Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba porque é uma boa você estudar Pedagogia

10 de dezembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Formando profissionais para atuar na educação fundamental e na administração escolar, a graduação em Pedagogia ocupa o terceiro lugar na lista com o maior número de matriculados no Brasil, ficando atrás apenas de Direito e Administração, segundo dados do último Censo da Educação Superior.

Para investir nessa carreira é preciso gostar da convivência com crianças, ser criativo, dinâmico, alegre e principalmente ter paciência para ensinar.

Está pensando em estudar Pedagogia, mas ainda tem dúvidas quanto ao conteúdo e as vantagens e desvantagens dessa graduação, então fique ligado nos temas que vamos abordar nesse artigo!

Conheça o curso de pedagogia

O curso de Pedagogia é oferecido geralmente no grau de licenciatura com duração de aproximadamente quatros anos. No entanto, é possível localizar algumas instituições de ensino que oferecem a graduação com formação em bacharelado.

A graduação é formada por disciplinas básicas e específicas, veja a seguir as principais características de cada uma delas, como por exemplo na Anhanguera:

Disciplinas Básicas

Práticas de ensino – nessa área, os alunos aprendem técnicas sobre a parte prática da profissão em sala de aula.

Metodologias – geralmente dividida em temas e semestres, essa área de aprendizado reflete sobre as diversas possibilidades de transmitir conhecimento de forma lúdica e assertiva.

Políticas Públicas – Nesta matéria, o aluno aprende sobre as leis, normas e regulamentações sobre a educação brasileira.

Didática – Muito importante para formação ideológica do profissional, nesta disciplina o aluno aprende sobre os teóricos da educação, como por exemplo, X, X e X e sobre as tendências pedagógicas.

Disciplinas Específicas

Literatura infantil – nesta área, os alunos conhecerão a fundo sobre as literaturas clássicas e os principais autores, aprendendo técnicas para a contação lúdica de histórias e formação de novos leitores.

Brinquedoteca – Utilizada em diversos locais, a brinquedoteca tem um papel fundamental na educação infantil. Nesta disciplina, o estudante de pedagogia irá aprender sobre métodos de organização e utilização dos brinquedos no desenvolvimento escolar.

Musicalização e arte – Nesta disciplina, o aluno irá desenvolver suas habilidades artísticas direcionadas para a transmissão de conhecimento e desenvolvimento infantil.

Dificuldade de aprendizagem – Mais teórica, essa matéria visa a capacitação dos futuros professores para identificar, compreender e analisar as dificuldades que os alunos apresentam na sala de aula.

Atividades práticas e estágio obrigatório

Quase sempre, em todas as disciplinas do curso de Pedagogia será necessário desenvolver algum projeto prático.

Para concluir o curso, o futuro pedagogo precisará cumprir 400 horas de estágio para se formar.

Por que devo fazer pedagogia EAD?

O curso de Pedagogia a distância é o mais procurado por estudantes de todo o País nesta modalidade de ensino, segundo o mais recente Censo da Educação Brasileira, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). São, atualmente, mais de 330 mil pedagogos em formação EAD.

Mesmo com toda essa procura e a modalidade a distância se tornando cada vez mais popular, muitas pessoas ainda ficam receosas em investir uma graduação EAD. Por este motivo, listamos a seguir as principais vantagens de se matricular no curso de Pedagogia a distância confira:

  • Flexibilidade de horário

  • Apoio pedagógico

  • Menor custo

  • Autonomia do aluno

  • Pedagogia moderna e dinâmica

  • Desenvolvimento de habilidades profissionais

Vale ressaltar, que não existe nenhuma diferença entre o diploma obtido por uma formação EAD e o presencial.

No entanto, é importante verificar a aprovação do curso no MEC, antes de realizar a matrícula. Para comprovar, basta acessar ao site do e-MEC e realizar a sua pesquisa. Esta avaliação leva em conta diversos critérios como: estrutura do polo de apoio, nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), corpo docente, plataformas de ensino a distância, dentre outros.

Lembre-se da mesma forma que existem faculdades presenciais boas e ruins, o mesmo pode acontecer com as instituições de ensino EAD.

Onde estudar pedagogia EAD?

Está interessado em fazer Pedagogia EAD, mas não tem ideia de como escolher a instituição de ensino ideal para iniciar seus estudos? Então fique antenado com a lista que preparamos a seguir, há  faculdades de Pedagogia reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, veja:

Para se matricular nestas instituições você pode contar ainda com diversas facilidades de ingresso, como: programas de bolsa de estudos do governo (ProUni), descontos por desempenho no vestibular, financiamentos estudantis sem burocracia e convênios com empresas.

Entre em contato com as Universidades para ver qual o polo de apoio mais perto de você e quais os benefícios cada uma oferece.

Veja também:

Que nota preciso tirar no ENEM para passar em pedagogia

Descubra quanto custa estudar Pedagogia e onde estudar

E então, curtiu as nossas dicas? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.