Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Psicologia?

18 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O psicólogo é o profissional que busca entender os sentimentos, valores e ações das pessoas, orientando-as para que possam tomar decisões mais saudáveis e transformar aspectos de suas vidas que precisam ser compreendidos ou melhorados.

Para isso, o estudante do curso de Psicologia é mergulhado em um mar de teorias que possibilitam um entendimento mais profundo da mente e de tudo o que abrange a personalidade humana.

Quer saber exatamente o que se estuda no curso de Psicologia?

Então confira agora mesmo nosso guia sobre a estrutura do curso, as disciplinas que fazem parte do programa curricular e o que elas ensinam. Veja também uma lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação que oferecem o curso de Psicologia em várias regiões brasileiras. Vamos lá?

O que você precisa saber sobre o curso de Psicologia

A maior parte das graduações em Psicologia é encontrada em grau de bacharelado, que prepara o aluno para atuar em consultórios particulares ou em órgãos de saúde. Algumas faculdades oferecem a licenciatura, que forma o profissional para trabalhar em escolas, como orientador educacional, por exemplo.

Geralmente o candidato faz a escolha entre bacharelado e licenciatura quando se inscreve no vestibular, mas algumas faculdades permitem que essa decisão seja tomada mais tarde, no decorrer do curso.

O bacharelado e a licenciatura em Psicologia têm a mesma duração: cinco anos.

O estágio supervisionado é obrigatório e deve ser realizado em diversos campos da Psicologia, para dar ao aluno uma noção do que envolve cada área. Algumas faculdades dispõem de um núcleo de atendimento onde é possível estagiar, enquanto outras possuem convênios com hospitais, ambulatórios, clínicas, ONGs, etc.

Ao final da graduação, a maioria das instituições de ensino exige também a entrega de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Talvez seja necessário também cumprir uma carga de atividades complementares, que podem ser conseguidas por meio de comparecimento em eventos ligados à área da Psicologia, simpósios, debates, palestras, cursos livres, etc.

Disciplinas do curso de Psicologia

A grade curricular de Psicologia é composta em sua maior parte por matérias teóricas ligadas às Ciências Humanas, com uma ou outra das Ciências Biológicas. Conheça algumas das principais:

Análise do Comportamento: Apresenta a ciência do Behaviorismo, com sua evolução histórica, questões sociais, princípios e conceitos.

Avaliação Psicológica: Como realizar uma avaliação psicológica em crianças, adolescentes e adultos utilizando abordagens específicas para cada faixa etária e padrão de comportamento.

Epistemologia da Psicologia: Como analisar e compreender as diversas correntes da Psicologia e como a modernidade e as transformações socioculturais de cada época influenciaram e construíram a Psicologia como ciência.

Ética Profissional: Estuda a legislação profissional vigente, o compromisso social do Psicólogo e seus deveres como profissional.

Fenômenos e Processos Psicológicos: Conceitua os principais fenômenos e processos da mente humana, analisando e interpretando emoções, sensações, percepções, consciência, aprendizagem, inteligência, pensamento, linguagem e memória.

Fundamentos Sócio Antropológicos da Psicologia: Analisa antropologicamente e sociologicamente a diversidade humana e cultural, levando em conta a relação que se dá entre natureza, cultura, sociedade e indivíduo.

Genética Humana: Como fatores genéticos e processos de hereditariedade humana influenciam fenômenos e processos psicológicos.

História da Psicologia: Estuda condições históricas, sociais e culturais que possibilitaram a construção e a consolidação da Psicologia como ciência.

Neuropsicologia: Estuda o sistema nervoso, dando ênfase às estruturas ligadas aos processos emocionais, cognitivos e motores, além de patologias (doenças mentais) mais frequentes.

Pesquisa em Psicologia: Métodos para coleta de dados, organização e produção de conhecimento científico na área de Psicologia.

Relações Interpessoais: Como funciona a comunicação humana e como é a dinâmica das pessoas em grupos e em sociedade, a construção de relações entre indivíduos e de habilidades sociais.

Psicologia do Desenvolvimento: As principais teorias da Psicologia do Desenvolvimento, além de aspectos históricos para sua elaboração, divergências e posicionamento atual.

Psicologia e Pessoas com Deficiência: Envolve o conceito de deficiências, abordando também temas como inclusão social, acesso à educação, atenção à saúde e acessibilidade.

Psicologia e Políticas Públicas: Aborda as principais políticas públicas brasileiras no que diz respeito à saúde, trabalho, assistência social e pesquisa, bem como seus reflexos no exercício da profissão de psicólogo.

Psicologia Educacional: Técnicas, métodos e teorias para a atuação do psicólogo nas escolas e organizações ligadas à educação.

Psicologia na Saúde: Como o profissional deve atuar em hospitais e clínicas, abordando aspectos práticos e teóricos.

Psicologia no Trabalho: Ensina o futuro profissional a atuar em empresas para reduzir danos psicológicos causados pelo trabalho, bem como técnicas e aspectos teóricos para lidar com colaboradores e gestores.

Psicopatologias: Envolve os principais males psicológicos que afetam crianças, adolescentes e adultos, reflexões sobre a normalidade e a doença. Como elaborar diagnósticos, considerar evoluções de quadros e trabalhar a observação de sintomas.

Teorias Humanistas: A história do movimento Existencial-Humanista na Psicologia e suas principais teorias para compreender o ser humano e a sua subjetividade.

Teorias Psicanalíticas: Estuda os conceitos e teorias Freudianas, bem como seus principais críticos e apoiadores, possibilitando a compreensão do homem e de seu inconsciente.

Faculdades que oferecem o curso de Psicologia

Achou legal a grade curricular do curso de Psicologia? A mente humana é fantástica e o curso é sem dúvida interessantíssimo, mas é necessário escolher bem a instituição de ensino que você deseja cursar. Além disso, vamos combinar que são cinco anos de investimento financeiro e intelectual. Não dá para jogar dinheiro nem esforço fora!

Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem a graduação em Psicologia. Todas receberam boas notas na avaliação do MEC, o que significa que o curso tem qualidade e o diploma é válido em todo o território nacional.

As faculdades a seguir participam de programas governamentais que ajudam alunos sem condições financeiras a bancar os estudos, como o ProUni e o FIES. Dê uma olhada:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Caso você não se encaixe no perfil do ProUni e do FIES, não se preocupe. Todas as faculdades da lista acima têm seus próprios programas de bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Qual o salário de um psicólogo?

Gostou do que se estuda em Psicologia? Vai tentar uma vaga nesse curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.