Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra tudo sobre o curso técnico de Estética

27 de fevereiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se o Brasil é um dos campeões mundiais em consumo de produtos de beleza, isso automaticamente significa que a gente é um povo que gosta de se sentir bonito.

A indústria da beleza é gigantesca por aqui, e cresce há pelo menos duas décadas a passos acelerados.

O resultado disso é o aumento da demanda por profissionais cada vez mais qualificados, que dominem as principais técnicas de tratamentos estéticos.

Não é à toa que os cursos técnicos de Estética estão se tornando cada vez mais comuns por aqui.

Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Aqui a gente mostra o que você vai encontrar nesse curso, quais são as alternativas de formação mais ampla e as possibilidades de conseguir bolsas e financiamentos para estudar com mais tranquilidade.

Tudo isso a seguir!

O curso técnico de Estética

O curso técnico de Estética tem duração média de um ano e meio e ensina o aluno a realizar procedimentos estéticos diversos no rosto, corpo e cabelos.

A ideia é identificar diferentes tipos de pele e aplicar tratamentos correspondentes, fazer massagens estéticas, penteados, cortes, maquiagens, depilação, hidratação, podologia, design de sobrancelhas, etc. – tudo de acordo com tendências mundiais de técnicas e produtos.

O aluno também vai aprender a gerenciar estabelecimentos comerciais na área, abrir seu próprio negócio e a fazer gestão de pessoas.

O curso é muito fácil de ser encontrado em instituições de ensino profissionalizante, como o Senac, e em escolas de beleza por todo o Brasil.

Mas você precisa saber: o curso técnico de Estética não é de nível superior. Ele apenas habilita o profissional a entrar no mercado de trabalho com alguma qualificação.

O curso de Estética que rende diploma de nível superior é o de tecnólogo.

Quer entender melhor a diferença entre os dois para fazer a decisão certa? Então veja o tópico a seguir!

Curso de tecnólogo em Estética

O curso de tecnólogo em Estética tem apenas dois anos de duração (seis meses a mais que o técnico) e tem um diferencial importantíssimo: é de nível superior!

Por que esse diferencial é importante? Porque o mercado de Estética é muito concorrido e está se profissionalizando depressa. Profissionais que investirem em formação terão um belo diferencial em mãos.

Isso sem falar nas portas que um diploma de nível superior abre, seja na hora de ocupar vagas que rendem uma remuneração mais interessante, seja para gerenciar melhor seu próprio negócio, seja para dar continuidade os estudos em cursos de pós-graduação.

O tecnólogo em Estética pode ser encontrado em quase 200 faculdades pelo país. Atualmente, 45 mil pessoas optaram por esse tipo de formação e devem entrar no mercado com tudo nos próximos anos.

Com um diploma superior em Estética, você tem prioridade na hora de conseguir emprego em clínicas dermatológicas, clínicas de cirurgia plástica, spas, academias de ginástica, hotéis, salões de beleza, eventos, perfumarias e na indústria cosmética

Ah, e tem outro diferencial importante: você tem a alternativa de fazer o tecnólogo Estética de casa, por meio do ensino a distância – mas não se preocupe: na maioria dos casos, você vai aprender as técnicas presencialmente, por meio de encontros semanais ou quinzenais promovidos pela faculdade, e com acompanhamento de professores.

O que se estuda no curso de tecnólogo em Estética

O curso de tecnólogo em Estética pode ter apenas dois anos de duração, mas durante esse período o vai aprender uma série de disciplinas fundamentais para seu trabalho mais adiante.

A gente separou algumas das que são oferecidas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) para você ter uma ideia do que vai encontrar:

• Psicologia em saúde

• Anatomia humana

• Saúde coletiva

• Química aplicada à estética

• Ética e legislação aplicada à estética

• Atualidades em estética e cosmética

• Técnicas em anexos cutâneos

• Tópicos de maquiagem

• Fisiologia

• Microbiologia

• Dermatologia e patologia aplicada

• Biofísica e eletroestética

• Anamnese e protocolos de estética

• Estética capilar

• Terapias integrativas

• Tratamentos estéticos básicos

• Bioquímica

• Empreendedorismo

• Cosmetologia

• Estética corporal

• Estética facial

• Manobras manuais em estética

• Tratamentos estéticos

• Técnicas complementares

• Ambientes profissionais de estética

• Cosmética

• Estética e cirurgia

• Práticas em estética

Como conseguir bolsas e descontos para estudar Estética

Para conseguir bolsas nos cursos técnicos de Estética é preciso consultar a instituição que oferece a formação e ficar por dentro dos programas de incentivo disponíveis.

Já para os cursos superiores, há caminhos bem mais conhecidos!

Começamos pelas bolsas e financiamentos que as próprias faculdades oferecem. Tem desconto para quem paga em dia, bolsa parcial (de até 75%) em sites parceiros, sistemas facilitados de parcelamento das mensalidades, além dos abatimentos para quem se transfere de outra faculdade ou está fazendo uma segunda graduação.

Muitas das faculdades que oferecem o curso superior de Estética também participam dos programas de incentivo à formação do governo federal. Assim, podem oferecer bolsas de estudos e financiamentos a milhares de estudantes por todo o país.

Esses programas são destinados a quem fez o Enem e atende a critérios de renda, formação e escolar e desempenho nas provas.

O principal deles, o ProUni, concede bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) em cursos presenciais e a distância em faculdades particulares de todo o país. O FIES, por sua vez, financia os estudos a juros baixos, oferece um prazo bem longo ao estudante e só começa a cobrar a dívida depois da formatura.

Informe-se sobre a disponibilidade desses e de outros programas na faculdade onde você deseja estudar.

Onde estudar Estética

Como a gente já disse, o curso técnico de Estética pode ser encontrado em diversos centros de formação profissional pelo Brasil.

Já os cursos superiores estão disponíveis apenas nas faculdades reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Até o momento, 191 instituições contam com essa opção.

O curso pode aparecer com diferentes nomes – Estética, Estética e Cosmetologia, Estética e Cosmética, Estética e Imagem Pessoal.

Conheça a seguir algumas faculdades bem avaliadas onde você encontra o curso de tecnólogo em Estética:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)

Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Estética a distância

E aí, depois de ler esse texto qual você acha a melhor escolha: o técnico ou o superior em Estética? Responda nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.