Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Quero fazer um curso técnico! Qual é o caminho?

22 de agosto de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Curso técnicoO Curso Técnico é um método de ensino utilizado em instituições autorizadas que oferece uma formação e diploma diferenciados, sendo a capacitação mais objetiva e técnica (prática).

Os Cursos Técnicos são cursos cujo principal objetivo é capacitar os alunos para que tenham habilidades práticas e teóricas nas atividades de setor produtivo. O objetivo de um curso técnico é formar profissionais para suprir demandas específicas no mercado de trabalho. Por esse motivo, os cursos técnicos são mais focados na execução de conceitos práticos.

Os profissionais formados em um curso técnico possuem um perfil interessante para o setor industrial. Tal curso é destinado a todos os alunos que concluíram o Ensino Fundamental e desejam uma rápida inserção no mercado de trabalho. Somente os alunos que terminaram o Ensino Fundamental podem ingressar em um curso técnico, este que pode ser cursado juntamente com o ensino médio. Porém, é importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário terminar o ensino médio.

Mas qual é o caminho que devo seguir para fazer um Curso Técnico? O Mundo Vestibular separou algumas dicas que podem ajudá-lo! Confira!

Escolher o curso técnico

A primeira coisa a fazer é escolher qual o Curso Técnico irá cursar. Atualmente existem 185 cursos técnicos disponíveis em instituições de ensino de todo o país. Eles são divididos nas seguintes áreas:

    • Ambiente, Saúde e Segurança;
    • Apoio Educacional;
    • Controle e Processos Industriais;
    • Gestão e Negócio;
    • Hospitalidade e Lazer;
    • Informação e Comunicação;
    • Infraestrutura;
    • Militar;
    • Produção Alimentícia;
    • Produção Cultural e Design;
    • Produção Industrial;
    • Recursos Naturais.

Verificar quais as instituições de ensino que oferecem o curso técnico escolhido

Após escolher o Curso Técnico, deve-se verificar quais as instituições de ensino oferecem o curso escolhido. Primeiramente o aluno deve procurar pela disponibilidade do curso na sua região. É imprescindível constatar se as escolas possuem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o Curso Técnico possui credibilidade.

É importante também que o candidato verifique a demanda das empresas por profissionais técnicos do curso escolhido. Pode ser que as empresas da região já estejam saturadas e seja necessário mudar para outras cidades. Fazer uma lista com os cursos técnicos mais procurados pelas empresas pode ajudar muito!

Não gostei de nenhum curso técnico da minha região! E agora?

Após fazer a lista, você verificou que os cursos técnicos procurados pelas empresas de sua região não lhe agradam. O que fazer? Não se desespere! Instituições de ensino de todo o país oferecem cursos técnicos de qualidade. Procure pelas escolas técnicas de renome como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O estudante também pode buscar por cursos técnicos gratuitos através do Sisutec. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é gerenciado pelo MEC. Nele, instituições de ensino oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos que tenham feito o ENEM.

O Sisutec oferece cursos técnicos na modalidade integrada, concomitante e subsequente. Os alunos podem se inscrever no sistema duas vezes por ano, assim como no Sisu. As vagas são preenchidas de acordo com as notas dos alunos no ENEM, que podem escolher o curso técnico de sua preferência em qualquer região do país.

Terminei meu curso técnico. Devo fazer uma graduação?

Já terminei meu curso técnico e trabalho na área, e agora? Cursos técnicos não possuem especialização, pois eles focam no mercado de trabalho, preparando o aluno para sair do curso já podendo atuar na área escolhida.

Por isso, para alunos que já fizeram escolas técnicas e desejam melhorar seu currículo é recomendado que façam uma graduação. Os cursos de graduação possuem uma maior duração e mais foco em disciplinas teóricas. Somente no fim do curso são ministradas as matérias práticas. Os estudantes que desejam cursar uma graduação devem fazer o vestibular ou o Sisu, que utiliza a nota do ENEM para seleção dos ingressantes. É de extrema importância que as instituições de ensino superior sejam reconhecidas pelo MEC.

É importante que os candidatos escolham cursos de graduação que sigam a mesma linha dos cursos técnicos cursados. Se você estiver em dúvida sobre qual curso de graduação deverá fazer, o nosso teste vocacional poderá ajudá-lo!

E você, já escolheu seu curso técnico? Então deixe sua resposta aqui nos comentários e veja se o seu curso foi escolhido por mais alguém!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.