A preocupação com o ambiente e com as formas de vida no planeta estão crescendo exponencialmente. Hoje em dia, todas as decisões tomadas por boa parte das empresas que, direta ou indiretamente, causam algum dano ambiental são repensadas para encontrar uma solução sustentável.

Muitas campanhas de apoio ao meio ambiente são realizadas  durante todo o ano e os resultados estão aparecendo gradativamente.

Um dos cursos que mais atrai a atenção dos apaixonados pela natureza é o de Engenharia Ambiental.

Saiba mais em:

O que faz um engenheiro ambiental?

As melhores faculdades

Para poder selecionar as melhores faculdades e os melhores cursos de engenharia ambiental, um dos critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) é a nota obtida no Exame de Desempenho de Estudantes (ENADE). O ENADE é um exame aplicado anualmente, cujo objetivo é analisar o aprendizado dos alunos ingressantes e concluintes em todos os cursos de graduação. O ENADE é obrigatório para as instituições públicas federais e para as instituições particulares. Sendo assim, as faculdades públicas estaduais não possuem a necessidade de realizar o exame. A Universidade de Campinas (Unicamp) é um exemplo de universidade estadual que participa do ENADE, já a Universidade de São Paulo (USP) é um exemplo de universidade estadual que não participa do exame.

Os cursos avaliados pelo ENADE são divididos em três grupos e, de três em três anos, cada um desses grupos é avaliado. A nota máxima obtida no ENADE é 5 pontos e a mínima, 1.

De acordo com a nota do ENADE, as seguintes instituições foram classificadas como as melhores faculdades de engenharia ambiental:

Faculdades Públicas que obtiveram nota 5 no ENADE:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Faculdades Públicas que obtiveram nota 4 no ENADE:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Faculdade Particular que obteve nota 5 no ENADE:

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Faculdades Particulares que obtiveram nota 4 no ENADE:

  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade de Passo Fundo (UPF)

O curso

O curso de Engenharia Ambiental tem duração de 5 anos e possui em sua grade disciplinas obrigatórias de toda engenharia, como cálculo, geometria analítica, programação de computadores, estatística, etc., e disciplinas específicas do curso, como biologia, introdução à engenharia ambiental, ecossistemas, elementos do solo, geologia, entre outras.

O aluno, para concluir a graduação, deve apresentar um trabalho final e realizar um estágio supervisionado.

De acordo com o Sindicato dos Engenheiro no Estado de São Paulo (SEESP), o piso salarial para um engenheiro que trabalhar 6 horas diárias é de seis salários mínimos, para os que trabalham 7 horas diárias é de sete salários mínimos e meio e para os engenheiros que trabalham 8 horas por dia, o piso salarial é de nove salários mínimos e meio.

Esse valor sofre variações de acordo com a região, com a área trabalhada e com a experiência do profissional.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]