O Marketing, definitivamente, não é uma área nova, mas o “jeito de se fazer Marketing” muda constantemente. Se você é do tipo que se interessa por temas como consumo, mercado e pessoas e gosta de sempre aprender e fazer coisas novas, essa carreira pode ser uma ótima escolha para você.

Como os profissionais atuam diretamente na identificação e no gerenciamento de demandas e tendências, a área tende a evoluir lado a lado às principais transformações do mundo moderno. Isso é muito positivo, tendo em vista a fluidez da sociedade nas últimas décadas.

Dadas as características do setor, a sua abrangência e a enorme relevância das suas vertentes modernas, como o Marketing Digital, podemos afirmar que área continuará sendo muito requisitada, independentemente do que o futuro reservar.

Neste artigo, trazemos as principais informações sobre essa profissão e destacamos as habilidades necessárias para construir uma carreira de sucesso. Confira o material que preparamos!

  • Quem é o profissional de Marketing?
  • Qual é a realidade do mercado de Marketing?
  • Em quais áreas o profissional de Marketing pode atuar?
  • Que tipo de formação um profissional de Marketing deve ter?
  • Quais são as habilidades e competências necessárias para atuar na área de Marketing?

Quem é o profissional de Marketing?

Nem todo profissional de Marketing lida diretamente com a comunicação de pessoas e organizações, embora a área esteja frequentemente atrelada à publicidade e propaganda, inclusive nos cursos superiores.

Os mais importantes influenciadores da área na atualidade ― entre os quais se destacam figuras como Jerome McCarthy, Peter Drucker e Philip Kotler ― definem o Marketing como um grande processo que se estende das pesquisas de mercado às estratégias de comunicação, venda e relacionamento.

Em meio a tantas possibilidades, a função exercida pelo profissional pode variar bastante. Em pequenas e médias empresas, em geral, ele lida com atividades específicas de acordo com as determinações de cada negócio. Já em grandes organizações, ele pode desempenhar um papel de gerência, atuando, por exemplo, como CMO (Chief Marketing Officer).

Qual é a realidade do mercado de Marketing?

O marketing não tolera nenhuma forma de estagnação: é se adaptar ou morrer. Isso significa que, se você pretende fazer carreira na área, precisará ser flexível, ter disposição para aprender coisas novas constantemente e saber lidar com mudanças bruscas.

Em termos de oportunidades de atuação, o que mais impulsionou esse tipo de atividade nos últimos anos foi a internet. Com o crescimento explosivo dos sites, blogs, redes sociais e e-commerces, o Marketing Digital se tornou algo indispensável para qualquer indivíduo ou empresa que queira ser encontrado na web.

Há, também, a possibilidade de trabalhar como consultor, tendo em vista a amplitude da área e a velocidade com que novos modelos de pesquisa, comunicação e venda são atualizados. A maioria das empresas têm dificuldade de acompanhar todas essas informações, o que obriga grande parte delas a solicitar orientação especializada.

Em quais áreas o profissional de Marketing pode atuar?

Como citamos, o Marketing é um setor muito amplo e flexível. Isso faz com existam diversos tipos de atividades na área e funções inéditas surjam com frequência. De maneira geral, o profissional pode atuar com:

  • pesquisa de mercado: seu papel será acompanhar de perto as mudanças no mercado e no comportamento do consumidor;
  • desenvolvimento de produto: nessa função, o profissional participará do desenvolvimento de novas soluções para as empresas;
  • comunicação corporativa: nessa atividade, são definidas ações de comunicação e engajamento para gestores e colaboradores de uma organização;
  • publicidade e propaganda: embora, a rigor, sejam áreas distintas, a divulgação comercial de marcas, produtos e serviços pode ser desempenhada por um profissional de marketing;
  • assessoria de imprensa: assim como publicidade e propaganda, a assessoria de imprensa está inserida no universo do marketing e tem como objetivo trabalhar a imagem de uma pessoa ou marca nos veículos de imprensa;
  • atendimento ao cliente: nesse setor, você deverá desenvolver estratégias para otimizar o serviço e aumentar a satisfação dos clientes com o atendimento das empresas;
  • marketing político: esse profissional é encarregado de gerir a imagem, a comunicação e as campanhas de organizações públicas e de políticos.

Essas opções, porém, são apenas a ponta do iceberg. Dentro da internet, as possibilidades de atuação são ainda mais amplas, com destaque para novas atividades que já estão ganhando força no Brasil e no mundo. As principais delas são:

  • growth hacking: nessa área, você será um profissional experimentalista e terá como objetivo encontrar oportunidades de crescimento rápido e escalável para as empresas;
  • analista de CRM e email marketing: o email ainda é um canal de comunicação muito relevante e seu papel, nesse cargo, será gerenciar estratégias de comunicação a partir de softwares de automação e relacionamento;
  • estrategista de SEO: o profissional de SEO (otimização para motores de busca, em português) é o responsável pelas práticas e estratégias que colocam as páginas de um site ou blog nos primeiros resultados dos rankings de pesquisa dos buscadores, como o Google;
  • social media: sua função nessa atividade será gerenciar as publicações, a imagem e o engajamento das marcas dentro das redes sociais;
  • produtor de conteúdo: nessa profissão, você atuará criando imagens, textos, ebooks, infográficos e materiais interativos para sites, blogs e redes sociais;
  • copywriter: semelhante ao tradicional redator publicitário, mas com um repertório muito mais amplo, esse profissional é responsável por estudar o público de uma marca e tornar a sua comunicação altamente persuasiva;
  • analista de dados: nesse cargo, seu papel será definir informações e métricas relevantes para as empresas, bem como elaborar estratégias de coleta, tratamento e segurança de dados.

