Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

As melhores universidades do país

28 de maio de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Muitos critérios podem ser utilizados para classificar uma universidade como a melhor em determinado quesito. A verdade é que cada uma delas possui pontos fortes em algum assunto, seja nas melhores notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no Índice Geral de Cursos (IGC), em número de estudantes que procuram uma vaga, etc.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho Estudantil é uma prova aplicada aos alunos que estão iniciando ou concluindo cursos do ensino superior.  O exame é obrigatório para todos os alunos que forem selecionados e o não comparecimento implica no aluno não conseguir retirar o diploma.

O que é o IGC?

O Índice Geral de Curso indica a qualidade de cada instituição de acordo com uma média ponderada feita com as notas da graduação e pós-graduação de cada universidade. O IGC é divulgado todo ano, após a indicação do Enade. Ou seja, o Enade é um dos requisitos para compor a nota do IGC.

Melhores faculdades no último ranking

De acordo com o último Enade, divulgado em novembro de 2011, as cinco universidades públicas que tiveram melhores colocações foram:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – nota 4,69

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – nota 4,68

Universidade Federal de Lavras (UFLA) – nota 4,31

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – nota 4,30

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – nota 4,29

É importante lembrar que nem todas as universidades participam do Enade, como por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP).

Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp foi fundada em 1966 e foi considerada a melhor universidade do Brasil, de acordo com o Enade de 2011. Até o ano passado, a Unicamp não havia participado do Enade, portanto ainda não tinha colocação nas listas lançadas anteriormente.

A universidade possui 66 cursos de graduação e mais de 17 mil alunos matriculados. Possui, também, 144 cursos de pós-graduação, sendo 66 de mestrado, 60 de doutorado e 18 de especialização. Além disso, a Unicamp possui 23272 publicações e 2771 artigos indexados.

A Unicamp possui um campus em Barão Geraldo, em Campinas, mas também possui sedes nas cidades de Paulínia, Limeira e Piracicaba. Sendo que a faculdade de Piracicaba é mais antiga do que a própria Unicamp. A união das duas ocorreu no ano após a criação do campus de Barão Geraldo.

Saiba mais sobre a Unicamp

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O ITA alcançou o segundo lugar entre as instituições públicas do país no Enade 2011. A instituição foi criada em 1950 e oferece cursos de graduação e de pós-graduação.

Os cursos oferecidos pelo Ita são: Engenharia Eletrônica e Computação, de Infra-Estrutura Aeronáutica, de Aeronáutica e Mecânica e curso de Física. Ao todo, o Ita disponibiliza aproximadamente 600 vagas para graduação e 1219 para pós-graduação Stricto Sensu, divididas entre doutorado, mestrado e mestrado especial. O Ita também é conhecido pelo seu processo seletivo, considerado um dos mais bem elaborados do país.

O instituto é localizado no estado de São Paulo, na cidade de São José dos Campos.

Saiba mais sobre o ITA

Universidade Federal de Lavras

A UFLA foi fundada em 1908 e ficou em terceiro lugar entre as universidades públicas que fizeram o Enade.

A universidade está localizada na cidade de Lavras, no estado de Minas Gerais.

Possui 23 cursos de graduação e 41 de pós-graduação, sendo 19 doutorados, 20 mestrados, 1 residência e 1 especialização em educação. A UFLA também possui cursos a distância, sendo 3 de graduação e 14 de pós-graduação.

Tem cerca de 2600 publicações científicas por ano e 5 revistas científicas. Além disso, possui 100 grupos de pesquisa e 1200 projetos em andamento.

A UFLA possui mais de 14 mil estudantes matriculados em todos os cursos, incluindo os cursos a distância, os de graduação e pós-graduação.

Saiba mais sobre a UFLA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A instituição, como UFRGS, foi fundada em 1950, mas anteriormente era conhecida como Universidade de Porto Alegre, Universidade do Rio Grande do Sul e, enfim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A sede da universidade é na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A UFRGS possui 89 cursos de graduação presenciais e 8 a distância. O total de alunos matriculados na graduação ultrapassa os 27 mil. Os cursos de pós-graduação são divididos entre mestrado, doutorado e Lato Sensu, com um total de 270 cursos.

A universidade possui mais de 700 grupos de pesquisa, com mais de 6 mil pesquisadores.

Além disso, possui 3 casas de estudantes que abrigam 542 moradores e 5 restaurantes universitários, que oferecem aproximadamente 6 mil refeições diariamente.

Saiba mais sobre a UFRGS

Universidade Federal de São Paulo

A Unifesp possui campi em São Paulo, Guarulhos, na Baixada Santista, Diadema, São José dos Campos e Osasco.

O processo seletivo da Unifesp utiliza o vestibular e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu).  A universidade também adota o sistema de cotas, destinando 10% das suas vagas para candidatos que se declararem negros, pardos ou índios e que também cursaram todo o ensino médio em escola pública.

A Unifesp possui cursos de graduação e de pós-graduação, com cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado.

Saiba mais sobre a Unifesp

Como escolher a universidade certa

Como já dito, cada universidade tem seus pontos fortes e fracos. A análise da qualidade do curso em uma determinada instituição deve ter tanto peso quanto os rankings de melhores universidades.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

 

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.