Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Quanto custa estudar Música?

25 de setembro de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A Música é a ciência que combina ritmos e filhos, sendo considerada um tipo de arte. É também a técnica para criar melodias através da combinação de sons e instrumentos. O profissional formado no curso de Música possui amplo campo de atuação, podendo trabalhar como compositor, regente ou intérprete. Pode atuar em espetáculos musicais, concertos e gravações de CDs. Também está apto para atuar com a produção musical com aparelhos eletrônicos, sonorização de musicais e estúdios de gravação. É de extrema importância que o músico domine programas de trabalho para edição de arranjos musicais.

O curso de música possui duração média de quatro anos e em algumas universidades pode ser ofertado com o nome de Educação Musical. Para ingressar no curso, grande parte das instituições de ensino exige que o aluno passe por um exame de aptidão. O curso de Música é ofertado na modalidade de bacharelado e licenciatura.

Mas quanto custa estudar música?

Com o intuito de auxiliar os alunos que querem ingressar no curso de Música , mas não sabe quais gastos incorrerão ao longo da sua duração, preparamos um balanço com esses gastos desnecessários. É importante lembrar que os cálculos foram feitos baseados em uma cidade de porte médio, podendo apresentar variações. Saiba quanto custa estudar Música!

 

Mensalidade

Para os alunos que irão ingressar em uma instituição de ensino superior privada, uma das grandes preocupações é a mensalidade. A mensalidade do curso de música fica em torno de R $ 1.200,00, podendo apresentar variações de acordo com a universidade. Ao fim da graduação, o montante será de R $ 57.600,00 .

Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo para o curso de Música.

Moradia

Grande parte dos alunos que ingressam em um curso superior qualificado fora de casa . Por isso, o gasto com a moradia deve ser um dos primeiros a ser considerado. Como foi usada uma cidade de porte médio como base, calculamos o valor de R $ 500,00 para o aluguel de uma kitinet. Estão incluídos nesse valor os gastos com água, luz, internet e outras despesas básicas de uma casa. Ao fim da graduação, será gasto o equivalente a R $ 24.000,00 com uma moradia .

Alimentação

A alimentação é um gasto que todos os alunos possuem, mesmo morando na casa dos pais. Muitas vezes os horários das aulas não permitem que o estudante se alimente em casa. Calculamos o valor médio de R $ 20,00 diários, podendo esse valor variar de acordo com o tipo de alimentação do aluno. Ao fim de um mês, o valor será de R $ 600,00 e no final do curso de Música, totaliza R $ 28.800,00 .

Transporte

Não são todos os alunos que gastam com transporte. Porém, este é um custo que a maioria possui e por isso foi incluído no nosso balanço. Foi arquivado o valor de R $ 5,00 diários (ida e volta em uma cidade de médio porte), podendo apresentar variações de acordo com o tipo de transporte utilizado pelo estudante. Ao fim da graduação será gasto o equivalente a R $ 7.200,00 com transporte.

Materiais de Estudo e Equipamentos

Para os estudantes que desejam ingressar no curso de Música é importante lembrar que alguns materiais são necessários, como livros de música. Além disso, em muitas universidades, é necessário que os alunos tenham instrumentos para as aulas práticas, porém isso não é obrigatório. Grande parte das instituições de ensino possuem seus próprios instrumentos. Por isso, calculamos o valor de R$ 2.000,00 a serem gastos com os materiais de estudos e equipamentos ao longo de toda a graduação.

Como pagar a faculdade de Música

Existem algumas opções para quem não tem condições de arcar com os cursos da Faculdade. Conheça as principais:

  • ProUni: é

um programa do governo que oferece bolsas de estudos parciais e

integrais para estudantes de faculdades privadas. O processo seletivo

usa a nota do Enem e, para participar, é obrigatório ter feito o Exame

no ano imediatamente anterior. As inscrições para o ProUni são gratuitas

e acontecem duas vezes por ano.

  • FIES: é o financiamento

 

do Governo Federal para universitários de faculdades privadas. Os juros

são de 3,4% ao ano e o estudante só começa a pagar a dívida um ano e

meio depois de formado.

  • Crédito Universitário: para quem

 

passa por dificuldades financeiras temporárias, é possível usar o

crédito universitário privado para pagar um semestre da faculdade.

Conclusão

Após computar todos os gastos de um aluno do curso de Música, pode-se concluir que para um estudante de uma universidade particular e que mora fora de casa, o valor gasto durante toda a graduação será de R $ 119.600,00.

E você, possui algum gasto que não foi incluso no nosso balanço? Então conte pra gente!

 

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.