Pensando em cursar uma segunda licenciatura mas ainda tem dúvidas? Neste artigo, você entende melhor a quem ela se destina e como funciona.

O que é segunda licenciatura?

A segunda licenciatura nada mais é do que um curso de licenciatura voltado a pessoas que já tenham concluído uma licenciatura antes, seja no curso de Pedagogia, Letras, História, Matemática ou outros.

As segundas licenciaturas são mais curtas que os cursos tradicionais e surgiram com a necessidade de professores que davam aula em disciplinas fora de sua área de atuação e sem o diploma necessário.

As graduações de nível bacharelado têm foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho escolhido. Já as graduações de nível licenciatura formam professores de educação básica para lecionar na área escolhida. Os licenciados também podem ser pesquisadores em sua área.

Os licenciados são aptos a dar aulas em escolas de ensino fundamental, ensino médio, educação inclusiva, educação profissionalizante, educação de jovens e adultos e educação a distância.

Além de preparar e ministrar aulas, os professores podem coordenar e supervisionar atividades pedagógicas, elaborar projetos pedagógicos, planejar cursos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.

Os cursos de licenciatura mais comuns são: Pedagogia, História, Letras, Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Educação Física.

Para que serve segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é destinada a professores que desejam ampliar seu campo de atuação e melhorar seu currículo, aumentando assim seu número de aulas e sua renda. Um professor de Matemática, por exemplo, pode cursar uma segunda licenciatura em Física e passar a ministrar aulas de Física também.

Quem pode fazer segunda licenciatura?

O único pré-requisito para quem deseja fazer uma segunda licenciatura é ter já concluído a primeira. Não é necessário ter tempo de experiência em sala de aula ou estar empregado no momento.

Como funciona a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura pode ser cursada na modalidade presencial ou a distância. A duração do curso varia de 800 a 1200 horas, ou seja, de 6 meses a 18 meses (um ano e meio).

É comum que a segunda licenciatura seja mais rápida que a primeira, pois muitas matérias são reaproveitadas, principalmente se o segundo curso é da mesma área do primeiro, como História e Geografia ou Ciências Biológicas e Educação Física.

Os cursos de licenciatura têm estágio obrigatório. De acordo com a legislação, a carga horário do estágio deve ser de 300 horas. Caso o graduando já tenha experiência comprovada como professor em sala de aula, a carga horário do estágio supervisionado pode ser diminuída para 100 horas.

A grade curricular das segundas licenciaturas incluem, além das disciplinas específicas da área, conteúdos relacionados à educação, políticas públicas e gestão da educação, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação especial e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

As segundas licenciaturas na modalidade a distância são muito procuradas, pois quem costuma buscar essas formações são profissionais que já atuam na área e não dispõe de muito tempo para aulas regulares. 

No EAD, a maioria das aulas acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem e os alunos precisam ir ao polo somente fazer prova e acompanhar algumas aulas, dependendo da faculdade. Além disso, os cursos são mais baratos que os presenciais.

Quanto tempo dura uma segunda licenciatura?

As segundas licenciaturas duram de 6 a 18 meses. Em geral, as segundas licenciaturas mais rápidas são as da modalidade EAD e aquelas que já são da área de conhecimento do graduando.

De acordo com a legislação, a duração mínima das segundas licenciaturas devem ser de 800 horas, para as segundas formações na mesma área, e pode chegar até a 1200 horas, para aqueles graduandos que desejam mudar sua área do conhecimento. 

Quais as segundas licenciaturas mais cursadas?

Agora que você já sabe as vantagens da segunda licenciatura e como ela funciona, conheça mais sobre as licenciaturas mais cursadas clicando nos links abaixo:

Onde cursar uma segunda licenciatura?

Se interessou por alguma das licenciaturas citadas? Além de escolher um curso, também é preciso pesquisar sobre a instituição que você pretende ingressar e consultar suas avaliações no Ministério da Educação (MEC). 

Existem faculdades particulares que oferecem ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia. Dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando menos, no ensino presencial e a distância:

Leia também: Como é a licenciatura em Pedagogia?

E você, já sabe qual segunda licenciatura quer fazer e onde cursar? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!