Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Como funciona o Enem? Entenda tudo sobre o exame!

14 de dezembro de 2021
Como funciona o Enem: entenda tudo sobre!
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupa hoje um lugar central quando se fala de processos seletivos para entrar em universidades públicas e privadas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

É também com as notas do Enem que os estudantes de baixa renda conseguem participar de programas governamentais que concedem bolsas de estudo ou financiamento a juros baixos.

Se você já ouviu falar muito sobre o Enem, mas ainda não sabe exatamente por que ele existe e como funciona, tire suas dúvidas agora mesmo. Aproveite para saber quais oportunidades podem se abrir para quem tira uma boa nota nas provas!

Veja também:
+ Quando sai o resultado do Enem 2023 e como consultar
+ Quanto vale a prova do Enem? Aprenda a calcular a nota!



O que é o Enem?

O Enem é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O exame é composto por 180 questões e uma redação.

Além disso, o Enem é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar.

Hoje o Enem é mais conhecido como uma das principais formas de acesso a universidades no País.

Veja também:
+ Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos
+ Redação Enem: O Guia Completo para a nota 1000!
+ O que fazer depois do Enem? Confira algumas dicas!


Quem pode fazer o Enem?

O Enem avalia alunos que estão concluindo o ensino médio e cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, a participação no Enem é aberta a qualquer pessoa. Isso vale tanto para quem continua nos anos iniciais do ensino médio, como para quem já fez faculdade e até pós-graduação.

Para os organizadores, uma das principais características do Enem é ser uma prova democrática. Um exemplo disso é a forma como são tratados os estudantes que precisam de atendimento especial para participar.

Pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, têm direito a um intérprete de Língua Brasileira de Sinais para poderem fazer a prova.

Alunos que estão internados em hospitais, idosos, mães que estejam amamentando, pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência visual, autismo, etc. também contam com apoio extra para fazer o Exame com tranquilidade. Basta informar as condições especiais na hora da inscrição.

Veja também:
+ Quem pode fazer o Enem? Descubra!
+ Descubra se você pode usar a nota do Enem do ano anterior
+ Tabela de pontos do Enem para cada curso


O que o Enem avalia?

As provas do Enem abrangem os conteúdos estudados ao longo dos três anos do ensino médio. São quatro grandes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  •  Ciências da Natureza e suas Tecnologias: conteúdos de Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: questões de Matemática

A lista das matérias para estudar é bem grande. Os conteúdos podem aparecer em mais de uma área de conhecimento, as chamadas matérias transdisciplinares.

Veja também:
+
Provas anteriores do Enem: vale a pena estudar por elas?

Como são as provas do Enem?

Prepare-se para uma verdadeira maratona: são dois dias de prova em que você terá que resolver 180 questões objetivas e fazer uma redação.

A duração do Enem varia entre os dias de aplicação. No primeiro dia, a duração é de 5 horas, devido à inclusão da prova de redação. Já no segundo dia, a duração é de 4 horas e 30 minutos.

Como um total de 90 questões objetivas em cada dia de prova, os participantes têm aproximadamente 3 minutos para responder cada questão no primeiro dia, além de uma hora para concluir a redação.

No primeiro dia, a prova tem duração de quatro horas e meia. São 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e outras 45 sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No segundo dia, o tempo disponível é maior: cinco horas e meia. As questões objetivas são da área de Linguagens, incluindo a prova de Língua Estrangeira. Também é dia de resolver 45 questões de Matemática e de fazer a redação.

Veja também:
+
 Quais são as matérias que mais caem no Enem?
+ Quantos minutos por questão Enem? Confira a duração do exame!


Como é a redação do Enem?

Para a prova de redação, o Enem sempre traz algum texto base e uma situação-problema, que pode ter a ver com uma questão política, social ou cultural. Em edições recentes, por exemplo, o Enem colocou em pauta a violência contra a mulher.

Na sua redação você terá que pensar sobre o assunto proposto e escrever um texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, neste texto você deve colocar a sua opinião e utilizar explicações e argumentos para convencer o corretor de seu ponto de vista.

A redação deve ter no máximo 30 linhas.

Saiba mais:
+
 8 temas de redação que podem cair no Enem
+ Redação Nota Mil em 4 passos simples!
+ Quanto vale a redação do Enem? Entenda a pontuação!


Como é a correção do Enem?

A nota do Enem utiliza um cálculo complexo, vai bem além de somar as questões corretas. Trata-se de um modelo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o grau de dificuldade de cada questão e a coerência do participante em relação ao conjunto da prova.

É como se as questões fossem peneiras, com diferentes graus de dificuldade. A TRI ajuda a identificar até que grau o candidato consegue passar.

Já a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, que irão observar quais são as competências do candidato em:

  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Cada uma das cinco competências vale 200 pontos e a redação pode chegar a 1.000 pontos.

Veja também:
+ Quanto vale a prova do Enem? Aprenda a calcular a nota!
+ Nota máxima no ENEM: o que é preciso para alcançar?



Para que serve a nota do Enem?

Ter em mãos a nota do Enem é o primeiro passo para entrar na disputa por vagas no ensino superior e ter acesso a oportunidades que podem facilitar seus estudos. Confira alguns exemplos:

Com a nota do Enem, o estudante pode tentar vaga em universidades públicas de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do MEC. No Sisu, as instituições participantes disponibilizam suas vagas e informam qual a nota mínima para preenchê-las. São duas edições por ano.

A primeira abre assim que as notas do Enem são divulgadas.

Veja também:
+ Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?
+ Minha nota no Enem dá para qual curso? Confira as médias!

O Enem também é requisito para participar de dois programas do Governo Federal destinados a estudantes de baixa renda: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

No ProUni, estudantes concorrem a bolsas em faculdades particulares. Já o FIES financia o curso com prazos flexíveis (o estudante só começa a pagar após se formar) e juros baixos.

O Enem também é cada vez mais aceito por instituições privadas reconhecidas pelo MEC. Geralmente essas faculdades participam do ProUni, do FIES e oferecem financiamentos próprios. Confira algumas das principais:


Veja também:
+ Quem pode fazer o Enem
+ Quem tem direito ao Fies? Entenda os requisitos do programa!
+ Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.