Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Hanukkah: o que se comemora nesta data?

7 de dezembro de 2023
A imagem apresenta o candelabro com nove velas utilziado como parte da decoração das festividades do Hanukkah.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

À medida que o ano se encaminha para o seu fim, uma das festividades mais luminosas e significativas do calendário judaico se aproxima: o Hanukkah – também conhecido como Chanucá ou Hanucá.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A primeira noite de Hanukkah começa após o pôr do sol do 24.º dia do mês judaico de Kislev, que em 2023 acontece no dia 7 de dezembro, é uma ocasião especial que não só celebra um milagre histórico, mas também oferece lições valiosas para jovens estudantes e vestibulandos.

Saiba mais:
+ As 10 datas festivas mais famosas do mundo
+ Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?


O Que é o Hanukkah?

Hanukkah, também conhecido como Festival das Luzes, é uma celebração judaica que dura oito dias e noites. A festa é marcada pelo acendimento diário de uma vela no candelabro especial chamado menorá, simbolizando a progressão da festa.

O Hanukkah não é apenas uma celebração religiosa, mas também um tempo de alegria, onde famílias e amigos se reúnem para celebrar.

Origem da Festa

A imagem apresenta decorações utilizadas no Hanukkah, com bloquinhos com escritas em hebraico, que são os dados do jogo de dreidel, e velas coloridas ao fundo.

A história do Hanukkah remonta ao século II a.C., quando a Judeia estava sob o domínio do império selêucida. Após a profanação do Segundo Templo em Jerusalém e a imposição de práticas religiosas estrangeiras, um grupo de judeus conhecido como os Macabeus liderou uma revolta bem-sucedida.

A instituição do Hanukkah é atribuída aos líderes da Revolta dos Macabeus, principalmente Judas Macabeu e seus irmãos. Após reconquistarem Jerusalém e purificarem o Segundo Templo, os Macabeus proclamaram um festival de oito dias para celebrar a dedicação (hanukkah, em hebraico) do altar e a purificação do Templo.

A tradição do Hanukkah foi mantida e transmitida ao longo dos séculos pela comunidade judaica. Sendo assim, é a reconquista e a purificação do Templo, os eventos centrais que o Hanukkah comemora.

O Que Se Comemora

O Hanukkah comemora o milagre do óleo no Templo recém-purificado. Segundo a tradição, havia apenas óleo suficiente para manter a menorá do Templo acesa por um dia, mas milagrosamente, esse pequeno estoque durou oito dias – tempo suficiente para preparar mais óleo sagrado.

Este milagre é a razão pela qual o Hanukkah é celebrado durante oito dias e pela ênfase nas luzes.

Celebrações Feitas na Data

Na imagem, é possível ver itens de cozinha, como tábuas, ovos, e a frente, uma espécie de biscoito feito na data do Hanukkah.

Durante o Hanukkah, além de acender as velas da menorá, várias tradições são observadas. Entre elas está o jogo do dreidel, um pião de quatro lados com letras hebraicas, representando a frase “Um grande milagre aconteceu lá”.

Alimentos fritos em óleo, como latkes (bolinhos de batata) e sufganiyot (rosquinhas), são consumidos para lembrar o milagre do óleo. Também é comum a troca de presentes e o canto de canções tradicionais.

Portanto, fica claro que o Hanukkah é uma celebração que transcende a religião, oferecendo uma mensagem de esperança, fé e perseverança.

E para vocês, jovens estudantes e vestibulandos, é um lembrete de que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, a luz pode prevalecer sobre a escuridão, e principalmente, um lembrete para entender a história e as celebrações de diferentes povos e cultural.

Veja também:
+ Conheça as 7 Maravilhas do Mundo Moderno – e quais elas sucederam
+ Como surgiu o Dia das Crianças?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.