Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Serviço Social?

6 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quem se forma em Serviço Social pode atuar como assistente social. Mas o que isso significa, exatamente? Bem, o profissional formado na área tem como dever principal lutar contra as desigualdades sociais e contra a violação aos direitos humanos, ajudando as pessoas a terem acesso à educação, saúde, moradia, etc.

Outra função do assistente social é auxiliar indivíduos que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade, como mulheres sofrendo violência doméstica ou crianças abandonadas.

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para ser um país mais justo e seguro, e o assistente social é uma peça-chave nesse processo.

Está pensando em fazer Serviço Social? Confira nosso guia sobre as principais matérias estudadas durante o curso e como encontrar boas faculdades onde dar o pontapé inicial nessa carreira!

Disciplinas teóricas do curso de Serviço Social

A graduação em Serviço Social é um bacharelado de quatro anos e grande parte da grade curricular é composta por matérias teóricas.

Tenha em mente que o curso exige muita disciplina e gosto por leitura. Há muitos textos que são discutidos em sala aula com o objetivo de entender melhor a realidade social brasileira e promover a busca por maneiras de ajudar a população carente ou em situação de risco.

A seguir, confira algumas matérias que costumam fazer parte do currículo dos cursos de Serviço Social. Lembramos que o nome das disciplinas pode variar de acordo com a faculdade.

Análise de Políticas Sociais apresenta o papel do governo na estruturação e gestão das políticas sociais para promover o bem estar e a proteção social.

Antropologia é uma matéria de grande importância no curso de Serviço Social, pois discute o desenvolvimento humano, com suas crenças, evolução física e mental, diferentes costumes, etnias e manifestações culturais, sempre ensinando a olhar o outro com compreensão.

Classes e Movimentos Sociais estuda o conceito de classes e movimentos sociais no Brasil e no mundo, analisando a estrutura da sociedade contemporânea e as condições de vida de cada camada social, além de suas manifestações políticas, sociais e culturais.

Direito e Legislação Social dá ao futuro assistente social noções jurídicas relacionadas ao bem estar social, promovendo o estudo de leis trabalhistas (como o direito à aposentadoria, por exemplo) e referentes ao Direito Civil, como direito à propriedade e os efeitos jurídicos do casamento e guarda dos filhos.

Formação Social, Histórica e Sociológica do Brasil é basicamente um curso amplo de Sociologia aplicada ao Serviço Social, levando em consideração as particularidades históricas e sociais do país sob uma ótica das principais correntes do pensamento sociológico.

Ética em Serviço Social dá as bases filosóficas do código de ética do assistente social e explica a lei que regulamenta a profissão no Brasil.

Psicologia Social é uma matéria de extrema importância no curso, pois ajuda o profissional a lidar com as pressões do ofício, além de lhe dar condições de compreender melhor o próximo e suas dificuldades, fornecendo as melhores técnicas para abordar pessoas em situações delicadas ou comprometidas psicologicamente.

Além das matérias mencionadas acima, a parte teórica dos cursos de Serviço Social pode englobar as seguintes disciplinas:

• Acumulação Capitalista e Desigualdade Social

• Ciência Política

• Economia Política

• Filosofia

• Fundamentos das Políticas Sociais

• Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

• Homem, Cultura e Sociedade

• Políticas Setoriais

• Políticas Sociais no Brasil

• Questão Social e Serviço Social

• Responsabilidade Social e Ambiental

Disciplinas práticas do curso de Serviço Social

As matérias práticas apresentam ferramentas que fazem parte do cotidiano do assistente social.

Em Administração e Planejamento do Serviço Social, por exemplo, os professores ensinam as principais técnicas de gestão dentro de uma organização, como motivar pessoas e traçar um plano para ajudar quem precisa.

Pesquisa Social tem como base o processo metodológico para desenvolver um projeto de pesquisa.

Probabilidade e Estatística ensina as técnicas de levantamento de dados e como analisá-los para realizar pesquisas sociais, interpretando-os quantitativa e qualitativamente.

Serviço Social e Terceiro Setor dá uma visão geral sobre as organizações não governamentais no Brasil: sua história, formação, características e gestão.

Serviço Social na Área de Assistência Social é uma das principais disciplinas do curso e explica os direitos sociais ligados à assistência social. Promove também a discussão de técnicas de atuação na área, levando em conta a realidade do país.

Serviço Social na Área de Educação, por sua vez, lida com os desafios enfrentados pelo assistente social no ambiente escolar, analisando os aspectos sociais, culturais e psicológicos das crianças e adolescentes.

Outra matéria muito importante do curso é Serviço Social na Área de Previdência Social, que dá um panorama sobre o sistema previdenciário brasileiro, sua estrutura e leis, além de ensinar a prática profissional do assistente social na área.

Faculdades que oferecem o curso de Serviço Social

Achou o curso de Serviço Social interessante, mas ainda não tem a menor ideia de qual instituição de ensino cursar? Nós podemos ajudá-lo! Dê uma olhada na relação que preparamos com algumas boas faculdades que oferecem a graduação.

Todas as instituições da lista são bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC. Além desse atestado de qualidade, isso significa que ao final do curso o seu diploma terá validade em todo o território nacional e será bem aceito no mercado de trabalho.

Outra vantagem é que todas essas faculdades participam de programas governamentais como o ProUni e o FIES, que ajudam quem não tem condições financeiras a fazer um curso no ensino superior.

Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Quanto custa estudar Serviço Social?

O que achou do curso de Serviço Social? Gostou das disciplinas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.