Dentre as inúmeras opções de cursos da área da Engenharia, a de Telecomunicações talvez seja a que ofereça habilidades e competências mais amplas. Isso pelo fato de que o mercado de trabalho nessa área cresce amplamente e atrai a atenção pela importância desses profissionais na área.

O profissional dessa área é o responsável pelo projeto, desenvolvimento, operação e manutenção de aparelhos e sistemas de telecomunicações. Possui na sua formação uma base sólida na área de elétrica e eletrônica, sendo responsável pelo planejamento e construção de aparelhos e equipamentos da área de telecomunicações, oferecendo manutenção nas redes e sistemas implantados. Toda a rede de telefonia, seja móvel ou fixa, redes de computadores, transmissão de dados,  rádio e TV dependem do trabalho desse profissional.

Outros nomes dados ao curso

  • Engenharia de Redes de Comunicação
  • Engenharia de Teleinformática
  • Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica e telecomunicação)
  • Engenharia Elétrica (ênfase em computação e telecomunicação)
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação)

Melhores Instituições que oferecem o curso de Engenharia de Telecomunicações

As top 10 faculdades com melhores Conceito Preliminares do Curso (CPC):

  • Engenharia de Redes de Comunicação - Universidade de Brasília (UnB) – Brasília – DF
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) – Santa Rita do Sapucaí – MG
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – SP
  • Engenharia de Teleinformática – Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza – CE
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campina Grande –PB
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro – RJ
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campinas –SP
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Universidade de Pernambuco (UPE) – Recife –PE
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói –RJ
  • Engenharia Elétrica (ênfase em telecomunicação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) – Campinas - SP

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho esta muito aquecido, e o principal fator foi a chegada da TV Digital ao Brasil. Outro setors que oferece boas oportunidades a esses profissionais é o de Telefonia Móvel, pela chegada das tecnologias 3G e 4G. Eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos exigirão muito da boa qualidade desses serviços. As melhores oportunidades de trabalho podem ser encontradas na região Sudeste, mas também existem outras opções de mercados no país como nas regiões Norte e Nordeste e Zona Franca de Manaus.

Após a privatização da telefonia no Brasil, o setor sofreu grande avanço com a chegada de capitais estrangeiros e criação de poderosas empresas nessa área. O salario médio inicial desse profissional gira em torno dos R$ 3.270, 00 para carga horária de 30 horas semanais, segundo dados do Confea.

Áreas de atuação

O profissional de telecomunicações pode trabalhar em duas áreas mais específicas: a de Sistemas de Transporte (projeto, composição e aplicabilidade dos sistemas de transmissão de informações) ou a de Redes de Serviços (sistemas telefônicos, redes de transmissão de dados e redes integradas de serviço). Onde pode atuar:

Internet Móvel

Atua no desenvolvimento de sistemas de transmissão de dados em aparelhos móveis com acesso a internet, utilizando principalmente as tecnologias 3G e 4G.

Serviços

Implantação, configuração, tarifação, operação e gerenciamento das

redes de telecomunicações. Desenvolvimento de novos equipamentos e

tecnologias de comunicação de dados, automação e informática.

Infraestrutura

Atua na criação, no planejamento, no projeto e construção de sistemas e redes de telecomunicações, como a internet por exemplo.

Projeto

Atua no planejamento de sistemas de transmissão de dados digitais, por satélites ou fibras ópticas.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]