Quer saber quando sua nota oficial no Enem 2021 será liberada? Confira aqui quando o resultado das provas sai oficialmente!

A liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos que gera mais ansiedade nos milhões de alunos que fizeram a prova. Afinal, é nessa data especial que é possível ter certeza sobre o desempenho no Exame e garantir uma vaga em um curso no Ensino Superior.

Devido à pandemia de Covid-19, o Enem 2020 foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021. Mesmo com o exame sendo aplicado somente em 2021, ele ainda se trata do processo seletivo do Enem 2020.

A dúvida sobre quando sai o resultado do Enem 2020 é bem comum, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um formato único de avaliação das notas, que dá pesos diferentes para cada questão conforme a dificuldade de resolução. O valor do peso de cada resposta certa é calculado apenas na correção.

Por isso, é impossível saber a sua nota apenas com o gabarito das questões. E, considerando que várias pessoas sequer levam o caderno de questões para casa após a saída dos locais de provas, já que não é algo obrigatório, fica ainda mais difícil ter uma ideia clara sobre o resultado.

Mas não se preocupe! O resultado do Enem 2020 já tem uma data definida para sair, continue acompanhando!

Quando sai o resultado do Enem 2020?

Segundo o cronograma divulgado pelo Inep, o resultado do Enem 2020 está programado para sair no dia 29 de março de 2021.

O único lugar onde é possível verificar sua nota é no site oficial do Enem. O site costuma passar por forte instabilidade no período da manhã, mas há uma explicação: são muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. Então, respire fundo!

Neste dia, você poderá acessar o site oficial do Enem na ?Página do Participante?, com seu CPF e senha criada no dia da inscrição. 

No boletim da Página do Participante suas notas estarão divididas pelas quatro seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além das quatros áreas referentes às 180 questões com alternativas, você também terá a nota da redação e o espelho dela. O espelho é uma imagem digitalizada da sua redação.

A nota nesses cinco quesitos pode ir de zero (nota mínima) até mil (nota máxima). Basta somar essas notas das categorias, dividir por cinco e você terá sua média final!

Por que o resultado do Enem 2020 demora tanto?

O Ministério da Educação (MEC) trabalha com datas distantes do dia de realização da prova, pois a logística de aplicação, recolhimento e correção dos gabaritos é muito complicada. 

Lembre-se que são milhões de redações e questionários para corrigir, vindos de todos os estados do Brasil. Nenhum erro pode ser cometido, tanto para não afetar a credibilidade do Enem quanto para não prejudicar ninguém.

Aqui vai um segredo de uma dessas etapas: só para a correção das redações, por exemplo, são necessários no mínimo dois avaliadores. E em um momento de pandemia, os cuidados para que ninguém seja infectado e alguma fase acabe atrasando estão no nível máximo!

Portanto, apesar de improvável, é possível que os resultados do Enem 2021 sejam liberados antes caso haja uma maior rapidez na execução dos serviços. Continue atento às notícias!

Mas, enquanto o resultado da prova não sai, você já pode começar a pesquisar quais faculdades aceitam a nota do Enem para ingresso.

Como usar a nota do Enem 2020 para entrar na faculdade?

Se o Enem 2020 é o seu primeiro Enem ou se o seu objetivo é tentar tentar melhorar a sua nota nesta edição, a boa notícia é que diversas faculdades aceitam a nota no Enem 2020 como forma de ingresso direto.

Ou seja, você não vai precisar fazer vestibular novamente ou depender de programas do Governo. Basta apresentar sua nota e se ela estiver dentro do mínimo exigido para o curso, você poderá realizar sua matrícula.

O adiamento da realização do Enem para janeiro de 2021 modificou a forma de ingresso de dois programas muito importantes: o Fies e o Prouni. Quem busca uma vaga em faculdades particulares utilizando um dos dois programas do Governo Federal precisará ter realizado a prova anteriormente.

Para a primeira edição do Prouni em 2021, será necessário ter feito o Enem 2019. Já o Fies aceita notas da edição do Enem mais recente feita pelo aluno, desde que seja a partir de 2010.

De acordo com o MEC, após a divulgação do resultado do Enem 2020 serão abertos novos processos seletivos do Prouni e do Fies ainda no primeiro semestre de 2021, para aqueles candidatos que desejam usar sua nota do Enem 2020.

A seleção para faculdades públicas federais pelo Sisu 1/2021 (Sistema de Seleção Unificado)continuará com realização agendada para depois do resultado do Enem

Onde estudar com a nota do Enem?

Quando o resultado do Enem 2020 finalmente sair, você terá muitas oportunidades de ingresso no Ensino Superior. Diversas faculdades públicas e privadas utilizam a nota no exame em substituição ou complemento ao vestibular.

Antes de tudo, é essencial verificar se as faculdades são reconhecidas pelo MEC. Somente elas são autorizadas a emitir o diploma de conclusão em um curso de graduação que o mercado de trabalho tanto valoriza. 

Para te ajudar, separamos algumas faculdades que têm esse reconhecimento garantido. Elas contam com cursos de todas as áreas do conhecimento:

Veja também: Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

Qual é o curso que você pretende ingressar com a sua nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!