Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

Melhores faculdades de Agronegócio

21 de março de 2013
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Agronegócio tem como objetivo a utilização dos conhecimentos da área administrativa e técnica agropecuárias no planejamento e coordenação de todas as atividades de uma propriedade do meio rural, desde o plantio até a comercialização. Suas atividades se inter-relacionam e há o desencadeamento com fornecedores de máquinas, equipamentos, insumos agrícolas, processo industrial, distribuição, pesquisa e demais serviços.

O profissional formado no curso de Agronegócios é responsavel por definir a melhor estratégia a ser utilizada durante a safra, planeja os investimentos, gastos, contratação de profissionais e valor final do produto, seja ele proveniente da criação de rebanhos ou agrícola, visando a melhor obtençao de lucro para o negócio. 

As melhores instituições que oferecem o curso de graduação de Agronegócio

As faculdades que oferecem o curso de Agronegócio com melhores Conceito Preliminares do Curso (CPC) e melhores nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) são:

Universidade de Brasília (UNB)

Nome do curso: Gestão de Agronegócio

Conceito CPC: 5

Nota ENADE: 5

Universidade Federal de Pernambuco (UFPB)

Nome do curso: Agronegócio

Conceito CPC: 5

Nota ENADE: 4

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nome do curso: Agronegócio

Conceito CPC: 5

Nota ENADE: 5

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nome do curso: Engenharia de Agronegócios

Conceito CPC: 4

Nota ENADE: 4

Faculdade Educacional de Cornélio Procópio (FACED)

Nome do curso: Agronegócio

Conceito CPC: 2

Nota ENADE: 2

Curso

No bacharelado de Agronegócio, são comuns a presença de matéria mais ligadas à administração nos dois primeiros anos, após esse período iniciam as matérias mais realcionadas a essa profissão, sendo exigido também a realização de um estágio supervisionado. A duração média do curso é de quatro anos.

Além da graduação formal, há diversos cursos tecnológicos com enfoque em gestão do agronegócio e em agropecuária, com a duração média de 3 anos.

A grade curricular dessas duas modalidades do curso são bem parecidas e geralmente são matérias como: matemática, física, química e biologia aplicadas, finanças, contabilidade, teorias da administração, gestão empresarial, gestão de recursos humanos. Alguns cursos formam profissionais habilitados em determinadas areas do setor como cafeicultura, horticultura e soja.

Mercado de trabalho

O mercado está em alta, tanto para bacharel como para tecnólogo de Agronegócio, e há perspectiva de um crescimento maior para os próximos anos. O profissional dessa área tem como função trabalhar em todas as etapas da produção, com a diferença que o bacharel se volta com mais ênfase para a atuação em gestão.

Um setor que oferece boas possibilidades no agronegócio são os biocombustíveis, principalmente por causa das grandes plantações de cana-de-açúcar espalhadas pelo Brasil. Em Goiás, o ramo sucroalcooleiro e os frigoríficos são os que mais empregam o profissional dessa área. No Nordeste, crescem e se profissionalizam os setores de avicultura, caprinocultura e ovinocultura, além da fruticultura.

Atividade da carreira de Agronegócio

O estudante formado em Agronegócio pode exercer algumas atividades, dentre elas se destacam:

Administração

Podem atuar em diversos niveis no planejamento, organização e coordenação de propriedades rurais de todos os portes, desde o plantio até a comercialização do produto.

Consultoria

Pode prestar consultoria em orgãos públicos e tambem privados na gestão de produção e estudos de melhor aproveitamento do solo.

Desenvolvimento

Pode ainda atuar no desenvolvimento de defensivos agricolas e outras soluçoes que possam otimizar a produçao.

Cultivo e produção

Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.

Vendas

Atua tambem no setor industrial nas vendas de equipamentos e insumos para o setor agrícola.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.