Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça as 12 melhores faculdades privadas de Medicina do Brasil 

28 de dezembro de 2022
fotografia de uma estudante de medicina preocupada, com uma das mãos na cabeça e outra segurando pastas com anotações e laudos médicos. o fundo da foto é amarelo e a estudante está vestindo um uniforme verde-água.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Sem dúvida alguma, um dos cursos mais concorridos do Brasil, entre os vestibulares na área da saúde, é o de Medicina. A graduação existe em diversas instituições do país, entretanto, a disputa para conseguir vaga em faculdade pública é muito acirrada.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O ingresso à universidade gratuita é feito a partir de um dos programas do governo federal, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há também as instituições privadas que usam de outras atividades de ingresso ao curso de Medicina.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Financiamento Estudantil (Fies) são outras iniciativas do governo federal que oferecem descontos de 50% ou 100% nas mensalidades ou outras opções de pagamentos, inclusive para cursos como Medicina. Além disso, há programas da própria instituição para isso.

Entretanto, outro ponto importante para se levar em consideração no momento de decisão da faculdade é saber se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e, claro, se tem uma boa avaliação, para uma formação de qualidade.

Por isso há diversas avaliações para conferir as condições dos cursos de graduação no Brasil. Uma delas é o Guia da Faculdade, realizado anualmente pela Quero Bolsa em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Nos últimos dados divulgados em 2022 foram listados os melhores cursos de Medicina.

Veja também:

+ Melhores Faculdades Particulares de SP: veja quais são!

+ Qual a diferença entre Enfermagem e Medicina?

Melhores faculdades privadas de Medicina 

A avaliação levanta mais de 17 mil graduações de diversas instituições de ensino superior, entre elas, Medicina. No entanto, como há bastante dúvida da formação nas faculdades privadas, a lista abaixo separou as 2 que tiveram nota 5, ou seja, as que foram consideradas excelentes pelo Guia da Faculdade e as 10 que receberam nota 4, que também é muito bom.

Veja também:
+ Conheça as 20 melhores faculdades particulares de São Paulo

Instituições privadas nota 5

UniversidadeCampusCidade
Universitário de Patos (Unifip)PatosPatos (PB)
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert EinsteinSão PauloSão Paulo (SP)


Instituições privadas nota 4

UniversidadeCampusCidade
Universidade de Fortaleza (Unifor)FortalezaFortaleza (CE)
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG)Belo HorizonteBelo Horizonte (MG)
Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas)BetimBetim (MG)
Centro Universitário Facisa (Unifacisa)Campina GrandeCampina Grande (PB)
Centro Universitário de Valença (Unifaa)ValençaValença (RJ)
Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)Volta RedondaVolta Redonda (RJ)
Universidade Cesumar (Unicesumar)MaringáMaringá (PR)
Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)João PessoaJoão Pessoa (PB)
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)ItajaíItajaí (SC)
A Universidade da Região de Joinville (Univille)JoinvilleJoinville (SC)


Entenda como funciona o Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade realizado em 2022 avaliou graduações presenciais e a distância de mais de 1.300 instituições de ensino superior, sendo elas universidades, centros universitários, faculdades e institutos. 

Para participar da avaliação, o curso precisa preencher requisitos como titulação de Bacharelado, Licenciatura ou de Tecnologia (cursos superiores de menor duração), ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados e ter, também, ao menos uma turma em andamento.

Para desenvolver os conceitos das faculdades, cerca de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior se cadastraram voluntariamente para realizar a avaliação. Nela, eles dão notas de 1 a 5 aos cursos de sua área de formação, levando em consideração o projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura.

Veja também:
+ As 10 maiores faculdades do Brasil


Como é o curso de Medicina?

Um curso disputado como o de Medicina tem a carga horária bem extensa, devido às necessidades de aprendizado para a atividade profissional. Geralmente, a conclusão da graduação é feita em cerca de 6 anos, de forma integral.

Entretanto, esse formato citado pode variar de acordo com as instituições de ensino superior, já que em algumas faculdades a formação é mais tradicional, com mais teorias no início e práticas do meio para o final do curso. Já outras tem o direcionamento maior para essas práticas desde o primeiro semestre.

Como o curso é focado no cuidado da saúde das pessoas, o estágio é imprescindível, sendo 35% da carga horária e de formato integral, em regime de internato. Vale lembrar que a experiência também precisa ser realizada no Sistema Básico de Saúde (SUS).

Além disso, o estágio precisa se dividir em diversas áreas como Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Saúde Mental, por exemplo.

+ Conheça todas as áreas da Medicina


Conheça a grade curricular do curso de Medicina

Para o desenvolvimento da grande, o Ministério da Educação (MEC) definiu Diretrizes Curriculares Nacionais, qual todos os cursos de Medicina contam com o conteúdo dividido em 3 áreas, sendo elas:

  • Atenção à Saúde: dimensão da diversidade biológica, subjetiva, cultural, local, ambiental, entre outras particularidades humanas
  • Gestão em Saúde: compreensão dos princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde e das ações de gerenciamento e administração
  • Educação em Saúde: responsabilidade com o aprendizado e aprofundamento científico contínuo

Algumas das disciplinas são:

  • Antropologia Médica
  • Atenção Primária à Saúde
  • Bioética
  • Fundamentos de Psicologia Médica
  • Genética
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Microbiologia e Parasitologia
  • Morfo-fisiologia Humana

Veja também:
+ Faculdades em Belo Horizonte: Conheça as melhores!


Mercado de trabalho para quem é formado em Medicina

O médico exerce suas funções nos locais em que a saúde e a pesquisa se fazem presente e necessárias, podendo atuar de maneira individual ou coletiva, com outros profissionais. Geralmente, os postos de trabalho são  hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos. 

A busca por fazer o curso de Medicina, além do sonho na profissão, é também o salário, já que a remuneração é muito desejada, claro que é a depender da área de atuação, que é feita através de uma especialização.

Quais outras faculdades de Medicina?

As instituições avaliadas pelo Guia da Faculdade são ótimas opções, entretanto há outras faculdades que possibilitam uma excelente formação em Medicina e outros cursos da área de saúde. Elas também são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Essas instituições podem ser acessadas também pela nota do Enem como forma de ingresso, inclusive, com programas de desconto, oferecendo até 80% nas mensalidades. Confira a lista:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.