O calendário do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2023 já foi divulgado. De acordo com o cronograma, a primeira fase da prova irá acontecer em 6 de novembro e a segunda fase será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

[caption id="attachment_19759" align="alignleft" width="300"]Calendário Unicamp 2023 Reprodução/Unicamp[/caption]

Mas, além desses períodos, é importante se ligar em outros momentos, como nos procedimentos de inscrição, na publicação do resultado, etc. Para não perder nenhuma data, confira abaixo o calendário completo da Unicamp 2023.

 

Leia mais:
+ Veja os últimos 5 temas da redação da Unicamp
+ Quais cursos a Unicamp oferece?

Calendário da Unicamp 2023

Entre as principais datas, estão o período de inscrições, de 1º de agosto a 2 de setembro de 2022; e a divulgação da primeira chamada, em 6 de fevereiro de 2023. A seguir, o calendário completo:

Publicação do edital

Ainda não divulgado.

Solicitação de isenção da taxa de inscrição 

De 16 de maio a 7 de junho.

Divulgação da lista de candidatos isentos

Em julho.

Período de inscrições

1º de agosto a 2 de setembro.

Pagamento da taxa de inscrição

1º de agosto a 9 de setembro.

Divulgação dos locais de prova

Ainda não divulgado.

Primeira fase da Unicamp 2023

6 de novembro.

Segunda fase da Unicamp 2023

11 e 12 de dezembro.

Prova de Habilidades Específicas - Música

Em setembro e outubro.

Provas de Habilidades Específicas

4 a 6 de janeiro de 2023.

Divulgação da primeira chamada

6 de fevereiro de 2023.

Matrícula online da primeira chamada

7,8 e 9 de fevereiro de 2023.

Como funciona o vestibular da Unicamp?

O vestibular da instituição é conhecido por ser muito concorrido. Na Unicamp 2022, por exemplo, mais de 13 mil candidatos disputaram as 639 vagas disponíveis. Dessa forma, entender como funciona a prova pode te ajudar a ter um resultado melhor.

Normalmente, a primeira fase da Unicamp consiste em 90 questões de múltipla escolha. Porém, por conta da pandemia da Covid-19, no vestibular de 2021 foram 72 perguntas. Um diferencial do exame é que as questões tem apenas 4 alternativas, diferentemente do Enem, da Unesp e da Fuvest, que colocam 5 opções de resposta.

Já a segunda fase da Unicamp é composta por dois dias de prova. Nessa etapa, os candidatos respondem uma prova comum a todos e uma conforme o curso escolhido. Além disso, há também uma redação. Aqui vale destacar que as perguntas exigem respostas dissertativas.

Leia mais:
+ Como é o vestibular da Unicamp?
+ 7 dicas para arrasar na redação da Unicamp 

Conheça a Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi fundada no ano de 1966. A instituição corresponde a 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional, segundo informações presentes em seu portal.

A Unicamp oferece 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação. No total, são quase 34 mil alunos estudando na instituição, que tem três campi, sendo eles em: Campinas, Piracicaba e Limeira.

Veja cursos e faculdades com até 80% de desconto