Realizar uma segunda licenciatura é excelente opção tanto para quem busca intensificar seus conhecimentos em determinado tema, como para aqueles que desejam continuar na área em que atuam, mas mudar o assunto com o qual trabalham.

Por exemplo, professores de Literatura podem se beneficiar bastante ao realizar uma segunda licenciatura de História. Afinal, para entendermos os períodos e movimentos literários é fundamental analisar em qual período histórico eles estão inseridos.

Por outro lado, um profissional que trabalha com Geografia, mas quer mudar para Gramática também pode se beneficiar com a segunda licenciatura. Além disso, no curso, o professor ganha a possibilidade de ministrar aulas nas duas disciplinas, garantindo mais oportunidades de emprego.

O que são cursos de segunda licenciatura?

Os cursos de segunda licenciatura são graduações destinadas a pessoas que já realizaram uma licenciatura. Possuem uma duração menor do que a licenciatura tradicional, pois permitem que o aluno elimine matérias que já foram cursadas anteriormente.

Dentre as disciplinas que poderão ser eliminadas estão: didática, psicologia da educação, filosofia da educação e demais disciplinas comuns nas licenciaturas.

Vale ressaltar que mesmo sendo uma graduação mais rápida, o diploma é de nível superior e tem a mesma validade de uma licenciatura tradicional.

Quais são os cursos de segunda licenciatura EAD?

Abaixo separamos os principais cursos de segunda licenciatura. Confira!

  • Artes visuais

  • Biologia

  • Educação Física

  • Filosofia

  • Geografia

  • História

  • Letras

  • Matemática

  • Música

  • Pedagogia

  • Sociologia

  • Química

  • Teatro

Quanto tempo dura o curso de segunda licenciatura EAD?

Conforme citado acima, a segunda licenciatura têm uma carga horária mais curta que varia entre 800 a 1.200 horas, podendo serem cumpridas em cerca de  um ano e meio a 2 anos. Mas isso varia de acordo com a faculdade, ademais, dependendo da equivalência entre a formação original do estudante e a nova licenciatura, pode durar mais ou menos tempo.

Se os cursos forem da área de humanas, por exemplo, a quantidade de horas a cursar será menor. Agora se a primeira licenciatura foi na área de exatas e a segunda na área de humanas, provavelmente, o período será maior.

Já em relação ao estágio, não tem muito o que fazer, o aluno vai precisar realizá-lo. Porém, algumas faculdades reduzem a quantidade de horas a serem cumpridas, caso o aluno já atue como professor.

Segunda licenciatura EAD ou presencial?

Os cursos de segunda licenciatura são oferecidos tanto na modalidade EAD como na presencial. As duas oferecem o mesmo conteúdo, apenas a forma de ministrar as aulas é diferente.

Se você conta com tempo disponível para ir até a faculdade todos os dias, não tem dificuldades em relação a locomoção e preza pelo contato direto com professores e colegas de sala, o curso presencial é o ideal.

Porém, muitos profissionais que já trabalham na área não dispõem de muito tempo, tornando a ida até a faculdade todos os dias algo um pouco complicado. Se esse é o seu caso, o curso a distância pode te atender muito bem.

Como é a segunda licenciatura EAD?

Assim que as aulas começam, o aluno tem acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Esse ambiente é uma plataforma na qual os professores disponibilizam as aulas, os exercícios e as atividades individuais e em grupos.

Nela também estão os materiais complementares e a biblioteca virtual. Por meio desse ambiente, é possível ainda entrar em contato com o tutor e tirar dúvidas relacionadas ao conteúdo das aulas.

Apesar da maior parte do curso acontecer no ambiente virtual, é necessário comparecer em alguns encontros presenciais. A quantidade de encontros varia de acordo com a universidade, algumas exigem que os alunos compareçam um vez por mês, outras uma vez por semana. Em alguns casos, a faculdade exige a presença do aluno apenas uma vez no semestre.

Para concluir o curso e receber o certificado é obrigatório a realização dos estágios e a entrega de um trabalho de conclusão.

Onde fazer uma segunda licenciatura?

Como licenciatura  é uma área que emprega bastante, seus cursos são bastante procurados, e, consequentemente, ocorre uma grande oferta deles. Porém, no momento de escolher a faculdade para estudar é importante verificar se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Sabemos que pode ser bem cansativo pesquisar uma por uma, por isso, selecionamos abaixo algumas boas opções. Todas são reconhecidas pelo MEC, aceitam o Enem como forma de ingresso e possuem programas próprios de bolsas e descontos. Além disso, oferecem os cursos de segunda licenciatura nas modalidades presencial e a distância. Confira!

Veja também:

Saiba o que é uma segunda licenciatura EAD e veja como fazer

Licenciatura em História

Buscar conhecimento constantemente é primordial para exercer sua função cada vez melhor. Os cursos de segunda licenciaturas são excelentes formas de fazer isso, portanto, não demore para iniciar o seu. Aproveite e comente abaixo onde pretende estudar!