Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra quais são as áreas de atuação de um biomédico

11 de abril de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você ama a área da Saúde e deseja associar essa paixão com a atuação em pesquisas, o curso de Biomedicina pode ser uma opção para você. O biomédico pesquisa sobre saúde de forma bem ampla, abrangendo os seres humanos, animais e plantas.

As pesquisas realizadas pelo biomédico tem diversas finalidades. Quer entender melhor sobre essa carreira? Confira abaixo como se dá a atuação do biomédico!

Veja também:
+ Cursos na área da saúde: veja a lista completa!

Como é a atuação do biomédico

Esse profissional pode direcionar suas pesquisas para a identificação, classificação e análise de microrganismos causadores de diversos tipos de enfermidades.

Pode ainda focar em pesquisar medicamentos e vacinas que previnam doenças e epidemias. Em outros casos, ele também busca por novas formas de tratamento.

E não para por aí: também pode atuar na interpretação de resultados de análises clínicas e toxicológicas.

Nesses casos, ele visa identificar contaminações em alimentos ou enfermidades. Além disso, o biomédico também está apto para fazer análises de sangue e moleculares, afinal tudo o que envolve bancos de sangue, células-tronco e biologia molecular passa por esse profissional.

Outros assuntos de interesse do biomédico são: oncologia molecular (estudos relacionados ao câncer), genética, reprodução humana assistida e saúde pública. Bromatologia (estudo dos alimentos) também é uma das áreas de trabalho.

Mas, se você é apaixonado por tecnologia, que tal optar pela área de produção e análise de bioderivados? O biomédico que atua nesse segmento elabora produtos a partir de matérias-primas vegetais.

Ainda relacionando à Biomedicina com a tecnologia, temos a área de Bioinformática em que o biomédico analisa e interpreta dados biológicos com o uso de ferramentas de informática.

Por fim, análises ambientais, diagnóstico por imagem e bioengenharia também são boas opções. Além, é claro, da possibilidade de seguir a docência.

Essas são as principais áreas de atuação do biomédico, mas a Biomedicina abrange ainda outros campos de trabalho. Para você compreender melhor a amplitude dessa carreira, separamos abaixo outras opções de atuação do biomédico. Confira!

Outras áreas de atuação do biomédico

  • Biomedicina estética: nessa área, o biomédico desenvolve e aplica tratamentos relacionados à pele e ao tecido adiposo e metabolismo.

  • Biofísica: aqui o biomédico alia os conceitos da Física à investigação de processos fisiológicos dos seres vivos.

  • Bioquímica: verifica a composição química de vegetais e animais.

  • Farmacologia: estudo das propriedades dos medicamentos, bem como seus efeitos terapêuticos.

  • Histologia: aqui esse profissional direciona suas pesquisas para a formação de tecidos e órgãos.

  • Imunologia: aqui ocorre o estudo do sistema de defesa do organismo humano. Esses estudos ajudam na produção de medicamentos e vacinas.

  • Psicobiologia: estudo da relação entre comportamento e sistema nervoso.

Como é o curso de Biomedicina

Já deu pra perceber que o biomédico está inserido em pesquisas de alta complexidade, não é mesmo? Por isso, é necessário que esse profissional se dedique aos estudos durante toda a sua carreira.

O início dos estudos se dá com a graduação, nela você terá desde noções básicas até conhecimentos que ajudarão a segmentar a área de atuação do biomédico.

A maior parte da grade curricular conta com disciplinas das Ciências Biológicas. Portanto, se você deseja seguir essa carreira, se prepare para muitas aulas de Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, desenvolvimento de doenças, bases moleculares, estrutura e função dos tecidos e práticas de laboratório.

O aluno desse curso também tem aulas de Matemática, Estatística, Administração laboratorial e Metodologia científica.

Onde estudar Biomedicina

No momento de escolher a faculdade para cursar Biomedicina, é fundamental escolher uma instituição séria, que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para verificar se a faculdade em que você tem interesse é reconhecida pelo órgão, basta acessar o próprio site do MEC.

Para facilitar a sua pesquisa, separamos algumas opções que são reconhecidas pelo MEC, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e ainda oferecem programas de bolsas e descontos. Confira!

Veja também:

Conheça a grade curricular do curso de Biomedicina

Qual é o salário de Biomedicina?

É incrível como um curso pode oferece tantas opções de carreira, né? Agora que você já sabe todas as áreas de atuação do biomédico, conte para nós em qual delas tem mais interesse.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.