Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Os cinco melhores cursos pra quem gosta de bichos

13 de outubro de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os cinco melhores cursos pra quem gosta de bichosTrabalhar com animais é a profissão sonhada por muitos estudantes. É uma carreira gratificante, em que os profissionais têm o retorno financeiro e emocional esperado. O profissional pode trabalhar com animais de pequeno, médio e grande porte. São diversos os campos de atuação para o profissional que quer lidar com animais, seja de forma ou indireta. Conheça os cinco melhores cursos para quem gosta de animais!

Zootecnia

A zootecnia é a ciência que tem como objetivo buscar a maior rentabilidade e produtividade na criação de animais, e no desenvolvimento de produtos animais, como ovos, leite e carne. O profissional formado no curso de zootecnia faz o planejamento agropecuário, pesquisa campos de melhoramento genético e técnicas de reprodução e nutrição. Acompanha a fabricação de nutrientes animais e faz o controle de qualidade de vitaminas, rações e produtos utilizados na higiene dos animais. O zootecnista pode trabalhar tendo contato direto ou indireto com animais. Durante o curso de zootecnia, além das disciplinas teóricas, são ministradas matérias práticas, quando o aluno trabalha diretamente com animais.

Medicina veterinária

O veterinário é o profissional responsável pela assistência clínica a animais de pequeno porte, cuidando da saúde e da alimentação deles. Também trabalha com a inspeção animal, nas áreas de zoonose e campanhas de auxílio a animais abandonados. Pode ainda atuar na indústria de produtos veterinários e medicamentos. O curso de medicina veterinária possui grande parte de sua grade curricular voltada a disciplinas relacionadas a animais, como doenças clínicas, produção animal e bioética.

Veja também:

+ Melhores faculdades de Medicina Veterinária de São Paulo!

Oceanografia

A oceanografia estuda as características de rios, mares, lagos e oceanos, desde a estrutura física até os fenômenos que neles ocorrem. O profissional dessa área lida com animais aquáticos, pesquisando as suas características e o ambiente onde estão inseridos. Analisa e interpreta informações químicas, físicas e biológicas coletadas de ambientes aquáticos. Lida com técnicas de exploração dos recursos minerais e naturais presentes em mares e oceanos, avaliando sempre os efeitos da atividade do homem sobre a natureza existente nos mares rios e lagos. Supervisiona ainda o cultivo de animais aquáticos em cativeiros. O curso possui sua grade curricular relacionada com os animais aquáticos e sua preservação, como poluição marinha e manejo dos recursos vivos.

Ciências biológicas

É a área que estuda todas as formas de vida, desde a fauna e flora até os seres humanos. O profissional formado em ciências biológicas pesquisa qual a origem dos seres vivos e quais foram os fatores que influenciaram na evolução deles. Devido à grande abrangência do curso, o aluno formado nessa área possui diversos campos de atuação depois de formado, podendo trabalhar diretamente com animais. Algumas instituições de ensino superior oferecem formações específicas durante o curso de ciências biológicas, como ecologia e zoologia.

Ecologia

A ecologia é a ciência que estuda o relacionamento entre o homem e a natureza, com o intuito de preservar o meio ambiente e os recursos nele disponíveis. O profissional formado nessa área analisa a estrutura de ecossistemas e o impacto da atividade humana sobre eles, além de procurar soluções para os problemas ambientais. Elabora planos de proteção dos recursos ambientais e faz pesquisas com animais, avaliando como os impactos ambientais influenciam no habitat deles. Esse profissional pode trabalhar ainda em zoológicos, áreas de preservação do meio ambiente e parques ecológicos, auxiliando na manutenção das espécies animais presentes. Algumas instituições de ensino oferecem o curso com habilitação em uma determina área, como ciências socioambientais, por exemplo.

E você, gosta de animais e pretende trabalhar com eles? Então conte para gente qual profissão deseja seguir!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.