, Estética e Plástica: conceitos de estética aliados à filosofia da Arte e suas aplicações na Arquitetura.

Perspectivas Contemporâneas em Arquitetura e Urbanismo: estudo de questões e temas contemporâneos relativos à Arquitetura e Urbanismo.

Planejamento Urbano e Regional: estudos sobre a construção e o desenvolvimento de pequenas e grandes cidades, levando em consideração aspectos culturais, sociais e elementos naturais.

Representações Tridimensionais: desenho técnico geométrico para criar representações em projetos utilizando técnicas tridimensionais.

 

Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo: como aliar técnicas de arquitetura ao bem estar ambiental.

Teoria Crítica da Arquitetura: estudo da Arquitetura e Urbanismo e suas respectivas concepções teóricas, levando em conta os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais e seus reflexos na sociedade.

 

Teoria e História das Cidades: história da urbanização das principais metrópoles do mundo e considerações sobre seu crescimento.

 

Teoria e História do Paisagismo: estudo do Paisagismo considerando aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Trabalho de Conclusão de Curso e horas complementares no curso de Arquitetura

Para conseguir o diploma em Arquitetura e Urbanismo é necessário defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser elaborado durante o último ano do curso. Para se formar, as faculdades também exigem que o estudante acumule as chamadas ?horas complementares?.

Cada instituição define a quantidade exata de horas que o aluno deve se dedicar a atividades extracurriculares para compor seu repertório pessoal e acadêmico. Elas podem ser cumpridas frequentando cursos livres, simpósios, congressos, feiras, eventos e até sessões de cinema relacionados à atividades artísticas ou ao ramo da Arquitetura.

Boas faculdades que oferecem o curso de Arquitetura

Achou que o curso de Arquitetura e Urbanismo é a sua cara mas não sabe nem por onde começar a procurar uma faculdade para fazer a graduação? A gente pode ajudar!

Preparamos uma lista com algumas faculdades que oferecem o curso de Arquitetura. Todas elas são bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC. Isso significa não somente qualidade, mas também que seu diploma será válido em todo o território nacional e bem aceito no mercado de trabalho.

Todas as instituições a seguir também participam do ProUni e do FIES, duas iniciativas do governo federal que ajudam quem não tem condições financeiras para cursar o ensino superior privado.

E se você não se encaixar nos requisitos do ProUni e do FIES, não se preocupe. As faculdades que selecionamos oferecem uma série de vantagens aos alunos, como programas especiais de bolsa de estudo, descontos e financiamento sem burocracia.

Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Veja também:

O que se estuda em Arquitetura ?

E então? O que achou das matérias de Arquitetura? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.