Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


História

Proclamação da República: como aconteceu o evento

15 de novembro de 2023
A imagem que imita uma pintura à óleo, representa uma multidão cercando membros da mais nova república do Brasil, no momento da Proclamação da República que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

No dia 15 de novembro, o Brasil celebra a Proclamação da República, um dos eventos mais significativos de sua história. Essa data marca o fim da Monarquia Constitucional Brasileira e o início de um novo sistema de governo, a República Federativa.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Mas o que exatamente aconteceu nesse dia e quais foram as forças motrizes por trás dessa transformação? Venha conferir tudo sobre neste material!

Veja também:
+ 10 acontecimentos da história do Brasil que você precisa entender
+ Quais os tipos de governo que existem hoje em dia?


As Origens da Data

A Proclamação da República do Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889. A data é o ponto culminante de um movimento que teve origem com o descontentamento de diversos setores da sociedade com o governo monárquico.

Entre os fatores que contribuíram para a queda da monarquia estavam o desgaste da imagem do imperador, a pressão por modernização administrativa e econômica, bem como o anseio por um modelo de governo que refletisse os ideais republicanos de liberdade e igualdade.

O Evento Histórico

A imagem apresenta o Marechal Deodoro da Fonseca montado em um cavalo em representação ao momento em que ele declara a República do Brasil e põe fim à Monarquia.

O ato da Proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil. Liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, um grupo de militares deflagrou um golpe que depôs o imperador Dom Pedro II.

A transição do poder foi relativamente pacífica e rápida. O imperador e sua família foram exilados, e o Brasil foi declarado uma república.

Figuras Centrais do Evento

Marechal Deodoro da Fonseca é frequentemente lembrado como a figura central da Proclamação da República. Como líder do movimento militar, foi ele quem assumiu o controle do governo provisório e, posteriormente, tornou-se o primeiro presidente do Brasil.

A imagem apresenta o Marechal Deodoro da Fonseca

Outra figura de destaque é o Marechal Floriano Peixoto, o vice-presidente e sucessor de Deodoro, que ajudou a consolidar a nova república.

A imagem representa o Marechal Floriano Peixoto



O Contexto Histórico

O final do século XIX foi um período de grandes transformações no Brasil e no mundo. A abolição da escravatura em 1888, por exemplo, teve um impacto profundo na sociedade brasileira e na economia, provocando uma crise na produção agrícola e no modelo de trabalho vigente.

Internacionalmente, a disseminação dos ideais republicanos e a ascensão do capitalismo influenciaram a forma como as nações se organizavam politicamente.

Reflexos da Proclamação

A Proclamação da República trouxe mudanças significativas para o Brasil. Ela marcou a transição para um regime que valorizava a soberania do voto e a separação entre Igreja e Estado.

As consequências foram tanto imediatas quanto duradouras, redefinindo o perfil político, social e econômico do país. Instituições como o federalismo, o presidencialismo e um novo sistema de ensino foram estabelecidos, moldando o Brasil contemporâneo.

Veja também:
+ O Hino da Proclamação da República
+ A Questão Social na República Velha

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.