Que tipo de formação um profissional de Marketing deve ter?

O ideal é que a sua formação seja inclinada para a atividade que pretende exercer nesse enorme conjunto de possibilidades que o Marketing oferece. No entanto, embora existam cursos superiores específicos, eles nem sempre são essenciais. Existem profissionais das mais diversas áreas atuando no Marketing — de publicitários e administradores a advogados e agrônomos.

O que devemos ter em mente é que, como a área se transforma com muita velocidade, não são necessariamente os títulos que definem a qualidade do profissional, mas a sua capacidade de se manter atento e atualizado em relação às novas tecnologias, estratégias e tendências do mercado.

Isso significa que, em entrevistas, processos seletivos e programas de trainee para cargos de Marketing, as organizações dificilmente se limitarão a pontos de currículo. Nesse tipo de setor, suas atitudes, sua reputação e, especialmente, suas habilidades e competências que ajudarão você a se destacar.

Quais são as habilidades e competências necessárias para atuar na área de Marketing?

Especialistas, empreendedores e colaboradores que atuam em marketing são conhecidos por serem profissionais do tipo “T”, ou T-Shaped ― termo popularizado pelo executivo e autor de obras de inovação, Tim Brown. São aqueles que apresentam um aprofundado saber em determinada atividade (linha vertical), mas também, têm conhecimento geral sobre a área (linha horizontal).

t-shaped marketing

Imagem: Reprodução/Digital Marketer

Em outras palavras, o profissional T pode ser entendido como um especialista com um panorama multidisciplinar. Isso significa que, ainda que você tenha um saber profundo sobre uma atividade, é necessário conhecer todo o seu entorno para ser capaz de identificar oportunidades e também se relacionar de forma produtiva com outros profissionais e funções.

Nesse sentido, temos dois conjuntos de habilidades e competências que contribuem fortemente para o seu sucesso profissional nos dias de hoje. Confira, a seguir, as hard skills (competências técnicas) e as soft skills (habilidades comportamentais) mais importantes para os profissionais de Marketing!

Hard skills para profissionais de Marketing

Entre os pilares das atividades de Marketing, conhecimento que pode ser adquirido por meio de obras, treinamentos online, cursos superiores e especializações, temos:

  • teorias modernas do Marketing: envolvem o entendimento do mercado moderno e os fundamentos das principais estratégias adotadas por empresas na atualidade;
  • estratégias de comunicação para empresas: conhecimento das principais ações utilizadas pelas marcas para crescer e se popularizar;
  • gerenciamento de projetos: a atuação de profissionais de Marketing, em geral, consiste no desenvolvimento e execução de projetos.

Dentro do Marketing Digital, porém, outras hard skills são valorizadas. Independentemente da atividade que se pretende aprofundar e atuar, é muito importante ter conhecimento em diferentes frentes, como:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;
  • SEO;
  • web analytics;
  • geração de leads;
  • UX (experiência do usuário, em português);
  • mídias sociais;
  • branding;
  • design;
  • storytelling;
  • copywriting.

Como a maioria dessas competências são muito recentes, você as encontrará mais facilmente em cursos online.

Soft skills para profissionais de Marketing

No que se refere às habilidades comportamentais, adquiridas por meio de estudo e treinos, mas, principalmente, a partir de experiências, podemos citar:

  • boa capacidade de comunicação: o profissional de Marketing sempre troca informações com outros e, por isso, precisa saber se comunicar de forma clara e eficiente;
  • bom relacionamento interpessoal: da mesma forma, como lida com outras pessoas constantemente, é preciso saber se relacionar bem e desenvolver tarefas em equipe;
  • pensamento analítico: especialmente na internet, os profissionais de Marketing devem estar preparados para lidar com dados e compreender padrões nessas informações;
  • criatividade: embora a tecnologia esteja tornando as ações de Marketing cada vez mais refinadas, o papel intuitivo dos profissionais da área continua sendo muito importante;
  • empatia: seja para compreender seus colegas de trabalho, seja para entender o comportamento do público, essa faculdade é fundamental;
  • liderança: ocupando cargos de gerência ou não, atributos de liderança beneficiam o trabalho em equipe, a produtividade e a construção da sua reputação do mercado;
  • flexibilidade: é preciso estar pronto para se adaptar rapidamente, além de sempre aprender e trazer coisas novas.

Por fim, vale ressaltar que, embora o leque de oportunidades seja enorme, destacar-se em uma área tão ampla requer muito empenho e atitude. A boa notícia é que o Marketing está muito alinhado com o que se espera das ditas profissões do futuro e os diversos mercados em que se insere estão crescendo rapidamente em todo o mundo.

Quer descobrir como desenvolver uma carreira de sucesso na internet? Então, continue conosco e saiba como se tornar o profissional de Marketing Digital mais desejado do mercado!