Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Sucesso na Carreira requer olho no Futuro

12 de dezembro de 2008
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Ter sucesso e um salário rechonchudo são os desejos da maioria das

pessoas que pretendem seguir uma carreira. E um caminho para conseguir

isso é sem dúvida a profissionalização e o constante aprimoramento dos

seus conhecimentos. Mas isso não é tudo. Para começar, é importante

conhecer as tendências do mercado de trabalho. Isso pode ajudar a

descobrir onde estão as melhores oportunidades, quais as profissões do

futuro e até mesmo o perfil do profissional que o mercado espera.

Para muitos, as chances de sucesso profissional são maiores nas

áreas recém-criadas, que ainda estão em expansão e oferecem um campo de

trabalho variado. No momento, essas áreas são tecnologia, meio

ambiente, lazer e educação a distância. Hoje o terceiro setor

(prestação de serviços) é o setor econômico que mais cresce. Com isso,

há uma grande oferta de vagas no comércio e atendimento ao cliente.

Mas o que os especialistas destacam é que 40% das profissões de

2015 ainda não existem. Eles acreditam que o setor de serviços é o foco

do mercado, devido ao crescimento. “É o setor que mais cresce e gera

empregos. É preciso levar isso em consideração. A área de tecnologia

também vem crescendo muito”, completa a professora Laurene Barbosa

Soares de Oliveira. O coordenador do curso de publicidade e jornalismo

da Universidade Paulista (Unip), Roni Muraoka, avalia que há uma forte

tendência para os cursos de gestão, que duram menos (dois anos) e

formam tecnólogos. “Temos cursos de gestão em marketing, em negócios e

gestão ambiental. Quase todas as faculdades privadas estão adotando”,

diz.

Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o

caminho encontrado para aliar um ensino de qualidade e atender à

demanda de mercado foi a criação de cursos com especificações, como o

de comunicação social com ênfase em marketing. Outro exemplo é o curso

de geografia da PUC-Campinas que, no final dos anos 90 enfrentou uma

crise e chegou ao extremo de não formar uma classe. A partir de 2000 a

universidade implantou uma reformulação da grade curricular de todos os

cursos. Com a mudança, a instituição mudou a opção para geografia com

gestão territorial e ambiental.

O diretor da Universidade São Francisco (USF), Hector Escobar,

avalia que o crescimento e expansão do mercado de medicamentos

genéricos no Brasil, além de permitirem o desenvolvimento da indústria

farmacêutica, estão aumentando a demanda por profissionais formados em

farmácia. “Essa necessidade de mão-de-obra especializada na área se

refletiu na procura que teve o nosso curso de farmácia. A mesma coisa

ocorreu com o curso de enfermagem”, afirma.

CURSOS DO FUTURO

Design

Relações Internacionais

Moda

Gastronomia

Hotelaria

Gestão Ambiental

Gestão em Marketing

Comunicação Visual

Fisioterapia

Farmácia

Cursos de Licenciatura

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.