Sabia que o curso de Pedagogia é um dos mais procurados do país? Pois é, a graduação tem quase 700 mil alunos matriculados em todo o Brasil – fica atrás apenas de Administração e Direito!

Não faltam motivos para tanto interesse na Pedagogia: a profissão tem altíssima empregabilidade no Brasil todo, além da imensa oferta de cursos, tanto no formato presencial quanto a distância.

Isso sem falar, claro, no custo médio da graduação, que está entre as mais acessíveis do país.

Mas a questão que trouxe você aqui foi a duração do curso de Pedagogia, certo?

Veja a seguir quanto tempo você vai precisar estudar para se tornar pedagogo, os diferentes formatos de curso que vai encontrar e exemplos de boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você poderá investir seu tempo e dinheiro com a certeza de um bom retorno lá na frente!

Quanto tempo dura o curso de Pedagogia

Grande parte dos cursos de Pedagogia existentes no país é do tipo licenciatura – que forma professores.

Você já deve imaginar que preparar um professor não é algo que se faça da noite para o dia.

A formação envolve componentes bastante complexos, teorias, práticas e técnicas.

Sabendo disso, o Ministério da Educação (MEC) definiu, por lei, que a carga horária mínima para formar um pedagogo deve ser de 3.200 horas – o que dá quatro anos, em média.

Algumas faculdades oferecem o curso em três anos e meio, mais ou menos, mas saiba que, nessa situação, a carga horária por semestre acaba sendo um pouco mais puxada.

O total de horas do curso de Pedagogia deve ser dividido, de acordo com o MEC, da seguinte forma:

• 2.800 horas dedicadas à formação básica de pedagogo (aulas, seminários, atividades de pesquisa, visitas educativas e atividades práticas).

• 300 horas de estágio supervisionado – a prioridade deve ser para instituições de educação infantil, de ensino fundamental, de educação de jovens adultos ou de educação especial.

• 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas de interesse dos alunos.

Na realidade, você vai perceber que o MEC não determina a duração do curso em anos, e sim em carga horária. Às vezes é um pouco difícil associar a ideia, mas há uma fórmula simples para descobrir a duração de um curso: basta estabelecer uma média de 800 horas por ano.

De uma forma ou de outra, importante mesmo é cumprir o mínimo determinado pelo Ministério. Algumas instituições podem até ter carga maior do que 3.200 horas, mas nunca menor. A única maneira de saber o tempo exato de um determinado curso é consultar a faculdade que o oferece.

A duração do curso de Pedagogia é a mesma para cursos a distância e presenciais?

Muita gente vai atrás de cursos a distância acreditando que essa modalidade permite concluir a graduação em menos tempo – mas fique de olho bem aberto quanto a essa questão.

Se você encontrar uma faculdade a distância oferecendo diploma em Pedagogia em um tempo muito mais curto do que o habitual, desconfie. O mínimo exigido é sempre de 3.200 horas totais, não importa se a graduação será feita presencialmente, a distância ou em uma mistura dos dois formatos.

Por isso, o curso a distância em Pedagogia tem a mesma duração do presencial. Pode ir de três anos e meio a quatro anos, em média.

A diferença está somente no modelo de ensino. Nos cursos a distância, o aluno estuda por meio de um ambiente de aprendizagem. Lá ele encontra uma grande diversidade de formatos de conteúdos (vídeos, textos, apostilas, animações, etc.) e ferramentas (chats, fóruns, tira-dúvidas, etc.) que permitirão um aprendizado tão efetivo quanto aquele que acontece na sala de aula tradicional.

E nos cursos a distância existe um detalhe que talvez você não conheça: eles não podem ser feitos totalmente a distância! É que, segundo as diretrizes curriculares do MEC, pelo menos 20% da carga horária deve ser destinada a atividades presenciais.

Isso significa que o aluno EAD terá que reservar alguns dias do semestre para ir até o polo de apoio presencial da faculdade onde está matriculado para realizar provas finais, apresentar trabalhos, cumprir atividades práticas, etc.

Os estágios curriculares também devem ser feitos presencialmente.

Algumas faculdades oferecem a opção de cursos semipresenciais. Neles há uma divisão mais equilibrada entre as aulas presenciais e a distância. Normalmente o estudante dessa modalidade tem que comparecer uma ou duas vezes por semana ao polo de apoio para assistir a algumas aulas e realizar atividades.

O que o estudante de Pedagogia vai encontrar ao longo do curso

O curso de Pedagogia é bastante dinâmico. Se você gosta da ideia de ensinar, de trabalhar em ambientes escolares, de pensar em novas metodologias de ensino, de teorias e políticas educacionais, vai se dar muito bem na profissão.

Ao longo do curso, os estudantes vão passar por diferentes etapas de aprendizado, que incluem:

• Disciplinas e seminários

• Gestão e avaliação de projetos educacionais

• Análise de instituições e de políticas públicas de educação

• Práticas de docência e gestão educacional

• Avaliação de aprendizagem

• Monitoria e iniciação científica

• Eventos científico-culturais

• Estágio curricular

• Planejamento, implementação e avaliação de atividades escolares

Onde estudar Pedagogia

O curso de Pedagogia pode ser encontrado em mais de 1.000 faculdades por todo o Brasil! É um dos mais populares que conhecemos. Mas aqui tem um detalhe: 86% das vagas estão na rede privada.

O curso na modalidade a distância faz um imenso sucesso. Ele já responde por mais da metade de todas as matrículas em Pedagogia no país. E a tendência é aumentar ainda mais.

Além disso, muitos programas do governo federal de ampliação do acesso ao ensino superior, como o ProUni (que concede bolsas de estudos) e o FIES (financiamento estudantil a juros baixo) oferecem oportunidades em Pedagogia.

Enfim, o que não faltam são opções para entrar nessa profissão. O segredo está em encontrar uma faculdade de qualidade, que tenha boa avaliação junto ao MEC e ofereça o curso no formato mais adequado para você.

Isso irá garantir que você saia da faculdade com um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.

Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia em diversos formatos. Nelas você vai encontrar facilidades de pagamento, bolsas de estudos, descontos e convênios.

Veja também:

Quanto custa estudar Pedagogia?

E aí, vai cursar Pedagogia? Conte para a gente em qual faculdade você gostaria de estudar!