Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

Saiba tudo sobre Iniciação Científica

15 de março de 2022
iniciação científica
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

O ensino superior pode fazer muito mais por você que somente te preparar para o mercado de trabalho. Cursar uma graduação também pode ser a sua porta de entrada para seguir a carreira acadêmica, caso você queira seguir como pesquisador da sua área e atuar como professor universitário. E para isso, vale a pena considerar realizar uma iniciação científica.

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você já sabe que a área da pesquisa é a ideal para você, confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre iniciação científica: o que é, quem pode fazer, qual é o caminho a seguir e onde estudar. Vamos lá?

O que é iniciação científica?

Também conhecida como IC, uma iniciação científica é um programa para alunos de graduação que ajuda estudantes a se aprofundarem em temas de pesquisa relacionados à sua área. Sempre com a orientação adequada e constante de um professor pesquisador vinculado à faculdade do estudante, é possível fazer pesquisas com ou sem o auxílio de bolsas de fomento (como FAPESP, CNPq ou CAPES).

Com duração média de um ano, a iniciação científica trabalha os conhecimentos e técnicas de pesquisa dos estudantes, e após sua realização são exigidos relatórios parciais e finais, assim como apresentações acadêmicas que mostrem o resultado da pesquisa. 

Além disso, uma IC pode ser a porta de entrada para o universo acadêmico: estimativas de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) mostram que quem faz iniciação científica tem até 2,2 vezes mais chance de concluir um mestrado diante de quem não realiza esse tipo de pesquisa.

Afinal, o primeiro contato com a pesquisa e o universo acadêmico já prepara os alunos para as práticas de pesquisa e mostra a rotina de um pesquisador. Assim, é possível o estudante determinar se esse é de fato o caminho que ele quer seguir com sua carreira, além de familiarizá-lo ainda mais com técnicas e métodos científicos básicos, essenciais para quem busca seguir pesquisando durante muitos anos.

Com o objetivo de incentivar o interesse dos alunos de cursos de graduação em técnicas e métodos científicos, uma iniciação científica consiste na realização de pesquisas básicas que visam um determinado fim ou objetivo prático dentro de cada área do conhecimento. Essas pesquisas são voltadas para a compreensão de novos fenômenos ou são pesquisas aplicadas, e suas possibilidades variam dentro de cada área e em cada faculdade.

Quem pode fazer iniciação científica?

Alunos de graduação podem realizar iniciações científicas dentro da sua área de estudos, desde que orientado por professores da sua instituição de ensino. 

Se você deseja construir uma carreira acadêmica e futuramente realizar mestrado, doutorado e pós-doutorado, fazer uma iniciação científica durante a sua graduação é o ideal para começar a atuar como pesquisador.

Leia mais: Teste vocacional online – Descubra sua vocação

Quais as vantagens de fazer uma iniciação científica?

Antes de tudo, as vantagens de fazer uma iniciação científica vão desde a experiência adquirida com os métodos de pesquisa até a entrega de conhecimentos necessários para agregar ainda mais à sua área do conhecimento.

Ainda sobre a experiência, o estudante precisa se familiarizar com o passo a passo para a realização de pesquisas, tendo a assistência do professor orientador durante este processo, e precisa realizar relatórios parciais e finais de sua pesquisa, assim como a apresentação de resultados de projetos em simpósios e congressos acadêmicos.

Uma outra vantagem é a possibilidade de vincular sua pesquisa de iniciação científica a instituições de incentivo à pesquisa, como o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que podem beneficiar uma bolsa-auxílio ao estudante que submeter seu projeto a um processo seletivo.

Além disso, a IC e sua apresentação em congressos contam como horas complementares do curso de graduação do estudante, podendo até facilitar o desenvolvimento e a entrega de monografias no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes que optarem por este tipo de projeto para finalizar sua graduação. É um adianto e tanto!

Tudo isso prepara o estudante para seguir na carreira acadêmica, especialmente se ele pretende realizar mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Veja também: As 10 maiores faculdades do Brasil

Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica?

Antes de tudo, busque um professor da sua instituição de ensino que possa te orientar com a sua pesquisa acadêmica – não somente sobre os conhecimentos específicos da sua IC e com direcionamentos de estudos, mas também em relação ao que fazer para oficializar sua pesquisa.

Em seguida, entenda quais tipos de pesquisa são possibilidades para você na sua área e decida, junto ao seu orientador especialista, qual será o o enfoque da sua pesquisa.

Diferentes tipos de iniciação científica

As possibilidades para quem quer realizar uma iniciação científica são variadas. É possível fazer uma IC com bolsa de auxílio ou sem, e também é possível fazer pesquisa antes mesmo de começar uma graduação. Explicamos tudo a seguir!

IC com bolsa e sem bolsa

É possível vincular sua iniciação científica a instituições de incentivo à pesquisa, que proporcionam bolsas de auxílio a alguns estudantes. Algumas destas instituições são o Capes, o CNPq e a Fapesp. Para concorrer a elas, é preciso submeter seu projeto a um processo seletivo.

Em todo caso, também é possível realizar uma IC de forma voluntária, ou seja, sem obter qualquer bolsa de auxílio. Em algumas faculdades particulares, também é possível realizar uma iniciação científica na modalidade remunerada – nestes casos, o estudante pode até receber pagamentos ou obter descontos nas mensalidades.

A quantidade de bolsas disponíveis varia de acordo com cada instituição de ensino e área do conhecimento – consulte sua faculdade para obter tais informações.

IC no ensino médio

Sim, também é possível realizar uma iniciação científica antes mesmo de começar uma graduação! Projetos como o Programa de Pré-Iniciação Científica, da Universidade de São Paulo (USP), possibilitam que estudantes dos ensino médio e fundamental já iniciem seus contatos com o meio acadêmico e comecem pesquisas sob orientação de professores da universidade. Isso pode ocorrer com ou sem a oferta de bolsas de fomento (que são destinadas somente a alunos do ensino médio da rede pública, através do CNPq).

Onde estudar para fazer uma iniciação científica?

Se você já concluiu o ensino médio e está certo de que quer mergulhar na pesquisa acadêmica, primeiro precisa estar cursando uma graduação para depois realizar uma iniciação científica.

E na hora de escolher em qual faculdade você vai adentrar, certifique-se antes de que ela seja uma instituição de ensino de renome, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Separamos abaixo algumas opções, confira:

E aí, gostou da ideia de realizar uma iniciação científica e seguir no meio acadêmico? Está certo de que quer se tornar um pesquisador da sua área? Responda abaixo nos comentários as suas motivações e boa sorte na sua trajetória!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.