Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra quando sai o resultado do Enem 2021

17 de dezembro de 2020
quando sai o resultado do Enem 2021
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Quer saber quando sua nota oficial no Enem 2021 será liberada? Confira aqui quando o resultado das provas sai oficialmente!

A liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos que gera mais ansiedade nos milhões de alunos que fizeram a prova. Afinal, é nessa data especial que é possível ter certeza sobre o desempenho no Exame e garantir uma vaga em um curso no Ensino Superior.

O Enem 2021 já foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Por isso, é natural que os participantes queiram saber logo quando o resultado oficial será divulgado.

A dúvida sobre quando sai o resultado do Enem 2021 é bem comum, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um formato único de avaliação das notas, que dá pesos diferentes para cada questão conforme a dificuldade de resolução. O valor do peso de cada resposta certa é calculado apenas na correção. Este sistema se chama Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Por isso, é impossível saber a sua nota apenas com o gabarito das questões. E, considerando que várias pessoas sequer levam o caderno de questões para casa após a saída dos locais de provas, já que não é algo obrigatório, fica ainda mais difícil ter uma ideia clara sobre o resultado.

Mas temos uma boa notícia! A data em que o resultado será publicado já foi divulgada! Confira a seguir.

Quando sai o resultado do Enem 2021?

O resultado oficial do Enem 2021 foi anunciado para o dia 11 de fevereiro de 2022. A data foi informada oficialmente pelo Ministério da Educação e não deve sofrer alterações.

O único lugar onde é possível verificar sua nota é no site oficial do Enem. O site costuma passar por forte instabilidade no período da manhã, mas há uma explicação: são muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. Então, respire fundo!

Neste dia, você poderá acessar o site oficial do Enem na “Página do Participante”, com seu CPF e senha criada no dia da inscrição. 

No boletim da Página do Participante suas notas estarão divididas pelas quatro seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além das quatros áreas referentes às 180 questões com alternativas, você também terá a nota da redação e o espelho dela. O espelho é uma imagem digitalizada da sua redação.

A nota nesses cinco quesitos pode ir de zero (nota mínima) até mil (nota máxima). Basta somar essas notas das categorias, dividir por cinco e você terá sua média final!

Quando sai o gabarito do Enem 2021?

Segundo a instituição organizadora do Exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que o gabarito oficial com as respostas certas para cada questão dos dias de prova será divulgado em 1º de dezembro de 2021.

Professores que fizeram a correção extraoficial da prova questionaram algumas questões e portanto permanece a expectativa se o Inep irá ou não anular as perguntas mais polêmicas ou consideradas sem respostas. 

Veja no vídeo abaixo uma discussão da questão que envolvia a Copa do Brasil de Futebol feita no segundo dia de exame e que levantou dúvidas dos especialistas:

Por que o resultado do Enem 2021 demora tanto?

O Ministério da Educação (MEC) trabalha com datas distantes do dia de realização da prova, pois a logística de aplicação, recolhimento e correção dos gabaritos é muito complicada. 

Lembre-se que são milhões de redações e questionários para corrigir, vindos de todos os estados do Brasil. Nenhum erro pode ser cometido, tanto para não afetar a credibilidade do Enem quanto para não prejudicar ninguém.

Leia também: Como funciona a correção do ENEM? 

Aqui vai um segredo de uma dessas etapas: só para a correção das redações, por exemplo, são necessários no mínimo dois avaliadores. E em um momento de pandemia, os cuidados para que ninguém seja infectado e alguma fase acabe atrasando estão no nível máximo!

Portanto, apesar de improvável, é possível que os resultados do Enem 2021 sejam liberados antes caso haja uma maior rapidez na execução dos serviços. Continue atento às notícias!

Mas, enquanto o resultado da prova não sai, você já pode começar a pesquisar quais faculdades aceitam a nota do Enem para ingresso.

Como usar a nota do Enem 2021 para entrar na faculdade?

Se o Enem 2021 é o seu primeiro Enem ou se o seu objetivo é tentar tentar melhorar a sua nota nesta edição, a boa notícia é que diversas faculdades aceitam a nota no Enem 2021 como forma de ingresso direto.

Ou seja, você não vai precisar fazer vestibular novamente ou depender de programas do Governo. Basta apresentar sua nota e se ela estiver dentro do mínimo exigido para o curso, você poderá realizar sua matrícula.

Mas se você ainda não conhece os programas do governo, a gente te explica. Para participar destes programas você não pode ter zerado a sua redação.

O que é o Sisu?

Sisu é o Programa de Seleção Unificada. Os estudantes podem ingressar em instituições públicas usando a nota do Enem. É possível escolher duas opções de curso para tentar uma vaga na universidade.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificado), algumas faculdades colocam pesos diferentes para cada área do conhecimento conforme cada curso. Por essa razão, a nota média que aparece no sistema do SiSU nem sempre é a mesma do Boletim do Participante.

O que é o Fies?

O Fies é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, como o próprio nome já diz, é um programa de financiamento. Com ele, é possível ingressar em uma faculdade particular, mas após a graduação, o aluno precisa devolver todo o investimento. 

O que é o Prouni?

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que oferta bolsas de estudo parciais ou integrais para os alunos de baixa renda que desejam ingressar em uma universidade particular. As bolsas parciais são destinadas aos participantes com renda superior a 1,5 salário mínimo e inferior a 3, já as integrais são destinadas para os candidatos com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.

Onde estudar com a nota do Enem?

Quando o resultado do Enem 2021 finalmente sair, você terá muitas oportunidades de ingresso no Ensino Superior. Diversas faculdades públicas e privadas utilizam a nota no exame em substituição ou complemento ao vestibular.

Antes de tudo, é essencial verificar se as faculdades são reconhecidas pelo MEC. Somente elas são autorizadas a emitir o diploma de conclusão em um curso de graduação que o mercado de trabalho tanto valoriza. 

Para te ajudar, separamos algumas faculdades que têm esse reconhecimento garantido. Elas contam com cursos de todas as áreas do conhecimento:

Confira também:

Saiba tudo sobre o tema da Redação do Enem 2021 

Confira o gabarito extraoficial do Enem 2021

Qual é o curso que você pretende ingressar com a sua nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.