Os cinco melhores cursos pra quem gosta de bichosTrabalhar com animais é a profissão sonhada por muitos estudantes. É uma carreira gratificante, em que os profissionais têm o retorno financeiro e emocional esperado. O profissional pode trabalhar com animais de pequeno, médio e grande porte. São diversos os campos de atuação para o profissional que quer lidar com animais, seja de forma ou indireta. Conheça os cinco melhores cursos para quem gosta de animais!

Zootecnia

A zootecnia é a ciência que tem como objetivo buscar a maior rentabilidade e produtividade na criação de animais, e no desenvolvimento de produtos animais, como ovos, leite e carne. O profissional formado no curso de zootecnia faz o planejamento agropecuário, pesquisa campos de melhoramento genético e técnicas de reprodução e nutrição. Acompanha a fabricação de nutrientes animais e faz o controle de qualidade de vitaminas, rações e produtos utilizados na higiene dos animais. O zootecnista pode trabalhar tendo contato direto ou indireto com animais. Durante o curso de zootecnia, além das disciplinas teóricas, são ministradas matérias práticas, quando o aluno trabalha diretamente com animais.

Medicina veterinária

O veterinário é o profissional responsável pela assistência clínica a animais de pequeno porte, cuidando da saúde e da alimentação deles. Também trabalha com a inspeção animal, nas áreas de zoonose e campanhas de auxílio a animais abandonados. Pode ainda atuar na indústria de produtos veterinários e medicamentos. O curso de medicina veterinária possui grande parte de sua grade curricular voltada a disciplinas relacionadas a animais, como doenças clínicas, produção animal e bioética.

Oceanografia

A oceanografia estuda as características de rios, mares, lagos e oceanos, desde a estrutura física até os fenômenos que neles ocorrem. O profissional dessa área lida com animais aquáticos, pesquisando as suas características e o ambiente onde estão inseridos. Analisa e interpreta informações químicas, físicas e biológicas coletadas de ambientes aquáticos. Lida com técnicas de exploração dos recursos minerais e naturais presentes em mares e oceanos, avaliando sempre os efeitos da atividade do homem sobre a natureza existente nos mares rios e lagos. Supervisiona ainda o cultivo de animais aquáticos em cativeiros. O curso possui sua grade curricular relacionada com os animais aquáticos e sua preservação, como poluição marinha e manejo dos recursos vivos.

Ciências biológicas

É a área que estuda todas as formas de vida, desde a fauna e flora até os seres humanos. O profissional formado em ciências biológicas pesquisa qual a origem dos seres vivos e quais foram os fatores que influenciaram na evolução deles. Devido à grande abrangência do curso, o aluno formado nessa área possui diversos campos de atuação depois de formado, podendo trabalhar diretamente com animais. Algumas instituições de ensino superior oferecem formações específicas durante o curso de ciências biológicas, como ecologia e zoologia.

Ecologia

A ecologia é a ciência que estuda o relacionamento entre o homem e a natureza, com o intuito de preservar o meio ambiente e os recursos nele disponíveis. O profissional formado nessa área analisa a estrutura de ecossistemas e o impacto da atividade humana sobre eles, além de procurar soluções para os problemas ambientais. Elabora planos de proteção dos recursos ambientais e faz pesquisas com animais, avaliando como os impactos ambientais influenciam no habitat deles. Esse profissional pode trabalhar ainda em zoológicos, áreas de preservação do meio ambiente e parques ecológicos, auxiliando na manutenção das espécies animais presentes. Algumas instituições de ensino oferecem o curso com habilitação em uma determina área, como ciências socioambientais, por exemplo.

E você, gosta de animais e pretende trabalhar com eles? Então conte para gente qual profissão deseja seguir!