Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Perseu: O herói semideus da mitologia grega

10 de novembro de 2023
perseu segurando a cabeça de medusa
Imagem do autor
Escrito porLivia Giner

Ah, a mitologia grega! Uma vasta tapeçaria de deuses, demônios, heróis e monstros. E dentre essas lendas, surge a figura de Perseu, um herói com uma história tão incrível que até hoje é lembrada e celebrada. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste artigo, faremos uma viagem pela vida de Perseu e entenderemos sua importância no vasto universo mitológico. Continue lendo para conferir!

O Nascimento e a Profecia

Já imaginou nascer sob uma profecia que faz seu próprio avô temer por sua vida? Foi assim que a vida de Perseu começou. O início da história de Perseu é entrelaçado com o destino. 

Ele nasceu em circunstâncias inusitadas, sendo filho de Zeus e Danae. Zeus, rei dos deuses, visitou Danae na forma de uma chuva de ouro, após Acrísio, rei de Argos e pai de Danae, trancá-la em uma torre de bronze. Ele fez isso devido a uma profecia oracular que previu que o neto de Acrísio o mataria.

A profecia dizia que Perseu, ao crescer, causaria a morte de Acrísio, seu avô. Tentando evitar isso, quando o bebê nasceu, Acrísio trancou Danae e o bebê em um baú e os jogou ao mar. Mas, como vemos em várias histórias, as profecias têm uma maneira peculiar de se cumprir.

A proteção divina estava com eles. O baú navegou até a ilha de Sérifos, onde foi encontrado por um pescador chamado Dictys.

Perseu, então, cresceu na ilha de Sérifos, sob a proteção de Dictys. No entanto, o rei da ilha, Polidectes, queria casar-se com Danae, mas ela recusava suas propostas. Para se livrar de Perseu, que era um obstáculo para seus planos, Polidectes armou uma estratégia. 

Ele fez um banquete e pediu a todos os convidados que lhe dessem cavalos como presente. Como Perseu não tinha como oferecer um cavalo, prometeu ao rei qualquer coisa que ele desejasse. Polidectes, vendo uma oportunidade, pediu a cabeça da Medusa, uma das Górgonas.

Leia também:

+ Percy Jackson e os Olimpianos: livro vs mitologia original

+ Pólis Grega: criação, formação e evolução

+ Parnasianismo: o que é, características e consequências!

A Jornada Heroica de Perseu

perseu

Missão de Perseu: Decapitar Medusa

Medusa, com seus cabelos de serpentes e olhar petrificante, era uma das Górgonas, criaturas temidas por todos. Olhar diretamente para Medusa transformaria qualquer pessoa em pedra. Agora, imagine a tarefa de ter que enfrentar tal criatura! E foi essa a missão dada a Perseu.

Saber que teria que enfrentar tal Medusa sem dúvida era um desafio assustador. No entanto, Perseu não estava sozinho nessa empreitada. Ele recebeu presentes divinos para ajudá-lo: um escudo de Atena, sandálias aladas de Hermes e um alforje mágico das Ninfas, uma espada afiada capaz de decapitar a criatura.

O Confronto com Medusa e Consequências

Usando seu escudo como espelho, Perseu conseguiu se aproximar de Medusa sem olhar diretamente para ela e, em um golpe audacioso, cortou-lhe a cabeça. Do sangue derramado, surgiu Pégaso, um magnífico cavalo alado, e Crisaor, um guerreiro gigante.

Outras Aventuras de Perseu

O Resgate de Andrômeda

Em suas andanças, Perseu encontrou Andrômeda, uma princesa acorrentada como sacrifício para um monstro marinho. Sem hesitar, ele enfrentou a criatura e salvou a donzela em perigo.

O Retorno a Argos e o Cumprimento da Profecia

A história de Perseu chegou ao clímax quando ele retornou à cidade de Argos. Sem saber, acabou cumprindo a profecia que havia assombrado seu nascimento, causando, de forma indireta, a morte de seu avô Acrísio.

Legado e Significado de Perseu na Cultura

Mesmo depois de tantos séculos, a figura de Perseu permanece viva em nossa cultura. Seja em filmes, séries ou livros, seu legado é uma prova do fascínio que os heróis mitológicos ainda exercem sobre nós.

Veja mais:

+ Vidas Secas: Resumo da obra de Graciliano Ramos!

+ Renascimento Cultural: o que é, origens e características!

+ Literatura Contemporânea: características, autores e obras!

Símbolo de Perseu

De sua origem marcada por uma profecia a suas incríveis aventuras enfrentando monstros e desafiando os destinos, Perseu é mais do que apenas um herói da mitologia grega. Ele é um símbolo da coragem, determinação e do eterno conflito entre destino e livre arbítrio.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.